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Larissa Poma – Produtora de conteúdo da Recriativi
Enquanto você lê a primeira linha deste artigo, cerca de 200 conteúdos diferentes são publicados na Internet, o que representa mais de 4 milhões de postagens por dia, no mundo todo. Mas você sabe o que é conteúdo?
Conteúdo é simplesmente uma informação disponível eletronicamente. Esta é a definição dada por Neil Patel, influenciador top na web e um dos 10 melhores profissionais de marketing do mundo segundo a Forbes. Ele acrescenta que: “Como regra geral, o conteúdo deve ser interessante, desafiador e valioso”.
De acordo com o relatório da pesquisa SEO Trends 2018, realizada pela Rock Content, 83,4% das empresas entrevistadas praticam marketing de conteúdo e, por essa razão, tendem a apresentar resultados mais significativos do que aquelas que não investem nessa prática.
Todas essas informações demonstram que a produção de conteúdo pode fazer muito bem para os seus negócios, mas não basta sair por aí escrevendo sobre qualquer coisa. Antes de iniciar essa experiência, você deve inseri-la em sua estratégia de marketing de conteúdo, que faz parte de um planejamento mais amplo sobre os resultados que você ou sua empresa desejam alcançar.
Como se destacar na multidão
Para não ser apenas mais um no meio da multidão de criadores de conteúdo na Internet, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Reunimos aqui 7 aspectos importantes a serem observados por quem deseja se tornar uma autoridade na Internet produzindo conteúdos relevantes.
1) Conheça seu público-alvo como ninguém
Defina o nicho de mercado que você quer atingir e estude o tipo de público que quer alcançar, suas necessidades, seus desejos e valores. Conhecendo seu público, você poderá escolher a linguagem, o vocabulário, o estilo e outros elementos importantes para criar uma proximidade entre vocês.
2) Seja confiável
Estabelecer uma relação de confiança com seu público é fundamental para manter sua credibilidade na Internet. Para isso, você deve citar fontes sérias e responsáveis, usar dados que confirmem seus argumentos e ser verdadeiro sempre, inclusive se reconhecer que errou.
3) Seja único
Não há problema em analisar o conteúdo criado pelos seus concorrentes, mas faça isso apenas se for para produzir algo diferenciado e original para sua audiência. As pessoas buscam conteúdos relevantes, que solucionem seus problemas e agreguem valor a suas vidas e aos seus negócios.
4) Diversifique seus canais de divulgação
Você deve definir uma estratégia de divulgação dos seus conteúdos sempre buscando impactar clientes, potenciais clientes e todos os interessados no assunto em que você deseja se tornar uma autoridade.
Se você publica certo conteúdo em um blog, mas sabe que muitos dos seus potenciais clientes estão mais engajados no LinkedIn, a melhor estratégia é divulgar a informação por lá também. Daí a importância de conhecer, e muito bem, o comportamento do seu público-alvo.
Também é importante perceber se materiais como vídeos, e-books e outros trariam impacto positivo para a sua atividade e, se for o caso, investir recursos em outros formatos e canais.
5) Estabeleça regularidade em suas publicações
É essencial que seu público saiba com que frequência você costuma postar seus conteúdos, em quais mídias sociais ele pode encontrá-los e que tipo de informação ele pode buscar em suas publicações.
O desenvolvimento de conteúdos relevantes e a regularidade das postagens criam o hábito da leitura e a expectativa de obter sempre informações valiosas, fazendo com que, aos poucos, você se torne uma autoridade em sua área de atuação e obtenha bons resultados.
6) Utilize estratégias de SEO
Para alcançar um bom posicionamento no processo de rankeamento do Google, é importante aplicar as ferramentas de SEO (Search Engine Optimization), considerando a busca de palavras-chave, relevância do conteúdo, originalidade, tamanho do conteúdo, link building e experiência do usuário.
À medida que os conteúdos produzidos por você vão se destacando no Google, mais referências você ganha e fica mais fácil construir sua autoridade na Internet.
7) Cuide de sua imagem
Nossas informações pessoais são acessíveis a qualquer pessoa nas redes sociais. Por isso, você deve definir como quer ser visto por sua audiência. A mesma pessoa que aplaude e compartilha um conteúdo sensacional produzido por você no LinkedIn pode ver aquela foto inadequada, acompanhada de um desabafo desnecessário em seu Instagram.
Por isso é necessário manter a coerência e a ética em todas as suas publicações. Já ouviu aquela história de que uma imagem vale mais que mil palavras? Pois bem, um único tropeço pode destruir, em segundos, uma autoridade que você levou anos para construir.
Comece agora!
Não há um plano infalível para construir autoridade na Internet com produção de conteúdo. Você, inclusive, pode estar se perguntando: e se eu não souber escrever, o que eu faço?
A verdade é que para produzir conteúdo para a Internet e impactar sua audiência, gerando bons resultados para o seu negócio, você não precisa necessariamente conhecer todas as dicas recomendadas por especialistas em marketing de conteúdo nem ser um expert em redação.
Muitas vezes, você não tem essa habilidade, muito menos tempo para cuidar disso. Nesse caso, uma opção pode ser terceirizar esta atividade para um especialista em produção de conteúdo ou para a empresa responsável pelo marketing de sua empresa.
O importante é você conhecer e colocar em prática esta importante estratégia de divulgação do seu produto/serviço e saber que construir autoridade na Internet com a produção de conteúdo pode trazer bons resultados e excelentes negócios para você.
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Larissa Poma – Produtora de conteúdo da Recriativi
Enquanto você lê a primeira linha deste artigo, cerca de 200 conteúdos diferentes são publicados na Internet, o que representa mais de 4 milhões de postagens por dia, no mundo todo. Mas você sabe o que é conteúdo?
Conteúdo é simplesmente uma informação disponível eletronicamente. Esta é a definição dada por Neil Patel, influenciador top na web e um dos 10 melhores profissionais de marketing do mundo segundo a Forbes. Ele acrescenta que: “Como regra geral, o conteúdo deve ser interessante, desafiador e valioso”.
De acordo com o relatório da pesquisa SEO Trends 2018, realizada pela Rock Content, 83,4% das empresas entrevistadas praticam marketing de conteúdo e, por essa razão, tendem a apresentar resultados mais significativos do que aquelas que não investem nessa prática.
Todas essas informações demonstram que a produção de conteúdo pode fazer muito bem para os seus negócios, mas não basta sair por aí escrevendo sobre qualquer coisa. Antes de iniciar essa experiência, você deve inseri-la em sua estratégia de marketing de conteúdo, que faz parte de um planejamento mais amplo sobre os resultados que você ou sua empresa desejam alcançar.
Como se destacar na multidão
Para não ser apenas mais um no meio da multidão de criadores de conteúdo na Internet, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Reunimos aqui 7 aspectos importantes a serem observados por quem deseja se tornar uma autoridade na Internet produzindo conteúdos relevantes.
1) Conheça seu público-alvo como ninguém
Defina o nicho de mercado que você quer atingir e estude o tipo de público que quer alcançar, suas necessidades, seus desejos e valores. Conhecendo seu público, você poderá escolher a linguagem, o vocabulário, o estilo e outros elementos importantes para criar uma proximidade entre vocês.
2) Seja confiável
Estabelecer uma relação de confiança com seu público é fundamental para manter sua credibilidade na Internet. Para isso, você deve citar fontes sérias e responsáveis, usar dados que confirmem seus argumentos e ser verdadeiro sempre, inclusive se reconhecer que errou.
3) Seja único
Não há problema em analisar o conteúdo criado pelos seus concorrentes, mas faça isso apenas se for para produzir algo diferenciado e original para sua audiência. As pessoas buscam conteúdos relevantes, que solucionem seus problemas e agreguem valor a suas vidas e aos seus negócios.
4) Diversifique seus canais de divulgação
Você deve definir uma estratégia de divulgação dos seus conteúdos sempre buscando impactar clientes, potenciais clientes e todos os interessados no assunto em que você deseja se tornar uma autoridade.
Se você publica certo conteúdo em um blog, mas sabe que muitos dos seus potenciais clientes estão mais engajados no LinkedIn, a melhor estratégia é divulgar a informação por lá também. Daí a importância de conhecer, e muito bem, o comportamento do seu público-alvo.
Também é importante perceber se materiais como vídeos, e-books e outros trariam impacto positivo para a sua atividade e, se for o caso, investir recursos em outros formatos e canais.
5) Estabeleça regularidade em suas publicações
É essencial que seu público saiba com que frequência você costuma postar seus conteúdos, em quais mídias sociais ele pode encontrá-los e que tipo de informação ele pode buscar em suas publicações.
O desenvolvimento de conteúdos relevantes e a regularidade das postagens criam o hábito da leitura e a expectativa de obter sempre informações valiosas, fazendo com que, aos poucos, você se torne uma autoridade em sua área de atuação e obtenha bons resultados.
6) Utilize estratégias de SEO
Para alcançar um bom posicionamento no processo de rankeamento do Google, é importante aplicar as ferramentas de SEO (Search Engine Optimization), considerando a busca de palavras-chave, relevância do conteúdo, originalidade, tamanho do conteúdo, link building e experiência do usuário.
À medida que os conteúdos produzidos por você vão se destacando no Google, mais referências você ganha e fica mais fácil construir sua autoridade na Internet.
7) Cuide de sua imagem
Nossas informações pessoais são acessíveis a qualquer pessoa nas redes sociais. Por isso, você deve definir como quer ser visto por sua audiência. A mesma pessoa que aplaude e compartilha um conteúdo sensacional produzido por você no LinkedIn pode ver aquela foto inadequada, acompanhada de um desabafo desnecessário em seu Instagram.
Por isso é necessário manter a coerência e a ética em todas as suas publicações. Já ouviu aquela história de que uma imagem vale mais que mil palavras? Pois bem, um único tropeço pode destruir, em segundos, uma autoridade que você levou anos para construir.
Comece agora!
Não há um plano infalível para construir autoridade na Internet com produção de conteúdo. Você, inclusive, pode estar se perguntando: e se eu não souber escrever, o que eu faço?
A verdade é que para produzir conteúdo para a Internet e impactar sua audiência, gerando bons resultados para o seu negócio, você não precisa necessariamente conhecer todas as dicas recomendadas por especialistas em marketing de conteúdo nem ser um expert em redação.
Muitas vezes, você não tem essa habilidade, muito menos tempo para cuidar disso. Nesse caso, uma opção pode ser terceirizar esta atividade para um especialista em produção de conteúdo ou para a empresa responsável pelo marketing de sua empresa.
O importante é você conhecer e colocar em prática esta importante estratégia de divulgação do seu produto/serviço e saber que construir autoridade na Internet com a produção de conteúdo pode trazer bons resultados e excelentes negócios para você.
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