Como montar seu próprio negócio: tire suas ideias do papel

[tm_pb_section admin_label=”section” transparent_background=”on” allow_player_pause=”off” inner_shadow=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” padding_mobile=”off” disabled=”off” disabled_on=”on||” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” make_equal=”off” use_custom_gutter=”off”][tm_pb_row admin_label=”row” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” use_grid_padding=”on” width_unit=”on” padding_mobile=”off” custom_margin=”|||90px” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” column_padding_mobile=”on”][tm_pb_column type=”4_4″][tm_pb_text admin_label=”Text” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” max_width=”80%”]

Larissa Poma – Produtora de conteúdo da Recriativi

Se você já tem uma ideia de negócio – e nem precisa ser uma daquelas ideias geniais e revolucionárias – sua jornada empreendedora já começou e você nem percebeu.

Tirar essa ideia da cabeça e abrir o próprio negócio não é algo fácil, e seria fantástico se tivéssemos uma receita pronta para te ajudar a colocar isso em prática.

O que nós sabemos é que esta é uma jornada que exige coragem, dedicação e muito trabalho. Talvez você não precise de rios de dinheiro para dar o primeiro passo, mas sem vontade e um objetivo bem definido, ninguém sai do lugar.

Antes de começar a planejar o seu futuro, é interessante responder a algumas perguntas para ter certeza de que chegou a hora de montar seu próprio negócio.

 

Por que você quer abrir um negócio?

Pode ser uma loja de roupas, um café, uma consultoria ou um negócio on-line. Independentemente do que queira fazer, você precisa saber qual é sua principal motivação para abrir sua própria empresa.

Esta resposta vai guiar todas as etapas que você irá percorrer até a concretização da sua ideia. Saber porque você quer começar um negócio vai te ajudar a definir que tipo de empresa você quer criar e como vai fazer para atingir seu objetivo.

É muito comum ouvir pessoas dizendo que querem abrir o próprio negócio para ganhar mais dinheiro ou porque estão insatisfeitas em seus empregos.

Se for esse o seu caso, pare e reflita, porque pode ser que você não esteja querendo montar um negócio, mas sim acabar com uma dor que é só sua.

Pessoas empreendedoras veem possibilidades onde ninguém enxerga nada, criam soluções e propõem melhorias significativas, sempre buscando benefícios para todos.

 

Você está preparado para errar?

Não é praga, mau agouro, inveja, olho gordo ou coisa do tipo. Como já dissemos, não há receita pronta, e quando o assunto é empreender, errar é inevitável.

Basta olhar para as trajetórias de Bill Gates, Steve Jobs, Jeff Bezos ou até mesmo conversar com o dono da padaria da esquina para perceber que empreender é um caminho feito de tentativas e erros.

Só não podemos esquecer que cada jornada é única, e a coragem de mudar de rota, de recomeçar quantas vezes forem necessárias é essencial para seu negócio dar certo.

 

Montando o próprio negócio

Montar o próprio negócio não é fácil, mas agora que você já está pronto para encarar esse desafio, é importante conhecer o mapa do caminho a ser percorrido até que sua ideia se torne realidade.

Algumas etapas são comuns a todo tipo de negócio, e conhecê-las é fundamental para começar sua jornada empreendedora.


1. Estude o Mercado
Tem mais alguém fazendo o que você pretende fazer? Esta é uma boa pergunta para começar a entender o mercado em que irá atuar.

Claro que você não precisa ser o pioneiro ou a pioneira em sua área de atuação, mas se quiser abrir uma academia no seu bairro por exemplo, é importante analisar alguns pontos.

Pense em quantas academias já existem nas redondezas, há quanto tempo estão no mesmo lugar, se sua academia terá um diferencial em relação às outras etc.

Olhe para o que os concorrentes estão fazendo e de que forma seu público-alvo se comporta para oferecer melhores soluções.


2. Conheça a fundo seu público-alvo
Para que sua ideia se transforme em um bom negócio, você precisa saber quem são as pessoas que vão comprá-la. Quem compraria seu produto ou procuraria seus serviços?

A resposta a essa pergunta deve ser a mais completa possível. Você precisa saber o que essa pessoa pensa, faz, do que ela gosta e precisa, em qual faixa etária ela está, onde trabalha ou estuda.

Essas são apenas algumas das informações que você precisa para estruturar seu próprio negócio de acordo com as soluções que seu público espera.

No início do projeto, você pode pedir opiniões e sugestões para sua rede de contatos, e fazer pesquisas com as pessoas mais próximas.

Se possível, faça uma pesquisa de mercado. Quanto mais informações de público-alvo e mercado você tiver, mais chances terá de alcançar bons resultados com seu novo negócio.

 


3. Crie um modelo de negócios

Depois de saber porque e para quem você quer fazer algo, é preciso pensar em como as coisas vão funcionar no seu negócio.

Este é o momento de definir como você ou sua empresa vão produzir e entregar seus produtos e serviços para os clientes.

Além disso, você vai verificar os recursos necessários para fazer seu negócio dar certo. É hora de colocar na ponta do lápis, por exemplo, os equipamentos que precisa, quanto dinheiro deve investir, as pessoas que vão trabalhar com você e muitos outros dados importantes.  

Uma ferramenta bastante usada para estruturar modelos de negócios é o Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas.

Essa ferramenta de planejamento estratégico permite que você desenvolva e estruture seu modelo de negócio e é facilmente

 

4. Comece a pensar numa estratégia de marketing

Por melhor que seja sua ideia, ela não se vende sozinha. Por isso, você precisa pensar em como vai fazer para divulgar seus produtos ou serviços, e conquistar os primeiros clientes.

A estratégia de marketing de sua empresa pode ficar sob a responsabilidade de uma equipe ou de uma pessoa, dependendo do tamanho da sua estrutura.

O importante é que ela faça parte do seu plano de negócio, e se perceber que é mais viável contratar um profissional ou uma empresa para fazer isso por você, não deixe pra depois.

Existem diversas formas de implementar uma boa estratégia de marketing. Uma delas é apostar no marketing digital, investindo em sua presença na Internet.

Para não desperdiçar tempo e dinheiro, conte com a ajuda de um especialista. É fundamental adotar uma estratégia assertiva para começar bem.

 

Mãos à obra

Para saber se sua ideia é boa mesmo e se tem chances de dar certo, só tem um jeito: comece.

Esses passos são apenas o início da caminhada, mas permitem que você tenha uma visão geral do seu próprio negócio.

A partir daí você já pode testá-lo e fazer os ajustes necessários para seguir investindo em seus projetos empreendedores.

Como em toda caminhada, você pode até tropeçar em alguns pontos, mas não desista. Afinal, boas surpresas também podem acontecer.

E você? Já tentou empreender alguma vez? Conte-nos como foi essa experiência.

WhatsApp: (11) 99520-1108
Tels: (11) 2384-1445 / 1446
E-mail: agencia@34.95.206.133
Site: www.recriativi.com.br

[/tm_pb_text][/tm_pb_column][/tm_pb_row][/tm_pb_section][tm_pb_section admin_label=”section” transparent_background=”on” allow_player_pause=”off” inner_shadow=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” padding_mobile=”off” disabled=”off” disabled_on=”off||on” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” make_equal=”off” use_custom_gutter=”off”][tm_pb_row admin_label=”row” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” use_grid_padding=”on” width_unit=”on” padding_mobile=”off” custom_margin=”|||90px” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” column_padding_mobile=”on”][tm_pb_column type=”4_4″][tm_pb_text admin_label=”Text” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” max_width=”80%”]

Larissa Poma – Produtora de conteúdo da Recriativi

Se você já tem uma ideia de negócio – e nem precisa ser uma daquelas ideias geniais e revolucionárias – sua jornada empreendedora já começou e você nem percebeu.

Tirar essa ideia da cabeça e abrir o próprio negócio não é algo fácil, e seria fantástico se tivéssemos uma receita pronta para te ajudar a colocar isso em prática.

O que nós sabemos é que esta é uma jornada que exige coragem, dedicação e muito trabalho. Talvez você não precise de rios de dinheiro para dar o primeiro passo, mas sem vontade e um objetivo bem definido, ninguém sai do lugar.

Antes de começar a planejar o seu futuro, é interessante responder a algumas perguntas para ter certeza de que chegou a hora de montar seu próprio negócio.

 

Por que você quer abrir um negócio?

Pode ser uma loja de roupas, um café, uma consultoria ou um negócio on-line. Independentemente do que queira fazer, você precisa saber qual é sua principal motivação para abrir sua própria empresa.

Esta resposta vai guiar todas as etapas que você irá percorrer até a concretização da sua ideia. Saber porque você quer começar um negócio vai te ajudar a definir que tipo de empresa você quer criar e como vai fazer para atingir seu objetivo.

É muito comum ouvir pessoas dizendo que querem abrir o próprio negócio para ganhar mais dinheiro ou porque estão insatisfeitas em seus empregos.

Se for esse o seu caso, pare e reflita, porque pode ser que você não esteja querendo montar um negócio, mas sim acabar com uma dor que é só sua.

Pessoas empreendedoras veem possibilidades onde ninguém enxerga nada, criam soluções e propõem melhorias significativas, sempre buscando benefícios para todos.

 

Você está preparado para errar?

Não é praga, mau agouro, inveja, olho gordo ou coisa do tipo. Como já dissemos, não há receita pronta, e quando o assunto é empreender, errar é inevitável.

Basta olhar para as trajetórias de Bill Gates, Steve Jobs, Jeff Bezos ou até mesmo conversar com o dono da padaria da esquina para perceber que empreender é um caminho feito de tentativas e erros.

Só não podemos esquecer que cada jornada é única, e a coragem de mudar de rota, de recomeçar quantas vezes forem necessárias é essencial para seu negócio dar certo.

 

Montando o próprio negócio

Montar o próprio negócio não é fácil, mas agora que você já está pronto para encarar esse desafio, é importante conhecer o mapa do caminho a ser percorrido até que sua ideia se torne realidade.

Algumas etapas são comuns a todo tipo de negócio, e conhecê-las é fundamental para começar sua jornada empreendedora.


1. Estude o Mercado
Tem mais alguém fazendo o que você pretende fazer? Esta é uma boa pergunta para começar a entender o mercado em que irá atuar.

Claro que você não precisa ser o pioneiro ou a pioneira em sua área de atuação, mas se quiser abrir uma academia no seu bairro por exemplo, é importante analisar alguns pontos.

Pense em quantas academias já existem nas redondezas, há quanto tempo estão no mesmo lugar, se sua academia terá um diferencial em relação às outras etc.

Olhe para o que os concorrentes estão fazendo e de que forma seu público-alvo se comporta para oferecer melhores soluções.


2. Conheça a fundo seu público-alvo
Para que sua ideia se transforme em um bom negócio, você precisa saber quem são as pessoas que vão comprá-la. Quem compraria seu produto ou procuraria seus serviços?

A resposta a essa pergunta deve ser a mais completa possível. Você precisa saber o que essa pessoa pensa, faz, do que ela gosta e precisa, em qual faixa etária ela está, onde trabalha ou estuda.

Essas são apenas algumas das informações que você precisa para estruturar seu próprio negócio de acordo com as soluções que seu público espera.

No início do projeto, você pode pedir opiniões e sugestões para sua rede de contatos, e fazer pesquisas com as pessoas mais próximas.

Se possível, faça uma pesquisa de mercado. Quanto mais informações de público-alvo e mercado você tiver, mais chances terá de alcançar bons resultados com seu novo negócio.

 


3. Crie um modelo de negócios

Depois de saber porque e para quem você quer fazer algo, é preciso pensar em como as coisas vão funcionar no seu negócio.

Este é o momento de definir como você ou sua empresa vão produzir e entregar seus produtos e serviços para os clientes.

Além disso, você vai verificar os recursos necessários para fazer seu negócio dar certo. É hora de colocar na ponta do lápis, por exemplo, os equipamentos que precisa, quanto dinheiro deve investir, as pessoas que vão trabalhar com você e muitos outros dados importantes.  

Uma ferramenta bastante usada para estruturar modelos de negócios é o Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas.

Essa ferramenta de planejamento estratégico permite que você desenvolva e estruture seu modelo de negócio e é facilmente

 

4. Comece a pensar numa estratégia de marketing

Por melhor que seja sua ideia, ela não se vende sozinha. Por isso, você precisa pensar em como vai fazer para divulgar seus produtos ou serviços, e conquistar os primeiros clientes.

A estratégia de marketing de sua empresa pode ficar sob a responsabilidade de uma equipe ou de uma pessoa, dependendo do tamanho da sua estrutura.

O importante é que ela faça parte do seu plano de negócio, e se perceber que é mais viável contratar um profissional ou uma empresa para fazer isso por você, não deixe pra depois.

Existem diversas formas de implementar uma boa estratégia de marketing. Uma delas é apostar no marketing digital, investindo em sua presença na Internet.

Para não desperdiçar tempo e dinheiro, conte com a ajuda de um especialista. É fundamental adotar uma estratégia assertiva para começar bem.

 

Mãos à obra

Para saber se sua ideia é boa mesmo e se tem chances de dar certo, só tem um jeito: comece.

Esses passos são apenas o início da caminhada, mas permitem que você tenha uma visão geral do seu próprio negócio.

A partir daí você já pode testá-lo e fazer os ajustes necessários para seguir investindo em seus projetos empreendedores.

Como em toda caminhada, você pode até tropeçar em alguns pontos, mas não desista. Afinal, boas surpresas também podem acontecer.

E você? Já tentou empreender alguma vez? Conte-nos como foi essa experiência.

WhatsApp: (11) 99520-1108
Tels: (11) 2384-1445 / 1446
E-mail: agencia@34.95.206.133
Site: www.recriativi.com.br

[/tm_pb_text][/tm_pb_column][/tm_pb_row][/tm_pb_section]

Open chat
Olá, podemos te ajudar?