Tendências de Marketing Digital: ainda dá tempo de se planejar em 2018

Tendências de Marketing Digital: ainda dá tempo de se planejar em 2018

Por: Larissa Poma

Só temos mais seis meses ou ainda temos mais seis meses para apostar nas tendências de marketing digital para 2018?

Sabe aquela história do copo meio cheio ou meio vazio? Nós aqui na Recriativi preferimos olhar sempre para o copo meio cheio.

Por isso, acreditamos que ainda dá tempo de investir em boas estratégias de marketing digital e alcançar excelentes resultados para o seu negócio este ano ainda.

Quando 2018 começou, muitos eventos e especialistas na área chamaram a atenção para algumas tendências de marketing digital que impactariam esse mercado este ano.

Marketing de conteúdo, big data e atualizações de SEO ocuparam lugar de destaque em todas as listas de tendências.

Seis meses se passaram e já conseguimos observar o que continua em alta no marketing digital e ter uma ideia do que esperar para 2019.

 

Marketing digital: o presente e o futuro
Alguém ainda tem dúvidas de que o marketing digital veio para ficar?

Hoje 1/3 da população mundial está na Internet se relacionando com pessoas e empresas, compartilhando ideias, produzindo conteúdo, buscando informações.

No Brasil, 97% das pessoas que têm acesso à Internet estão presentes em alguma rede social. Os negócios gerados nas redes representam retornos financeiros expressivos para pequenas, médias e grandes empresas.

No mundo todo, a quantidade de pessoas na Internet e nas redes sociais só tende a aumentar. E se não acompanharmos essa evolução, podemos perder grandes chances de crescer nossos negócios.

As oportunidades no meio digital são cada vez maiores, mas é preciso ficar de olho no comportamento das pessoas e nas constantes mudanças na Internet.

Se hoje a rede social com o maior número de usuários é o Facebook, amanhã pode ser o Instagram.  É preciso estar atento e sempre presente onde está nossa audiência.

 

O que ainda é possível fazer em 2018 em termos de estratégia de marketing digital?
Tudo bem que somos otimistas e acreditamos que sempre é tempo de começar ou recomeçar alguma coisa, mas não querendo desanimar ninguém, precisamos dizer: corram!

Para que você consiga colher bons frutos ainda este ano, é importante definir um plano de marketing digital consistente e coerente com o que você deseja alcançar.

Vamos falar de 4 tendências de marketing digital que realmente se concretizaram em 2018 e continuam em alta.

 

1. Marketing de conteúdo
Se o seu objetivo é aumentar sua taxa de conversão e consequentemente as vendas de produtos ou serviços, não tem como não pensar em conteúdo.

Sempre dizemos isso aqui porque é importante de fato: sem oferecer conteúdo de qualidade para sua audiência, é impossível gerar engajamento e obter bons resultados para o seu negócio.

Por esse motivo, os conteúdos personalizados vêm ganhando cada vez mais espaço. Não importa se você vai produzir textos, vídeos, infográficos, e-books etc. O mais importante é que você aposte em materiais que agreguem valor à vida das pessoas que deseja atingir.

E isso só é possível quando se conhece a fundo seu público-alvo. Nessa hora, é fundamental saber se sua audiência prefere conteúdos em vídeo, texto ou podcast, por exemplo.

O conteúdo também é a menina dos olhos do Google. Sem dúvida, este é um dos fatores de ranqueamento mais importantes para eles.

Para saber mais sobre produção de conteúdo, leia nosso artigo Como construir autoridade na Internet com produção de conteúdo.

2. SEO – Posicionamento nas páginas de busca do Google
Esta é uma tendência de marketing digital que vale para 2018 e, pelo que temos observado, deve continuar por algum tempo.

SEO ou Search Engine Optimization é uma série de técnicas utilizadas para colocar as páginas de um site nas primeiras páginas de resultados de buscas feitas no Google.

Ou seja, para que o Google entenda que vale a pena colocar seu site na primeira página de resultados, ele usa alguns fatores de ranqueamento.

No primeiro tópico, falamos sobre um deles. O robô do Google espera que seu conteúdo não seja superficial, contenha palavras-chave estratégicas, seja também relativamente longo, entre outras características consideradas para o ranqueamento.

Mas não é só isso que importa. O Google está sempre atento ao comportamento dos usuários e já percebeu que um número cada vez maior de pessoas acessa a Internet pelo smartphone.

Com isso, outro fator de ranqueamento ganhou destaque. A experiência do usuário quando acessa sites, vídeos, blogs, redes sociais pelo celular.

Portanto, ao pensar na estratégia de marketing digital para o seu negócio, não deixe de investir em sites responsivos e garantir que vídeos, textos e fotos possam ser visualizados da melhor forma nas diferentes telas de celular.

3. Marketing digital para pequenas e médias empresas
Quem pensa que marketing digital é uma estratégia presente apenas nas grandes empresas está muito enganado.

Claro que quanto maior a empresa mais dinheiro ela tem para investir. E isso não acontece só em relação ao marketing digital.

A boa notícia para pequenas e médias empresas é que investir na presença digital de sua marca não requer um investimento financeiro tão alto.

Estar presente nas redes, e nós já falamos disso em outros artigos, exige tempo, dedicação e conhecimento do assunto.

Lembra dos fatores de ranqueamento do Google, por exemplo? Muitas pessoas produzem ótimos conteúdos, mas não conseguem aparecer nas primeiras páginas.

Por isso, muitas empresas – pequenas e médias – estão buscando agências e profissionais especializados. Além disso, já perceberam os resultados significativos que uma boa estratégia de marketing digital pode trazer

4. Big data
O big data está sendo cada vez mais integrado às estratégias de marketing digital e é uma tendência que deve crescer neste e nos próximos anos.

Esse grande volume de dados, quando analisados estrategicamente ajudam a segmentar seu público-alvo, permitindo que você personalize suas ações.

Suponhamos que você desenvolva um produto ou serviço para professores. Big data vai te ajudar a “localizar” seu público, trazendo dados como quantos professores há no Brasil, se atuam na rede pública ou particular etc.

A partir dessas informações, você consegue planejar ações de marketing digital específicas para alcançar as pessoas que você deseja.

Hoje a tendência é usar a análise de dados para gerar inteligência para as empresas, independentemente da área de atuação.

 

2019 vem aí
E então? Tem só seis meses para se planejar ou ainda tem seis meses para se posicionar estrategicamente na Internet?

Procure-nos para bater um papo sobre o assunto e comece agora a superar os resultados esperados para 2018.

 

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