Você já ouviu falar dos oito Ps do Marketing Digital?

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A importância do investimento em Marketing Digital já não é mais novidade para a maioria das empresas. Dados da Pesquisa de Mídia, realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, apontam que 50% dos brasileiros acessam a internet todos os dias da semana. Por isso, produzir conteúdo de modo a se posicionar digitalmente passou a ser um investimento fundamental nos dias atuais.

No entanto, para que essa comunicação seja efetiva e os conteúdos gerem retornos concretos é necessário ter uma boa estratégia de Marketing Digital, que passa essencialmente por algumas etapas.

Tendo isso em mente, o especialista em marketing Conrado Adolpho desenvolveu uma metodologia conhecida como “Os oito Ps do Marketing Digital”, que se tornou uma das mais utilizadas no Brasil nos últimos tempos.

Quais são os oito Ps?

Na ordem das etapas, os oito Ps do Marketing Digital são: Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão.

Como toda estratégia de marketing, conhecer o público com que se está falando é o primeiro passo. Por isso, o primeiro P é a Pesquisa: converse com seus clientes, envie questionários para descobrir informações específicas e defina as características do seu público-alvo.

A segunda etapa é o Planejamento e é nela que você deve estabelecer quais ferramentas vai utilizar para atingir o seu público-alvo. Muitas questões podem interferir nesta escolha: as respostas da pesquisa sobre quais são as redes sociais mais utilizadas, a quantidade de contatos no seu mailing, a possibilidade de criar um blog no site da empresa, etc.

Definidas as ferramentas, passamos à etapa da Produção: como chamar a atenção dos seus clientes e futuros clientes em um ambiente de Marketing Digital? Você pode apostar em conteúdo informativo, na produção de artes, na divulgação de fotos de bastidores, etc. Tudo vai depender do alinhamento com as duas etapas anteriores.

A etapa da Publicação marca a metade do processo, consolida o resultado das etapas anteriores e será a base das etapas seguintes. As publicações em sites e blogs devem ser otimizadas, de maneira a aparecerem bem posicionadas no Google.

A otimização dos textos de um site ou blog e a produção de conteúdo de qualidade para as redes sociais é fundamental, mas apesar de a publicação ser gratuita, para que gerem um alcance satisfatório é necessário investir na Promoção deles, com o pagamento de impulsionamentos no Facebook, por exemplo, ou a utilização de anúncios nas buscas do Google, via AdWords.

A etapa seguinte é a da Propagação, que tem como objetivo fazer com que a publicação atinja o maior número de pessoas possível. Se o conteúdo for condizente com os serviços da sua empresa e chamar a atenção do público-alvo, isso vai acontecer naturalmente. Claro que você também pode ajudar divulgando em grupos – seja no Facebook, Whatsapp ou Linkedin – e enviando e-mails marketing.

Após a publicação e com a promoção e a propagação, o conteúdo produzido começará a receber interações do público, por isso o sétimo P do Marketing Digital é a Personalização do contato com os leitores e seguidores. Procure responder o mais rápido possível os comentários e, de preferência, chamando a pessoa pelo nome e criando relacionamentos. Nada de respostas prontas pré-escritas ou automatizadas, heim!

Por fim, chega o momento de verificar o alcance da publicação e como ela foi recebida. De acordo com essas respostas, você pode variar os conteúdos e modificar as datas e horários das publicações, por exemplo, de modo a alinhar todas as etapas de acordo com os resultados obtidos. Por isso, o último P do Marketing Digital significa Precisão. Após a avaliação dos resultados o ciclo recomeça.

E aí, pronto para colocar a mão na massa e colocar essa estratégia em prática nas redes sociais da sua empresa? Depois nos conte o que achou.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos!

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A importância do investimento em Marketing Digital já não é mais novidade para a maioria das empresas. Dados da Pesquisa de Mídia, realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, apontam que 50% dos brasileiros acessam a internet todos os dias da semana. Por isso, produzir conteúdo de modo a se posicionar digitalmente passou a ser um investimento fundamental nos dias atuais.

No entanto, para que essa comunicação seja efetiva e os conteúdos gerem retornos concretos é necessário ter uma boa estratégia de Marketing Digital, que passa essencialmente por algumas etapas.

Tendo isso em mente, o especialista em marketing Conrado Adolpho desenvolveu uma metodologia conhecida como “Os oito Ps do Marketing Digital”, que se tornou uma das mais utilizadas no Brasil nos últimos tempos.

Quais são os oito Ps?

Na ordem das etapas, os oito Ps do Marketing Digital são: Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão.

Como toda estratégia de marketing, conhecer o público com que se está falando é o primeiro passo. Por isso, o primeiro P é a Pesquisa: converse com seus clientes, envie questionários para descobrir informações específicas e defina as características do seu público-alvo.

A segunda etapa é o Planejamento e é nela que você deve estabelecer quais ferramentas vai utilizar para atingir o seu público-alvo. Muitas questões podem interferir nesta escolha: as respostas da pesquisa sobre quais são as redes sociais mais utilizadas, a quantidade de contatos no seu mailing, a possibilidade de criar um blog no site da empresa, etc.

Definidas as ferramentas, passamos à etapa da Produção: como chamar a atenção dos seus clientes e futuros clientes em um ambiente de Marketing Digital? Você pode apostar em conteúdo informativo, na produção de artes, na divulgação de fotos de bastidores, etc. Tudo vai depender do alinhamento com as duas etapas anteriores.

A etapa da Publicação marca a metade do processo, consolida o resultado das etapas anteriores e será a base das etapas seguintes. As publicações em sites e blogs devem ser otimizadas, de maneira a aparecerem bem posicionadas no Google.

A otimização dos textos de um site ou blog e a produção de conteúdo de qualidade para as redes sociais é fundamental, mas apesar de a publicação ser gratuita, para que gerem um alcance satisfatório é necessário investir na Promoção deles, com o pagamento de impulsionamentos no Facebook, por exemplo, ou a utilização de anúncios nas buscas do Google, via AdWords.

A etapa seguinte é a da Propagação, que tem como objetivo fazer com que a publicação atinja o maior número de pessoas possível. Se o conteúdo for condizente com os serviços da sua empresa e chamar a atenção do público-alvo, isso vai acontecer naturalmente. Claro que você também pode ajudar divulgando em grupos – seja no Facebook, Whatsapp ou Linkedin – e enviando e-mails marketing.

Após a publicação e com a promoção e a propagação, o conteúdo produzido começará a receber interações do público, por isso o sétimo P do Marketing Digital é a Personalização do contato com os leitores e seguidores. Procure responder o mais rápido possível os comentários e, de preferência, chamando a pessoa pelo nome e criando relacionamentos. Nada de respostas prontas pré-escritas ou automatizadas, heim!

Por fim, chega o momento de verificar o alcance da publicação e como ela foi recebida. De acordo com essas respostas, você pode variar os conteúdos e modificar as datas e horários das publicações, por exemplo, de modo a alinhar todas as etapas de acordo com os resultados obtidos. Por isso, o último P do Marketing Digital significa Precisão. Após a avaliação dos resultados o ciclo recomeça.

E aí, pronto para colocar a mão na massa e colocar essa estratégia em prática nas redes sociais da sua empresa? Depois nos conte o que achou.

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