Ninguém duvida que ter presença digital é fundamental para qualquer negócio. Estamos na era da internet, em que basta ter um smartphone em mãos para acessar uma loja virtual, ler uma postagem em um blog ou interagir na rede social de nossa preferência.
Quem gerencia uma grande, ou até mesmo uma média ou pequena empresa, deve encontrar as melhores estratégias para garantir a presença digital, avaliar quais mídias, plataformas e redes sociais serão utilizadas para isso.
Desenvolver um blog, por exemplo, é uma boa maneira de engajar o público por meio de conteúdo rico e informativo. Essa ferramenta é extremamente versátil, pois permite criar postagens de textos, vídeos e fotos.
Da mesma forma, quando se fala em presença digital não dá para deixar de lado as redes sociais que são fundamentais nesse universo.
Instagram, Facebook e Youtube são apenas algumas das redes que todos os perfis de consumidores acessam para receber notícias, discutir política, rir de memes e, também, seguir e interagir com empresas.
Diante disso tudo, dessa necessidade de gerenciar blogs e redes sociais da maneira correta para ter uma boa presença digital, surge também a necessidade de ter organização, de saber como montar um cronograma de postagens.
Está interessado em saber como montar um cronograma de postagens para suas redes sociais? Acompanhe a leitura a seguir.
Como montar um cronograma de postagens
A “vitamina” de um blog e das redes sociais é sem dúvida a produção de um bom conteúdo e por isso ele deve ser alimentado constantemente com informações relevantes e assuntos que as pessoas estão buscando para solucionar uma “dor” que elas tenham. É assim que ele permanece forte, relevante e gerando um bom engajamento para a sua marca.
Nesse contexto, um cronograma de postagens é importante, pois traz organização, evita o excesso de postagens ou a escassez delas. Além disso, o cronograma apontando quando serão as postagens e os respectivos temas facilita a pesquisa e a preparação dos textos.
Faça pesquisa de palavras-chaves
Entender o que o seu público busca na web é um dos elementos fundamentais para criar boas postagens. Isso é importante, pois de nada adianta criar conteúdos que não são interessantes para o seu público-alvo. Uma alternativa também para pesquisar o que as pessoas estão buscando na internet é a ferramenta chamada Google Trends.
Organize-se com ferramentas de gestão
Tenha em mãos uma boa ferramenta para elaborar o calendário. Uma planilha no Excel já resolve, mas você pode experimentar o Trello, que possui essa funcionalidade de agendar cronogramas. O Google Agenda também é uma boa alternativa.
Defina os tipos e frequência de postagens
Depois de definir a ferramenta, defina quais postagens serão publicadas a cada dia da semana e o seu formato. Um exemplo pode ser:
- Segunda– Post motivacional ou inspirador
As pessoas gostam de começar a semana com alguma mensagem que as inspiram ou motivam para enfrentar a semana. - Terça– Divulgue alguma curiosidade ou fato relevante sobre os seus produtos ou serviços.
Esse é o momento para engajar a sua audiência e mostrar como a sua solução pode facilitar a vida das pessoas. - Quarta– Publique uma dica bacana ou vídeo
Esse é o momento de gerar engajamento e dicas e vídeos são ótimas opções para isso. - Quinta– Publique um vídeo ou foto dos bastidores do seu negócio
As pessoas adoram saber como as coisas funcionam nos “bastidores”. Isso gera proximidade com a sua audiência. - Sexta– Responda dúvidas e interaja
Esse contato é fundamental para criar relevância e gerar credibilidade para sua marca ou empresa. - Sábado e Domingo – Aposte na descontração
Dê dicas de livros e filmes que sejam interessantes para seu público. Nem tudo precisa ser sobre negócios.
A dinâmica das postagens nas redes sociais
Uma boa presença digital passa por um bom gerenciamento das redes sociais. Isso implica organizar bem o fluxo das suas postagens.
Para facilitar e agilizar todo o processo de publicação, é possível contar com ferramentas de agendamento de posts. Essas ferramentas são excelentes para ajudar no planejamento das suas campanhas nas redes sociais.
Algo que vai ajudar muito você nesse contexto é a Buffer que possibilita agendar e programar as postagens em mais de uma rede social simultaneamente. Legal, né?
Planejamento é a chave de uma boa presença digital
Ao utilizar as ferramentas corretas e um cronograma baseado nas informações das suas redes sociais e do seu blog, você terá as postagens devidamente planejadas e organizadas.
Lembre-se que com um cronograma de postagens você irá gerenciar dois itens muito importantes para a sua presença digital: tempo e conteúdo de qualidade.
E caso você já tenha utilizado todos esses recursos que citamos neste post, mas ainda assim tenha dificuldades em criar uma estratégia sólida em suas redes sociais ou blog, recomendamos que faça a busca por uma agência de marketing digital especializada no assunto para que possa te ajudar com essas estratégias. Boa sorte 😉