Engajamento: o objetivo de todas as estratégias de Marketing de Conteúdo

Engajamento: o objetivo de todas as estratégias de Marketing de Conteúdo

Mais do que o número de seguidores que um perfil tem nas redes sociais, o que realmente demonstra o “valor” dele é número de curtidas, comentários e compartilhamentos de cada post.

Essa recepção dos seguidores em relação ao conteúdo é conhecida no Marketing Digital como engajamento e demonstra o nível do relacionamento e proximidade entre a marca e os seus seguidores.

Podemos medir o engajamento de um perfil através do número de visualizações da página, observando se os comentários estão de acordo com o conteúdo, analisando a intimidade que os seguidores têm com os assuntos abordados e a influência que a relação de proximidade criada terá na hora que o seguidor precisar optar por um produto ou serviço.

Comprar likes, funciona?

O fato de o engajamento ser fundamental para o crescimento e notabilidade dos perfis nas redes sociais é tão importante que algumas marcas optam por “comprar likes”, ou seja, usar aplicativos que prometem aumentar o número de seguidores, curtidas e adicionar comentários genéricos nas postagens.

No entanto, essa prática vai totalmente na contramão de uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo, já que o número de seguidores, curtidas e os comentários genéricos não agregam nada à marca. Essas interações são “vazias” e não cumprirão as demais etapas do processo: criação de relacionamento e potencialização de vendas.

Como ter um bom engajamento?

O primeiro passo é entender qual é o seu público-alvo e perceber quais conteúdos as pessoas que estão inseridas nele costumam consumir. Você pode realizar pesquisas com uma base de clientes que a sua empresa possua, por exemplo, ou fazer a análise dos principais concorrentes.

Sabendo quais temas e assuntos podem ser abordados, tem início a fase da criação de conteúdo, que precisa ser de qualidade. Invista na produção de fotografias e artes, faça pesquisas abrangentes e entregue textos que façam as pessoas terem vontade de ler até o final.

Crie um cronograma de postagens e insira nele também objetivos de divulgação dos conteúdos. Patrocine as publicações, compartilhe em grupos do Facebook com temas relacionados a elas, crie links em e-mails marketing chamando a atenção para o conteúdo que está sendo produzido nas redes sociais, entre outras ações para propagar o conteúdo.

Mais do que o número de seguidores que um perfil tem nas redes sociais, o que realmente demonstra o “valor” dele é número de curtidas, comentários e compartilhamentos de cada post.

Essa recepção dos seguidores em relação ao conteúdo é conhecida no Marketing Digital como engajamento e demonstra o nível do relacionamento e proximidade entre a marca e os seus seguidores.

Podemos medir o engajamento de um perfil através do número de visualizações da página, observando se os comentários estão de acordo com o conteúdo, analisando a intimidade que os seguidores têm com os assuntos abordados e a influência que a relação de proximidade criada terá na hora que o seguidor precisar optar por um produto ou serviço.

Comprar likes, funciona?

O fato de o engajamento ser fundamental para o crescimento e notabilidade dos perfis nas redes sociais é tão importante que algumas marcas optam por “comprar likes”, ou seja, usar aplicativos que prometem aumentar o número de seguidores, curtidas e adicionar comentários genéricos nas postagens.

No entanto, essa prática vai totalmente na contramão de uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo, já que o número de seguidores, curtidas e os comentários genéricos não agregam nada à marca. Essas interações são “vazias” e não cumprirão as demais etapas do processo: criação de relacionamento e potencialização de vendas.

Como ter um bom engajamento?

O primeiro passo é entender qual é o seu público-alvo e perceber quais conteúdos as pessoas que estão inseridas nele costumam consumir. Você pode realizar pesquisas com uma base de clientes que a sua empresa possua, por exemplo, ou fazer a análise dos principais concorrentes.

Sabendo quais temas e assuntos podem ser abordados, tem início a fase da criação de conteúdo, que precisa ser de qualidade. Invista na produção de fotografias e artes, faça pesquisas abrangentes e entregue textos que façam as pessoas terem vontade de ler até o final.

Crie um cronograma de postagens e insira nele também objetivos de divulgação dos conteúdos. Patrocine as publicações, compartilhe em grupos do Facebook com temas relacionados a elas, crie links em e-mails marketing chamando a atenção para o conteúdo que está sendo produzido nas redes sociais, entre outras ações para propagar o conteúdo.

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