Dicas para aumentar o engajamento no Instagram

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O Instagram foi a rede social que mais cresceu nos últimos anos, de acordo com o estudo Mídias Sociais 360º promovido pela FAAP. Os dados mostram que entre 2014, quando foi lançado, e 2017, o crescimento foi de 2.100%. Por isso, é fundamental que a sua marca esteja representada nesta rede social para ganhar visibilidade.

A questão do engajamento é muito importante, para saber mais sobre o assunto, leia o texto que publicado aqui no blog da Recriativi: Engajamento: o objetivo de todas as estratégias de Marketing de Conteúdo.

No Instagram, a questão do engajamento é até mais do que nas outras redes sociais, porque é através dela que o algoritmo da plataforma define para quantas contas as suas publicações serão entregues. Se uma publicação tiver um bom número de comentários e curtidas na primeira hora em que estiver no ar, a chance de ser entregue a uma porcentagem maior da base de seguidores aumenta consideravelmente.

Como manter um bom engajamento

Para manter um bom engajamento no Instagram, algumas regrinhas são importantes: a qualidade de conteúdo, o uso de hashtags, a utilização dos recursos que a plataforma oferece, as interações com os seguidores e o entendimento das preferências do público-alvo.

A qualidade do conteúdo produzido é fundamental para qualquer estratégia de Marketing Digital e sem isso não vai adiantar nada seguir as demais dicas corretamente, porque é necessário não só chamar a atenção do público, mas também fazer com que ele se interesse pelo que está sendo produzido.

Hashtags

Usar hashtags específicas em cada post é importante para atrair seguidores que se interessem pelo assunto abordado. As hashtags criam hiperlinks que copilam todas as publicações que as utilizaram, facilitando a pesquisa do usuário por determinado tema.

Recursos

O Instagram oferece diversos recursos que podem ser utilizados de forma independente do que é publicado na timeline e contribuem com o aumento das interações: stories, lives e IGTV.

Nos Stories podemos publicar perguntas, dar informações, postar fotos pontuais e vídeos de até 15 segundos para dar um recado rapidinho ou destacar alguma situação.

As lives são transmissões ao vivo e com elas podemos fazer sessões de perguntas e respostas com os seguidores ou transmitir eventos, palestras e apresentações em tempo real.

O IGTV é o mais novo recurso lançado pelo Instagram e é ideal para a postagem de vídeos longos, com mais de um minuto, semelhante à produção de conteúdo feita para o YouTube, mas em formato vertical.

Interação

Interagir com os seguidores é fundamental no Instagram e também é um fator que pode ajudar a fazer com que o algoritmo entregue as postagens para um maior número de perfis. Interagir não é apenas curtir os comentários, mas sim responder um por um e, de preferência, de forma individualizada, para se crie um vinculo de confiança com o seguidor.

Análise

Depois que já tivermos conteúdos postados no feed e testado os recursos que o Instagram oferece, podemos analisar quais deram mais resultado e realizar as adequações necessárias.

Criar um cronograma de postagens, checando os principais dias e horários em que os seguidores estão ativos, pode ajudar a aumentar a taxa de visualização.

Também é interessante estabelecer um dia e horário fixos para realização de lives e publicações no IGTV e ir avisando sobre isso durante a semana.

 

Você costuma utilizar o Instagram como ferramenta de negócios? Ele tem te trazido os resultados esperados? Conte para a gente como tem sido a sua experiência com essa rede social e se essas dicas sobre como aumentar o engajamento no Instagram foram úteis para você.

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O Instagram foi a rede social que mais cresceu nos últimos anos, de acordo com o estudo Mídias Sociais 360º promovido pela FAAP. Os dados mostram que entre 2014, quando foi lançado, e 2017, o crescimento foi de 2.100%. Por isso, é fundamental que a sua marca esteja representada nesta rede social para ganhar visibilidade.

A questão do engajamento é muito importante, para saber mais sobre o assunto, leia o texto que publicado aqui no blog da Recriativi: Engajamento: o objetivo de todas as estratégias de Marketing de Conteúdo.

No Instagram, a questão do engajamento é até mais do que nas outras redes sociais, porque é através dela que o algoritmo da plataforma define para quantas contas as suas publicações serão entregues. Se uma publicação tiver um bom número de comentários e curtidas na primeira hora em que estiver no ar, a chance de ser entregue a uma porcentagem maior da base de seguidores aumenta consideravelmente.

Como manter um bom engajamento

Para manter um bom engajamento no Instagram, algumas regrinhas são importantes: a qualidade de conteúdo, o uso de hashtags, a utilização dos recursos que a plataforma oferece, as interações com os seguidores e o entendimento das preferências do público-alvo.

A qualidade do conteúdo produzido é fundamental para qualquer estratégia de Marketing Digital e sem isso não vai adiantar nada seguir as demais dicas corretamente, porque é necessário não só chamar a atenção do público, mas também fazer com que ele se interesse pelo que está sendo produzido.

Hashtags

Usar hashtags específicas em cada post é importante para atrair seguidores que se interessem pelo assunto abordado. As hashtags criam hiperlinks que copilam todas as publicações que as utilizaram, facilitando a pesquisa do usuário por determinado tema.

Recursos

O Instagram oferece diversos recursos que podem ser utilizados de forma independente do que é publicado na timeline e contribuem com o aumento das interações: stories, lives e IGTV.

Nos Stories podemos publicar perguntas, dar informações, postar fotos pontuais e vídeos de até 15 segundos para dar um recado rapidinho ou destacar alguma situação.

As lives são transmissões ao vivo e com elas podemos fazer sessões de perguntas e respostas com os seguidores ou transmitir eventos, palestras e apresentações em tempo real.

O IGTV é o mais novo recurso lançado pelo Instagram e é ideal para a postagem de vídeos longos, com mais de um minuto, semelhante à produção de conteúdo feita para o YouTube, mas em formato vertical.

Interação

Interagir com os seguidores é fundamental no Instagram e também é um fator que pode ajudar a fazer com que o algoritmo entregue as postagens para um maior número de perfis. Interagir não é apenas curtir os comentários, mas sim responder um por um e, de preferência, de forma individualizada, para se crie um vinculo de confiança com o seguidor.

Análise

Depois que já tivermos conteúdos postados no feed e testado os recursos que o Instagram oferece, podemos analisar quais deram mais resultado e realizar as adequações necessárias.

Criar um cronograma de postagens, checando os principais dias e horários em que os seguidores estão ativos, pode ajudar a aumentar a taxa de visualização.

Também é interessante estabelecer um dia e horário fixos para realização de lives e publicações no IGTV e ir avisando sobre isso durante a semana.

 

Você costuma utilizar o Instagram como ferramenta de negócios? Ele tem te trazido os resultados esperados? Conte para a gente como tem sido a sua experiência com essa rede social e se essas dicas sobre como aumentar o engajamento no Instagram foram úteis para você.

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