Como criar uma lista de e-mail do zero

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Larissa Poma – Produtora de conteúdo da Recriativi

Se você está pensando que ter uma lista de e-mails pode ser uma forma de alavancar os negócios, pare de pensar e comece a criá-la agora!

Basta fazer uma busca rápida sobre este assunto na Internet para descobrir que o e-mail ainda é a ferramenta mais poderosa do marketing digital. Especialistas dizem, e empreendedores comprovam que a lista de e-mails é o ativo mais valioso de pequenas, médias e grandes empresas.

Pode parecer óbvio e autoexplicativo, mas tem sempre gente nova se aventurando pelos caminhos do marketing digital, então vamos deixar claro: lista de e-mail, lista ou base de contatos é um banco de dados que pode reunir diversas informações de pessoas com as quais uma empresa já tem ou pretende estabelecer um relacionamento mais próximo.

Mas se você conseguir informações como nome e e-mail, já terá encontrado um diamante. Contatos de clientes e potenciais clientes, os chamados leads, são fundamentais para obter boas taxas de conversão e, principalmente, bons resultados financeiros para o seu negócio.

 

POR QUE É IMPORTANTE TER UMA LISTA DE E-MAIL?

 Dados de 2017 apontam mais de 3,7 bilhões de usuários de e-mail no mundo todo. É por e-mail que recebemos faturas, mensagens de ativação de sites e serviços, notas fiscais, comunicados mais formais e conteúdos dos mais variados temas.

Embora os resultados de uma pesquisa realizada pelo IBGE revelem que mais de 90% dos brasileiros usam a Internet apenas para trocar mensagens por celular, estima-se que 91% dos consumidores checam seus e-mails, pelo menos, uma vez por dia em seus smartphones.

Além disso, o retorno financeiro obtido com investimento em e-mail marketing é bem mais significativo do que o conseguido por meio de campanhas no Google e nas redes sociais. Isso porque, com o envio de e-mails, você desenvolve uma relação de confiança maior com seus leads e clientes, gerando melhores resultados para sua empresa.

Agora que você já sabe porque este canal é uma das principais ferramentas de marketing do seu negócio, vamos dar algumas dicas de como construir uma lista de e-mails do zero, caso você ainda não tenha uma.

Mas não se esqueça de duas coisas fundamentais, que nós chamamos de regras de ouro da lista de e-mail.

1 – SUA LISTA DE E-MAILS DEVE SER CRIADA, JAMAIS COMPRADA!

Sabe aquelas mensagens indesejáveis que lotam sua caixa de e-mails com conteúdos que não lhe interessam, de empresas para as quais você nunca forneceu seu contato? Todos nós sabemos que este tipo de e-mail tem destino certo: a lixeira.

Para que seus e-mails não tenham o mesmo fim, é essencial que as pessoas estejam interessadas em receber os seus contéudos. Por isso, você precisa dar a elas o poder de escolha, ou seja, elas só farão parte de sua lista de e-mails se realmente quiserem.

2 – OFEREÇA SOMENTE CONTEÚDOS RELEVANTES

Você precisa incentivar as pessoas a quererem fazer parte de sua lista, e a melhor maneira de fazer isso – se não for a única – é oferecendo conteúdo de qualidade. Ninguém vai querer fornecer seu e-mail para receber informações inúteis que não agreguem valor a sua vida.

Normalmente, as pessoas que visitam seu site, leem o seu blog ou fazem parte da audiência de suas redes sociais aceitam cadastrar seus e-mails por dois motivos principais: receber descontos ou participar de promoções e ter a oportunidade de acessar conteúdo exclusivo.

Sendo assim, fica mais fácil para você – ou para quem cuida do seu marketing digital – identificar qual é a melhor maneira de atrair o interesse do seu público-alvo. Relacionamos a seguir 6 maneiras de incentivar seus leads a fazerem parte de sua base de contatos:

  • FAÇA UM E-BOOK

Geralmente o e-book apresenta conteúdos mais extensos e profundos do que os divulgados em blogs. São materiais simples, objetivos, de leitura rápida, mas que oferecem conteúdos práticos e fáceis de ser empregados no dia a dia.

Funciona muito bem como isca digital: você compartilha conteúdo relevante para seu público em troca de cadastro em sua lista de e-mail.

  • REALIZE WEBINÁRIOS E MINICURSOS ON-LINE

Caso você identifique que sua audiência gosta de conteúdo em formato de vídeo, agende palestras (webinários) e minicursos on-line em dias e horários específicos, e disponibilize o link de acesso somente por e-mail como forma de conseguir contatos de pessoas realmente interessadas no que você tem a oferecer.

  • ELABORE INFOGRÁFICOS

Este tipo de conteúdo, que reúne texto, imagens e esquemas, pode ser oferecido para aprofundar ou facilitar o entendimento de seu público sobre determinado tema. Neste caso, o usuário informa nome e e-mail para poder fazer o download do material de seu interesse.

  • FAÇA PROMOÇÕES

Fazer promoções em sua página é uma ótima maneira de conseguir contatos de potenciais clientes.

Vamos dar um exemplo: a Recriativi pode sortear um dos leitores do blog para participar de um dos cursos que vêm acontecendo em seu espaço de coworking. Para concorrer, os interessados informam nome, e-mail e outros dados importantes para nós.

  • UTILIZE CAIXAS DE CAPTURA DE E-MAIL

Talvez esta seja a ferramenta mais simples a ser implementada em sua página. Se você ainda não tem, crie uma caixa de captura de e-mail na barra lateral ou ao final da sua página na Internet. Mas lembre-se: as pessoas só irão fornecer seus e-mails se vislumbrarem a possibilidade de receber conteúdos relevantes.

  • CRIE UMA PÁGINA COM SEUS MELHORES CONTEÚDOS

Para quem já possui uma quantidade razoável de conteúdos publicados, esta pode ser uma interessante maneira de atrair leads qualificados. Nesta página, como o próprio nome já diz, contém somente os melhores conteúdos divulgados por você ou por sua empresa. Criar caixas de captura de e-mail ao final dela pode ser uma forma de ampliar sua base de contatos.

 

FAZENDO SEUS PRIMEIROS CONTATOS

 Conseguiu seus primeiros contatos? Bora enviar mensagens a todos eles! Mas antes, lembre-se de seguir 3 regrinhas básicas para não chatear logo de cara as pessoas que lhe deram, por livre e espontânea vontade, a oportunidade de contatá-las.

  1. Envie uma mensagem de boas-vindas. Afinal, quem é que não gosta de ser bem recebido?
  2. Inclua sempre, em suas mensagens, uma opção para que as pessoas se sintam à vontade para se descadastrar de sua lista. Essa atitude reafirma o poder de escolha dos seus contatos.
  3. Cuidado para não superlotar a caixa de e-mail das pessoas. Ninguém suporta overdose de conteúdo, mesmo que ele seja incrível.

 

Sabemos que há muitas outras formas de construir uma lista de e-mails do zero. Nosso intuito aqui foi mostrar algumas delas, para encorajá-los a dar o primeiro passo e começar agora a obter resultados significativos para o seu negócio utilizando esta valiosa estratégia de marketing.

Estamos certos de que com conteúdos relevantes, seja qual for a forma que você escolha para conquistar assinantes para sua lista, você vai obter excelentes resultados!

WhatsApp: (11) 99520-1108
Tels: (11) 2384-1445 / 1446
E-mail: agencia@34.95.206.133
Site: www.recriativi.com.br

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Larissa Poma – Produtora de conteúdo da Recriativi

Se você está pensando que ter uma lista de e-mails pode ser uma forma de alavancar os negócios, pare de pensar e comece a criá-la agora!

Basta fazer uma busca rápida sobre este assunto na Internet para descobrir que o e-mail ainda é a ferramenta mais poderosa do marketing digital. Especialistas dizem, e empreendedores comprovam que a lista de e-mails é o ativo mais valioso de pequenas, médias e grandes empresas.

Pode parecer óbvio e autoexplicativo, mas tem sempre gente nova se aventurando pelos caminhos do marketing digital, então vamos deixar claro: lista de e-mail, lista ou base de contatos é um banco de dados que pode reunir diversas informações de pessoas com as quais uma empresa já tem ou pretende estabelecer um relacionamento mais próximo.

Mas se você conseguir informações como nome e e-mail, já terá encontrado um diamante. Contatos de clientes e potenciais clientes, os chamados leads, são fundamentais para obter boas taxas de conversão e, principalmente, bons resultados financeiros para o seu negócio.

 

POR QUE É IMPORTANTE TER UMA LISTA DE E-MAIL?

 Dados de 2017 apontam mais de 3,7 bilhões de usuários de e-mail no mundo todo. É por e-mail que recebemos faturas, mensagens de ativação de sites e serviços, notas fiscais, comunicados mais formais e conteúdos dos mais variados temas.

Embora os resultados de uma pesquisa realizada pelo IBGE revelem que mais de 90% dos brasileiros usam a Internet apenas para trocar mensagens por celular, estima-se que 91% dos consumidores checam seus e-mails, pelo menos, uma vez por dia em seus smartphones.

Além disso, o retorno financeiro obtido com investimento em e-mail marketing é bem mais significativo do que o conseguido por meio de campanhas no Google e nas redes sociais. Isso porque, com o envio de e-mails, você desenvolve uma relação de confiança maior com seus leads e clientes, gerando melhores resultados para sua empresa.

Agora que você já sabe porque este canal é uma das principais ferramentas de marketing do seu negócio, vamos dar algumas dicas de como construir uma lista de e-mails do zero, caso você ainda não tenha uma.

Mas não se esqueça de duas coisas fundamentais, que nós chamamos de regras de ouro da lista de e-mail.

1 – SUA LISTA DE E-MAILS DEVE SER CRIADA, JAMAIS COMPRADA!

Sabe aquelas mensagens indesejáveis que lotam sua caixa de e-mails com conteúdos que não lhe interessam, de empresas para as quais você nunca forneceu seu contato? Todos nós sabemos que este tipo de e-mail tem destino certo: a lixeira.

Para que seus e-mails não tenham o mesmo fim, é essencial que as pessoas estejam interessadas em receber os seus contéudos. Por isso, você precisa dar a elas o poder de escolha, ou seja, elas só farão parte de sua lista de e-mails se realmente quiserem.

2 – OFEREÇA SOMENTE CONTEÚDOS RELEVANTES

Você precisa incentivar as pessoas a quererem fazer parte de sua lista, e a melhor maneira de fazer isso – se não for a única – é oferecendo conteúdo de qualidade. Ninguém vai querer fornecer seu e-mail para receber informações inúteis que não agreguem valor a sua vida.

Normalmente, as pessoas que visitam seu site, leem o seu blog ou fazem parte da audiência de suas redes sociais aceitam cadastrar seus e-mails por dois motivos principais: receber descontos ou participar de promoções e ter a oportunidade de acessar conteúdo exclusivo.

Sendo assim, fica mais fácil para você – ou para quem cuida do seu marketing digital – identificar qual é a melhor maneira de atrair o interesse do seu público-alvo. Relacionamos a seguir 6 maneiras de incentivar seus leads a fazerem parte de sua base de contatos:

  • FAÇA UM E-BOOK

Geralmente o e-book apresenta conteúdos mais extensos e profundos do que os divulgados em blogs. São materiais simples, objetivos, de leitura rápida, mas que oferecem conteúdos práticos e fáceis de ser empregados no dia a dia.

Funciona muito bem como isca digital: você compartilha conteúdo relevante para seu público em troca de cadastro em sua lista de e-mail.

  • REALIZE WEBINÁRIOS E MINICURSOS ON-LINE

Caso você identifique que sua audiência gosta de conteúdo em formato de vídeo, agende palestras (webinários) e minicursos on-line em dias e horários específicos, e disponibilize o link de acesso somente por e-mail como forma de conseguir contatos de pessoas realmente interessadas no que você tem a oferecer.

  • ELABORE INFOGRÁFICOS

Este tipo de conteúdo, que reúne texto, imagens e esquemas, pode ser oferecido para aprofundar ou facilitar o entendimento de seu público sobre determinado tema. Neste caso, o usuário informa nome e e-mail para poder fazer o download do material de seu interesse.

  • FAÇA PROMOÇÕES

Fazer promoções em sua página é uma ótima maneira de conseguir contatos de potenciais clientes.

Vamos dar um exemplo: a Recriativi pode sortear um dos leitores do blog para participar de um dos cursos que vêm acontecendo em seu espaço de coworking. Para concorrer, os interessados informam nome, e-mail e outros dados importantes para nós.

  • UTILIZE CAIXAS DE CAPTURA DE E-MAIL

Talvez esta seja a ferramenta mais simples a ser implementada em sua página. Se você ainda não tem, crie uma caixa de captura de e-mail na barra lateral ou ao final da sua página na Internet. Mas lembre-se: as pessoas só irão fornecer seus e-mails se vislumbrarem a possibilidade de receber conteúdos relevantes.

  • CRIE UMA PÁGINA COM SEUS MELHORES CONTEÚDOS

Para quem já possui uma quantidade razoável de conteúdos publicados, esta pode ser uma interessante maneira de atrair leads qualificados. Nesta página, como o próprio nome já diz, contém somente os melhores conteúdos divulgados por você ou por sua empresa. Criar caixas de captura de e-mail ao final dela pode ser uma forma de ampliar sua base de contatos.

 

FAZENDO SEUS PRIMEIROS CONTATOS

 Conseguiu seus primeiros contatos? Bora enviar mensagens a todos eles! Mas antes, lembre-se de seguir 3 regrinhas básicas para não chatear logo de cara as pessoas que lhe deram, por livre e espontânea vontade, a oportunidade de contatá-las.

  1. Envie uma mensagem de boas-vindas. Afinal, quem é que não gosta de ser bem recebido?
  2. Inclua sempre, em suas mensagens, uma opção para que as pessoas se sintam à vontade para se descadastrar de sua lista. Essa atitude reafirma o poder de escolha dos seus contatos.
  3. Cuidado para não superlotar a caixa de e-mail das pessoas. Ninguém suporta overdose de conteúdo, mesmo que ele seja incrível.

 

Sabemos que há muitas outras formas de construir uma lista de e-mails do zero. Nosso intuito aqui foi mostrar algumas delas, para encorajá-los a dar o primeiro passo e começar agora a obter resultados significativos para o seu negócio utilizando esta valiosa estratégia de marketing.

Estamos certos de que com conteúdos relevantes, seja qual for a forma que você escolha para conquistar assinantes para sua lista, você vai obter excelentes resultados!

WhatsApp: (11) 99520-1108
Tels: (11) 2384-1445 / 1446
E-mail: agencia@34.95.206.133
Site: www.recriativi.com.br

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