A importância do relacionamento para vender mais

A importância do relacionamento para vender mais

Uma regra de ouro estabelecida há muito tempo no comércio continua valendo e refletindo diretamente nos resultados das empresas: o bom relacionamento é fundamental para sua empresa vender mais.

Infelizmente, a automação dos processos e a frieza dos atuais meios de comunicação podem deixar o atendimento a desejar, se não forem humanizados.

Não é incomum encontrar pessoas atuando como atendentes de lojas virtuais não preparadas para a função e, até mesmo, em lojas físicas, restaurantes, balcões de atendimento, recepções de consultórios, escritórios, etc.

A falta de diálogo tende a fazer com que os clientes procurem outro fornecedor ou prestador de serviço, portanto, não importa se você está a milhares de quilômetros e não conhece quem está do outro lado, ou atende presencialmente alguma pessoa em seu trabalho, é essencial ter:

  • cortesia,
  • educação,
  • simpatia,
  • delicadeza.

Nesse post vamos mostrar como um bom relacionamento com sua base ajuda sua empresa a vender mais. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!

O atendimento nos negócios

A área de atendimento ao cliente é um dos mais importantes setores de uma empresa, uma vez que as pessoas enxergam o seu negócio de acordo com a forma na qual são tratados.

Muitas pessoas gostam de conversar e trocar ideias com quem está atendendo e sentem-se bem quando são tratados de forma personalizada. Lembre-se, pessoas se relacionam com pessoas e não com empresas!

Poucos são os que valorizam o tratamento mecânico e frio de uma URA (atendimento eletrônico), por exemplo.

Um bom atendente consegue através da troca de mensagens ou uma conversa convencer o cliente a aumentar o seu pedido e adquirir produtos além daquele que estava procurando.

Comprovando essa realidade

Faça um teste e você perceberá que o atendimento mecânico de atendentes trazem reclamações e negativações por parte dos clientes.

Além disso, a falta de atenção com os comentários deixados nos blogs e nas redes sociais também é sinal de desinteresse com o público.

Isso significa que um retorno, agradecendo, esclarecendo e buscando por soluções faz com que o mercado reaja positivamente diante do interesse demonstrado por sua empresa.

O contrário demonstra falta de comprometimento e até mesmo descaso com o assunto que alguém gostaria de tratar.

O bom relacionamento ajuda a vender mais

Não existe nenhuma dúvida que o bom relacionamento ajuda a vender mais. 

A atenção e o atendimento de qualidade mesmo diante de críticas e reclamações fazem com que muitos clientes reconsiderem os problemas e voltem a comprar.

Segundo a Forbes, 84% das empresas que investem na otimização do atendimento ao cliente aumentam suas vendas.

A revista apresenta números surpreendentes que apontam em 76% o número de consumidores que afirmam retornarem para novas compras quando a experiência com a marca foi positiva. 

Também mostra que 17% dos clientes afirmam que pagam mais por um serviço ou produto quando sabem que a empresa tem a fama de atender bem os seus consumidores.

São números expressivos e que fazem empreendedores e diretores comerciais pensarem a respeito, afinal, todos querem vender mais e melhor!

No entanto, mais fácil do que se basear em pesquisas e testes é perguntar a si mesmo:

“O que me leva a frequentar determinado restaurante, comprar naquela loja e buscar produtos nos sites que acesso?”

Muito provavelmente, além da qualidade dos produtos e serviços, você considera a forma com que os assuntos são tratados, os conteúdos apresentados e especialmente a atenção disponibilizada quando surge alguma dúvida ou reclamação.

Possuir pessoal capacitado para desenvolver relacionamento com o mercado é fundamental e contar com uma agência de marketing especializada no assunto é uma forma de corrigir possíveis erros ou implementar um novo estilo de comunicação.

Agora que você já sabe como vender mais utilizando o relacionamento como ferramenta, contate a Recriativi e saiba como fazer o seu site e mídias sociais atraírem clientes para o seu negócio!