Marketing Digital no Facebook: Como divulgar sua empresa?

Marketing Digital no Facebook: Como divulgar sua empresa?

Larissa Poma – Produtora de conteúdo da Recriativi

O número de brasileiros no Facebook já é maior do que a população do Japão, e este dado não pode ser ignorado por quem deseja traçar uma estratégia de marketing digital com os objetivos de divulgar uma empresa, atrair mais clientes e vender produtos ou serviços.

É muito provável que você e também o seu público estejam entre os 130 milhões de brasileiros no Facebook, mas precisamos deixar claro que não se faz negócio da mesma forma que se fazem amigos nesta rede social.

Antes de definir uma estratégia de marketing digital para Facebook, é importante entender o funcionamento deste canal, que mais parece um oráculo, “adivinhando” os principais interesses, curiosidades e preferências de seus usuários.

Isso acontece porque o algoritmo do Facebook, um conjunto de códigos de programação que filtra os conteúdos que chegam até você, baseia-se no comportamento das pessoas na rede.

Dessa forma, o Facebook fica sabendo com que tipo de conteúdos você mais se engaja, se prefere vídeo, texto ou imagem, com que pessoas e páginas você interage com mais frequência, se acessa a rede via desktop ou smartphone e muito mais.

Com base em todas essas informações, o Facebook filtra os conteúdos que aparecem em seu feed de notícias e você só visualiza publicações relacionadas com os interesses que você demonstra por meio de suas interações com determinadas páginas.

Por exemplo: quanto mais você interage com os posts da página da Recriativi no Facebook, mais conteúdos nossos aparecem para você.  

Divulgar uma empresa no Facebook vai além de criar uma fanpage com uma foto de capa atraente. Para alcançar resultados, é preciso conquistar o engajamento das pessoas em sua página.

 

Estratégia de Marketing Digital no Facebook
O primeiro passo para divulgar sua empresa no Facebook é criar uma fanpage, oferecendo o maior número de informações possíveis sobre o seu negócio, de acordo com as categorias e subcategorias fornecidas pelo Facebook.

Em seguida, você deve pensar no público que pretende atingir e definir uma persona, um personagem que represente os potenciais clientes que estão no Facebook. Identifique necessidades, interesses, curiosidades e preferências de sua audiência.

A partir dessas informações, você já pode desenvolver um plano de marketing digital para o Facebook e começar a publicar. Listamos a seguir algumas maneiras de obter resultados efetivos com suas publicações gratuitamente.

1. Crie conteúdos específicos para o Facebook
Você pode reproduzir os conteúdos do seu blog em sua página, mas não deve se limitar a isso. Ao criar posts exclusivos para o Facebook, você consegue mais engajamento da audiência, o que pode canalizar mais tráfego para seu site e blog, e gerar mais leads para o seu negócio.

2. Desperte a curiosidade da audiência
Crie chamadas atrativas para seus posts. A maioria das pessoas não costuma resistir a perguntas do tipo: Você sabe por quê? Sabe a diferença entre isso e aquilo? Já pensou em mudar?

Outra tática que funciona muito bem para despertar a curiosidade dos usuários é fazer uma chamada genérica para o seu post, como “Esta é uma ótima notícia para quem usa smartphones”. Neste caso, o título da publicação também deve manter o mistério para estimular o usuário a ler o conteúdo inteiro.

3. Escolha imagens coerentes com o conteúdo
Cerca de 90% dos conteúdos mais acessados no Facebook possuem imagens. Por isso, se você quer pessoas engajadas em sua página, não deixe de usar imagens em suas publicações.

Vale lembrar que a imagem escolhida deve estar sempre relacionada ao tema do conteúdo publicado. Ela faz parte da chamada para seu conteúdo.

4. Utilize as métricas do Facebook
Para saber se sua estratégia de marketing no Facebook está funcionando, é essencial mensurar o desempenho de suas publicações. O próprio Facebook disponibiliza ferramentas para que você avalie seus resultados.

Se o que você busca é engajamento, nada melhor do que mensurar o quão engajada está sua audiência em relação aos seus conteúdos. O nível de engajamento do seu público é medido pela quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Tome cuidado para não se iludir com a quantidade de pessoas que curtem sua página. Esse é um dado que também deve ser observado, mas para obter resultados, você precisa avaliar se o número de seguidores é compatível com suas conversões e repensar sua estratégia, se o retorno não for o planejado.\

5. Publique somente conteúdos de qualidade
Você vai perceber que já falamos sobre isso em nosso artigo Como construir autoridade na Internet com produção de conteúdo, e não importa se estamos sendo repetitivas. É fundamental deixar claro que somente conteúdos relevantes geram bons resultados em termos de marketing digital.

6. Dê atenção ao seu público
Lembre-se de que o Facebook é uma rede social de relacionamento. Para se relacionar com sua audiência, você precisa interagir com ela. “Puxe” conversa com as pessoas e mostre interesse por elas.

Faça perguntas, responda a todos os comentários, crie certa intimidade com seu público. Manter um bom relacionamento com as pessoas garante lealdade e comprometimento com o seu negócio. Anúncios em excesso cansam, atenção na medida certa valoriza as pessoas.

7. Publique sempre, e na hora certa
Não existe uma fórmula mágica para definir o número ideal de publicações por dia ou por semana. Essa análise também deve ser feita de acordo com o comportamento do seu público, mas uma coisa é essencial: você precisa postar seus conteúdos frequentemente.

Sabe aquela história de que quem não é visto não é lembrado? No Facebook, quem não publica é esquecido. Utilize o gráfico disponibilizado pelo próprio Facebook para identificar os principais horários em que seu público está on-line e esteja sempre presente na hora certa.

8. Crie conteúdos evergreen
Conteúdos evergreen são conteúdos atemporais, que não demandam atualizações num curto espaço de tempo. Por exemplo: uma lista contendo os 20 erros de português mais comuns no dia a dia é um conteúdo que pode ser compartilhado hoje ou daqui a três anos com a mesma relevância.

A maior parte de suas publicações deve levar em conta o que está acontecendo agora, pois as pessoas querem estar sempre atualizadas, mas os conteúdos evergreen são uma ótima estratégia para gerar compartilhamentos independentemente do que esteja em alta em determinada época.

Vale a pena anunciar no Facebook Ads?
Até agora falamos sobre como o Marketing Digital no Facebook pode trazer resultados para o seu negócio de forma orgânica, ou seja, sem pagar nada ao Facebook para divulgar sua empresa.

Mas também é possível investir em divulgação paga no Facebook. Sabe aqueles posts que aparecem em sua timeline como “Patrocinado”? São os Facebook Ads, um sistema de mídia paga dentro desta rede social.

Uma das principais vantagens de investir no Facebook Ads é a possibilidade de segmentar seu público-alvo por interesses, idade, gênero, profissão e outros aspectos que permitem elaborar campanhas específicas para alcançar seus objetivos.

Com esse tipo de anúncio, você pode atingir um número maior de pessoas em menos tempo, investindo quando, quanto e como quiser. 

Não perca mais tempo!
Depois de conhecer as vantagens de divulgar sua empresa no Facebook, é hora de agir.

Lembre-se de que traçar uma estratégia de marketing digital no Facebook, administrar uma página, analisar resultados, identificando sempre novas oportunidades nas redes exige muita dedicação e visão de negócio.

Você já usa o Facebook para divulgar seu negócio? Tem alguma sugestão para compartilhar conosco? Conte-nos sua experiência e tire suas dúvidas, utilizando o campo reservado para comentários abaixo.

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