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Por: Larissa Poma
O maior evento esportivo do mundo já começou, mas ainda há tempo para que você aproveite a Copa do Mundo para impulsionar seus negócios.
Cada vez que uma seleção entra em campo, grandes marcas como Nike, Adidas, Puma, Coca-Cola e McDonalds são exibidas para pessoas do mundo inteiro.
Mas nem precisa ser uma gigante como essas para transformar a copa em oportunidade de gerar receita e conquistar novos clientes.
Explorar datas comemorativas já é prática comum no comércio varejista e vem sendo incorporada também às estratégias de marketing digital.
Assim como o marketing de conteúdo, o e-mail marketing e a criação de campanhas publicitárias, o marketing sazonal é uma excelente maneira de chamar a atenção das pessoas para seus produtos e serviços no meio digital.
Você sabe o que é marketing sazonal?
Marketing sazonal é um conjunto de estratégias de divulgação relacionadas a um determinado período do ano ou a datas comemorativas como natal, páscoa, dia das mães etc.
Eventos como copa do mundo, olimpíadas, eleições, festivais de música, eventos artísticos e literários que acontecem com periodicidade específica também podem ser explorados pelas empresas e profissionais que utilizam o marketing sazonal.
A palavra é planejamento!
Para aproveitar bem todas as épocas do ano, você precisa entender o comportamento do seu público e estar presente no momento certo.
Ninguém vai se interessar por uma promoção de agenda no mês de março nem por um curso que ensina a fazer ovos de chocolate na semana da páscoa.
Qualquer estratégia de marketing digital que vise aproveitar datas comemorativas começa com um bom planejamento.
Por isso, vale a pena conferir estas dicas e planejar seus conteúdos com antecedência.
1. Monte um cronograma
Se você pretende adotar essa estratégia, comece estabelecendo um cronograma com todos os períodos e datas que possam trazer alto impacto para o seu negócio.
Além de ocasiões tradicionais como natal, ano novo, páscoa e outros, é importante pensar em datas mais específicas de acordo com o perfil de sua audiência.
Quem atua com produtos e serviços relacionados à área da saúde, por exemplo, pode planejar ações para o dia do médico ou do enfermeiro.
Basta uma busca rápida no Google para obter um calendário sazonal e conhecer datas comemorativas que tenham a ver com o seu modelo de negócio.
2. Aposte no que já deu certo antes
Para quem já utiliza estratégias de marketing sazonal, uma boa dica é analisar ações realizadas em anos anteriores para repetir boas práticas e planejar modificações.
Se este não é o seu caso, observar campanhas criadas anteriormente pelos concorrentes pode apontar caminhos para começar a explorar as datas comemorativas.
3. Não utilize as datas comemorativas apenas para vender
É claro que, no fim das contas, todo mundo quer vender seu peixe, mas sabemos que tudo começa com um bom relacionamento.
Em marketing digital, estabelecer uma relação de proximidade com as pessoas é fundamental para gerar engajamento e aumentar a taxa de conversão.
Dessa forma, as datas comemorativas podem ser usadas simplesmente para demonstrar a importância que você dá a seus clientes e seguidores.
São muitas as formas de se aproximar de seus clientes e leads. Separamos alguns exemplos:
- Use sua lista de e-mail para presentear as mães de sua base de contatos no mês de maio. Para isso, você pode usar um e-book especial ou oferecer desconto em um de seus produtos e serviços.
- Envie cartões digitais e elabore posts específicos no fim do ano agradecendo seus clientes e desejando-lhes feliz natal e ano novo.
- Ofereça descontos exclusivos no mês do aniversário de seus clientes.
- Fique atento a tudo
Para aproveitar todas as oportunidades, você deve estar sempre atento ao que acontece ao seu redor e que pode impactar seu negócio de forma positiva ou negativa.
A criação/alteração de uma lei, a divulgação de dados estatísticos ou acontecimentos pontuais podem significar novas oportunidades de impulsionar o seu negócio.
A reforma trabalhista, por exemplo, foi uma ótima oportunidade de divulgar cursos de atualização para concurseiros, estudantes de direito, advogados e outros.
A bola da vez é a copa
Começamos este artigo falando da copa do mundo que está acontecendo na Rússia com a participação de 32 seleções.
O maior evento esportivo do mundo é sempre motivo de festa e aumento de consumo entre brasileiros apaixonados por futebol.
Mesmo sem perceber tanta empolgação este ano, basta a seleção brasileira entrar em campo para este jogo virar.
E quando se trata de Fifa, uma das organizações mais poderosas do mundo, alguns cuidados devem ser tomados na hora de usar a copa para promover produtos e serviços.
Isso porque algumas expressões só podem ser usadas por patrocinadores, principalmente, em contextos de vendas.
Regras de ouro do marketing na copa
Para evitar que um inocente post no facebook se transforme em dor de cabeça, listamos aqui algumas palavras/expressões e imagens de uso exclusivo da Fifa e de patrocinadores:
• Fifa
• Copa do Mundo
• Rússia 2018
• Copa 2018
• Copa do Mundo 2018
Imagens:
• Mascote
• Pôster oficial
• Taça
• Emblema oficial da copa do mundo
Essas palavras e imagens podem ser usadas em materiais jornalísticos e textos como este artigo, mas não devem ser utilizadas em campanhas publicitárias de não patrocinadores.
No caso da seleção brasileira, as regras são estabelecidas pela CBF e são bem parecidas com as da Fifa.
Usar a palavra “seleção” pode, mas “seleção brasileira” não pode! Somente a CBF e os patrocinadores da seleção brasileira podem usar essas palavras, os emblemas e o mascote em suas campanhas publicitárias.
Não desista!
Somos brasileiros com muito orgulho, lembra? Por isso, não se deixe intimidar por essas regrinhas e aproveite a copa do mundo 2018 para se aproximar dos seus clientes e converter leads.
No nosso caso, poderíamos começar lançando um e-book com as dez melhores jogadas de marketing digital, escrevendo um artigo com dicas para não pisar na bola na hora de contratar uma agência, entre outras ações.
E você? Já pensou em como aproveitar a copa para impulsionar seu negócio?
Compartilhe conosco!
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Por: Larissa Poma
O maior evento esportivo do mundo já começou, mas ainda há tempo para que você aproveite a Copa do Mundo para impulsionar seus negócios.
Cada vez que uma seleção entra em campo, grandes marcas como Nike, Adidas, Puma, Coca-Cola e McDonalds são exibidas para pessoas do mundo inteiro.
Mas nem precisa ser uma gigante como essas para transformar a copa em oportunidade de gerar receita e conquistar novos clientes.
Explorar datas comemorativas já é prática comum no comércio varejista e vem sendo incorporada também às estratégias de marketing digital.
Assim como o marketing de conteúdo, o e-mail marketing e a criação de campanhas publicitárias, o marketing sazonal é uma excelente maneira de chamar a atenção das pessoas para seus produtos e serviços no meio digital.
Você sabe o que é marketing sazonal?
Marketing sazonal é um conjunto de estratégias de divulgação relacionadas a um determinado período do ano ou a datas comemorativas como natal, páscoa, dia das mães etc.
Eventos como copa do mundo, olimpíadas, eleições, festivais de música, eventos artísticos e literários que acontecem com periodicidade específica também podem ser explorados pelas empresas e profissionais que utilizam o marketing sazonal.
A palavra é planejamento!
Para aproveitar bem todas as épocas do ano, você precisa entender o comportamento do seu público e estar presente no momento certo.
Ninguém vai se interessar por uma promoção de agenda no mês de março nem por um curso que ensina a fazer ovos de chocolate na semana da páscoa.
Qualquer estratégia de marketing digital que vise aproveitar datas comemorativas começa com um bom planejamento.
Por isso, vale a pena conferir estas dicas e planejar seus conteúdos com antecedência.
1. Monte um cronograma
Se você pretende adotar essa estratégia, comece estabelecendo um cronograma com todos os períodos e datas que possam trazer alto impacto para o seu negócio.
Além de ocasiões tradicionais como natal, ano novo, páscoa e outros, é importante pensar em datas mais específicas de acordo com o perfil de sua audiência.
Quem atua com produtos e serviços relacionados à área da saúde, por exemplo, pode planejar ações para o dia do médico ou do enfermeiro.
Basta uma busca rápida no Google para obter um calendário sazonal e conhecer datas comemorativas que tenham a ver com o seu modelo de negócio.
2. Aposte no que já deu certo antes
Para quem já utiliza estratégias de marketing sazonal, uma boa dica é analisar ações realizadas em anos anteriores para repetir boas práticas e planejar modificações.
Se este não é o seu caso, observar campanhas criadas anteriormente pelos concorrentes pode apontar caminhos para começar a explorar as datas comemorativas.
3. Não utilize as datas comemorativas apenas para vender
É claro que, no fim das contas, todo mundo quer vender seu peixe, mas sabemos que tudo começa com um bom relacionamento.
Em marketing digital, estabelecer uma relação de proximidade com as pessoas é fundamental para gerar engajamento e aumentar a taxa de conversão.
Dessa forma, as datas comemorativas podem ser usadas simplesmente para demonstrar a importância que você dá a seus clientes e seguidores.
São muitas as formas de se aproximar de seus clientes e leads. Separamos alguns exemplos:
- Use sua lista de e-mail para presentear as mães de sua base de contatos no mês de maio. Para isso, você pode usar um e-book especial ou oferecer desconto em um de seus produtos e serviços.
- Envie cartões digitais e elabore posts específicos no fim do ano agradecendo seus clientes e desejando-lhes feliz natal e ano novo.
- Ofereça descontos exclusivos no mês do aniversário de seus clientes.
- Fique atento a tudo
Para aproveitar todas as oportunidades, você deve estar sempre atento ao que acontece ao seu redor e que pode impactar seu negócio de forma positiva ou negativa.
A criação/alteração de uma lei, a divulgação de dados estatísticos ou acontecimentos pontuais podem significar novas oportunidades de impulsionar o seu negócio.
A reforma trabalhista, por exemplo, foi uma ótima oportunidade de divulgar cursos de atualização para concurseiros, estudantes de direito, advogados e outros.
A bola da vez é a copa
Começamos este artigo falando da copa do mundo que está acontecendo na Rússia com a participação de 32 seleções.
O maior evento esportivo do mundo é sempre motivo de festa e aumento de consumo entre brasileiros apaixonados por futebol.
Mesmo sem perceber tanta empolgação este ano, basta a seleção brasileira entrar em campo para este jogo virar.
E quando se trata de Fifa, uma das organizações mais poderosas do mundo, alguns cuidados devem ser tomados na hora de usar a copa para promover produtos e serviços.
Isso porque algumas expressões só podem ser usadas por patrocinadores, principalmente, em contextos de vendas.
Regras de ouro do marketing na copa
Para evitar que um inocente post no facebook se transforme em dor de cabeça, listamos aqui algumas palavras/expressões e imagens de uso exclusivo da Fifa e de patrocinadores:
• Fifa
• Copa do Mundo
• Rússia 2018
• Copa 2018
• Copa do Mundo 2018
Imagens:
• Mascote
• Pôster oficial
• Taça
• Emblema oficial da copa do mundo
Essas palavras e imagens podem ser usadas em materiais jornalísticos e textos como este artigo, mas não devem ser utilizadas em campanhas publicitárias de não patrocinadores.
No caso da seleção brasileira, as regras são estabelecidas pela CBF e são bem parecidas com as da Fifa.
Usar a palavra “seleção” pode, mas “seleção brasileira” não pode! Somente a CBF e os patrocinadores da seleção brasileira podem usar essas palavras, os emblemas e o mascote em suas campanhas publicitárias.
Não desista!
Somos brasileiros com muito orgulho, lembra? Por isso, não se deixe intimidar por essas regrinhas e aproveite a copa do mundo 2018 para se aproximar dos seus clientes e converter leads.
No nosso caso, poderíamos começar lançando um e-book com as dez melhores jogadas de marketing digital, escrevendo um artigo com dicas para não pisar na bola na hora de contratar uma agência, entre outras ações.
E você? Já pensou em como aproveitar a copa para impulsionar seu negócio?
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