Calendário sazonal: como aumentar as vendas em datas importantes?

Já estamos no segundo semestre de 2022 e são diversas as oportunidades para aumentar as vendas do seu negócio. Ficar atento ao calendário sazonal é essencial para conseguir atrair novos clientes, fidelizar os antigos e aproveitar para impulsionar as vendas dos seus produtos por meio da realização de eventos, promoções, campanhas, entre outros.

Com as estratégias adequadas e um bom planejamento, é possível utilizar essas datas sazonais em favor do seu negócio, gerando resultados positivos e aumento do seu faturamento. Confira as nossas dicas e elabore as melhores estratégias para datas comemorativas!

O que é o calendário sazonal?

O calendário sazonal é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas para aumentar as vendas em períodos importantes do ano, como, por exemplo, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Natal, Copa do Mundo, entre outros.

Com a elaboração do calendário sazonal, as empresas podem pautar suas estratégias, elaborar campanhas, descontos e criar conteúdos específicos para esse período, promovendo um aumento do faturamento e um melhor giro das mercadorias em estoque.

Como aproveitar o calendário sazonal para o seu negócio?

Não basta só ficar por dentro das datas comemorativas, é fundamental que você elabore as estratégias corretas e que mais se adequem ao seu negócio. Por isso, confira algumas estratégias para aumentar suas vendas durante esse período!

Conheça muito bem o seu público-alvo

Para definir as datas que poderão ser aproveitadas pela sua empresa, é importante ter em mente o perfil dos seus clientes, afinal, não adianta nada você querer promover uma ação de Dia dos Namorados, por exemplo, sendo que seu público é composto por crianças.

Quanto mais você conhecer o seu público e suas necessidades, mais chances terá de melhorar suas vendas em datas comemorativas.

Tenha uma boa gestão de estoque e da equipe

O planejamento é peça fundamental para alcançar o sucesso nas suas estratégias. Por isso, planeje-se com antecedência, analise os produtos que tendem a sair mais nessas datas e tenha a quantidade necessária no estoque.

Sua equipe também precisa estar pronta para atender aos clientes com cordialidade e dedicação. Então, lembre-se de envolver todos os colaboradores e capacitá-los para que prestem um atendimento ágil e efetivo, seja nas lojas físicas ou on-line.

Planeje as campanhas e os descontos

Alguns pontos precisam ser analisados para que você tenha um bom planejamento do calendário sazonal, como:

  • Quais produtos você quer divulgar?
  • Quando irá começar as divulgações e em quais canais?
  • Quais serão os descontos oferecidos?
  • Sua empresa suporta o aumento no número de vendas?

Tudo isso precisa ser bem pensado e estruturado para que não gere prejuízos financeiros e para que, em meio a tantas opções, o público escolha o seu negócio.

Invista em ações de marketing

Aproveite o alcance das redes sociais para melhorar o relacionamento com seu público, compartilhar conteúdos relevantes e divulgar suas campanhas de maneira eficaz.

Além disso, utilize o e-mail marketing para reforçar a comunicação e fidelizar seus clientes e retomar o contato com aqueles que um dia já fizeram uma compra em sua empresa.

Datas importantes no segundo semestre de 2022

Confira algumas datas importantes para suas estratégias:

  • 15 de setembro: Dia do Cliente
  • 12 de outubro: Dia das Crianças
  • 15 de outubro: Dia dos Professores
  • 31 de outubro: Halloween
  • 20 de novembro: Início da Copa do Mundo 2022
  • 25 de novembro: Black Friday
  • 28 de novembro: Cyber Monday
  • 25 de dezembro: Natal

Com um bom planejamento, você consegue aproveitar todas as oportunidades que o calendário sazonal pode proporcionar!

Se precisar de ajuda para elaborar as melhores estratégias de marketing para sua empresa, entre em contato com a Recriativi!

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