As estratégias de marketing sofreram uma transformação com a pandemia de Covid-19. A forma de alcançar o público está cada vez mais e em todas as áreas na era digital. O marketing digital, que já se expandia antes da pandemia, ficou ainda mais forte e evidente nesse momento de isolamento social.
Para 2022, a grande tendência é a humanização dos conteúdos gerados, com análises do comportamento do consumidor, desde o que ele pesquisa nos sites de busca até o que compra, e esse pode ser um importante diferencial de muitas empresas. O digital é o futuro do marketing.
Quais decisões estratégicas tomar para o marketing em 2022?
Conhecer as tendências pode te ajudar a tomar decisões relevantes para os negócios. As mudanças de hábitos do consumidor refletem na forma em que as empresas abordam seu público-alvo, principalmente quando pensamos no aumento das compras online, sejam de produtos, serviços ou informações.
Para o ano de 2022, é bom que sua empresa fique de olho nessa relação digital e inove suas práticas, sendo mais assertivo e proporcionando experiências relevantes aos clientes. Confira algumas das melhores estratégias de marketing para você utilizar em sua empresa no ano que está chegando.
Marketing de Conteúdo – Informações que interessam
Através de conteúdos bem feitos, seu cliente vai receber as informações que interessam a ele. Uma das ferramentas mais utilizadas no marketing, os conteúdos de qualidade são compartilhados e atraem novos clientes. Lembre-se de que é importante se dedicar para produzir boas informações e ter constância nas publicações.
E-mail Marketing
No marketing digital, o e-mail marketing é uma estratégia que fortalece o relacionamento com o consumidor e proporciona boas vendas. Uma lista de endereços de e-mails organizada, contendo as características e os interesses dos seus clientes, pode gerar boas oportunidades de negócios, aumentando os resultados das vendas.
Vídeo Marketing – Conteúdos audiovisuais
Entre as estratégias de marketing mais poderosas estão os conteúdos audiovisuais. O uso de vídeos já é um forte aliado do marketing atualmente e continuará a ser em 2022. Os vídeos são de fácil compreensão, acessados rapidamente e contribuem para o engajamento da marca com o seu cliente.
Há uma forte tendência de as pessoas interagirem com os conteúdos audiovisuais, em especial nas redes sociais. Aposte nessa ferramenta!
Áudio Marketing – Recursos de voz
As transações comerciais por recursos de voz também são estratégias de marketing que ganham cada vez mais força. Em seu percurso para adquirir algum produto, serviço ou informação, começando da pesquisa até a realização da compra, o consumidor tem usado recorrentemente os recursos de voz.
O uso de assistentes virtuais aumentou em todo o mundo. Mesmo não sendo uma novidade, o serviço tem sido ampliado, inclusive no esclarecimento de dúvidas através de perguntas e respostas, como auxiliar em tarefas como fazer uma receita, campanhas com conteúdos em formato de podcasts, audiobooks, etc.
O importante é entender seu negócio e ver quais estratégias de marketing melhor se encaixam nele. Uma valiosa dica é a de contar sempre com uma agência de marketing qualificada, que possa ajudar a escolher as melhores opções para você e seu público e juntos melhorar os resultados da sua empresa em 2022!