Bloqueio criativo: livre-se dele!

Bloqueio criativo: livre-se dele!

O bloqueio criativo é um termo criado pelo psiquiatra austríaco Edmund Bergler, na década de 1940, a partir de estudos a respeito de inibições neuróticas da produtividade.

Voltado a descobrir porque os escritores em algum momento não conseguiam criar, Bergler tinha por objetivo encontrar soluções para essa situação.

Através de pesquisas, o estudioso psiquiatra descobriu que o grande motivador para gerar o conhecido “branco” estava diretamente associado a desmotivação, ou seja, a combinação de emoções que bloqueiam a inspiração, tais como:

  • ansiedade,
  • elevada autocrítica,
  • depressão,
  • infelicidade.

Neste post apresentamos o bloqueio criativo e o que fazer para se livrar desse problema. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é bloqueio criativo?

Bloqueio criativo é a falta de inspiração para o desenvolvimento de conteúdos, textos, artigos, postagens e qualquer atividade que exija criatividade e desenvoltura em transformar pensamentos em palavras.

Esse problema acontece com muitas pessoas, o que leva profissionais a encontrarem dificuldades em suas carreiras, como:

  • escritores,
  • compositores,
  • jornalistas,
  • redatores.

O bloqueio criativo é um problema sério para quem precisa desenvolver posts para o blog de seus negócios e não encontra mais criatividade, inspiração ou ideias a respeito.

Com isso, a qualidade dos conteúdos cai, o que leva a diminuição de audiência do site e, consequentemente, queda na geração de leads e clientes.

Para resolver essa situação, algumas ações precisam ser incorporadas ao cotidiano daqueles que trabalham com a criação e inspiração. Vamos conhecê-las:

Livre-se das distrações

O primeiro passo para que a inspiração e criatividade voltem a funcionar é se livrar das distrações, ou seja, quando for escrever, busque um lugar calmo, longe do celular, TV, internet e tudo aquilo que possa inibir a sua concentração.

Simplesmente, escreva!

Para deixar fluir a criatividade e inspiração, não pense e tente achar o roteiro ideal para o conteúdo. Simplesmente, escreva!

Isso fará com que naturalmente as ideias surjam e após terminar o processo, leia e você se surpreenderá com os bons conteúdos que surgiram a partir da despreocupação em acertar.

O café ajuda a raciocinar

Desde que de forma moderada, aquele cafezinho delicioso ajuda na ativação do cérebro e no processo criativo.

Mude a rotina

Se você não consegue criar e a inspiração não chega, que tal uma mudança radical na rotina?

Saia de casa e dê uma volta no quarteirão, observando a paisagem e os acontecimentos ou, então, organize seus livros na prateleira ou até mesmo tome um bom banho para relaxar. 

Boas músicas para acalmar

Outra forma de encontrar inspiração e afastar os pensamentos negativos, diminuindo o estresse, é ouvir boas músicas.

No entanto, elas precisam ser relaxantes, calmas e que deixem você confortável.

Durma e descanse

Hoje não deu, não fluiu? Então, descanse.

Às vezes, uma boa noite de sono fará com que na manhã seguinte você esteja disposto e pronto para colocar em dia todos os seus compromissos.

A falta de inspiração não é uma doença ou um sinal de que sua carreira esteja no fim, é apenas um fato comum e que acontece com todos os grandes escritores de qualquer parte do planeta.

Férias para relaxar

Se ainda assim nada estiver funcionando, quem sabe você não esteja precisando das merecidas férias.

As férias são necessárias e fazem parte da vida humana, uma vez que em determinados momentos podemos estar passando por um esgotamento.

Tire alguns dias e busque por outras atividades, aliviando a mente e permitindo novas experiências em sua vida.

Talvez o compromisso em atualizar o blog e publicar a postagem estejam deixando você apreensivo e nervoso! Se esse for o caso, contrate quem possa lhe ajudar a atualizar as informações do seu site.

A Recriativi é uma agência de marketing que pode lhe ajudar nos momentos de bloqueio criativo. Acesse nosso site e conheça nossos trabalhos. Estamos à disposição para gerar conteúdos relevantes para o seu blog!