Você sabia que uma das melhores ferramentas para fidelizar os clientes é o e-mail marketing? Se você ainda não utiliza essa ferramenta nas suas estratégias de marketing, pode estar perdendo grandes oportunidades!
Por meio dele é possível que a sua marca crie um relacionamento mais próximo com seus clientes e tenha mais chances de gerar conversões quando comparado a outras ferramentas. Porém, assim como o blog dentro do seu site e as redes sociais, é essencial contar com boas estratégias para conseguir se comunicar de forma eficaz com o seu público.
Confira nossas dicas de como fidelizar clientes utilizando o e-mail marketing!
Personalize as mensagens
Aquela ideia de enviar e-mails apenas com a intenção de vender já é mais que ultrapassada! Atualmente é essencial que seu público sinta que está se comunicando com uma pessoa, não com um robô.
Portanto, humanize seu conteúdo e ofereça dicas sobre assuntos relevantes e úteis para o cliente, afinal, ninguém gosta de receber e-mail com informações inúteis e que não agregam em nada, não é mesmo?
Invista na segmentação do público
Outra dica essencial de como fidelizar clientes através do e-mail marketing é utilizando a segmentação da sua lista de contatos. Dessa forma, você conseguirá personalizar os conteúdos de acordo com os hábitos de consumo e interesses dos clientes e terá mais chances de conversões.
Reforce os laços com o consumidor
O pós-venda é uma etapa importante para que seu cliente perceba o cuidado da sua marca e saiba que ela está sempre disposta a proporcionar as melhores experiências para ele.
Também é interessante pedir que seus clientes enviem feedbacks sobre seus produtos e serviços, pois, além de demonstrar o interesse da sua marca com a satisfação do cliente, ainda permite que sua empresa descubra os pontos que precisam ser melhorados, evitando, assim, a perda de clientes.
Benefícios para clientes fiéis
Aproveite para recompensar seus clientes fiéis enviando cupons de descontos, antecipando promoções, oferecendo produtos extras ou brindes, frete grátis, etc.
Você também pode criar planos fidelidade ou até mesmo classificações, como ouro, prata e diamante, para que os clientes se sintam importantes para a sua empresa.
Atente-se ao fluxo de e-mails
Você gosta de ser incomodado com inúmeros e-mails o tempo inteiro? Então, não faça isso com os seus clientes! Mas também não é para mandar e-mails uma vez na vida outra na morte, afinal de contas, quem não é visto, não é lembrado!
Tenha um calendário de envios, estabelecendo a quantidade de e-mail marketing que será enviada e em qual período de tempo. É fundamental conhecer bem o seu público para definir esse fluxo de envios e para não ser inconveniente.
Saber como fidelizar clientes utilizando o e-mail marketing irá potencializar seus resultados e fará com que eles se tornem divulgadores da sua marca no mercado.
Por isso, invista em estratégias de e-mail marketing e seja sempre cordial, com uma comunicação agradável e envolvente e que possibilite criar uma conexão e relação de confiança entre o seu cliente e a sua marca!