Marketing institucional: invista na propagação e no posicionamento da sua marca

[tm_pb_section admin_label=”section” transparent_background=”on” allow_player_pause=”off” inner_shadow=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” padding_mobile=”off” disabled=”off” disabled_on=”on||” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” make_equal=”off” use_custom_gutter=”off”][tm_pb_row admin_label=”row” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” use_grid_padding=”on” width_unit=”on” padding_mobile=”off” custom_margin=”|||90px” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” column_padding_mobile=”on”][tm_pb_column type=”4_4″][tm_pb_text admin_label=”Text” text_orientation=”justified” max_width=”80%” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Por Larissa Poma

Se você acha que o marketing institucional não tem nada a ver com o seu plano de marketing digital, está na hora de refletir um pouco mais sobre esse assunto.

Antes de falar como as estratégias de marketing digital se relacionam com posicionamento de marca, vamos à definição de Philip Kotler – o papa do marketing. Segundo ele, o marketing institucional “consiste em atividades empreendidas para criar, manter ou modificar as atitudes e os comportamentos do público-alvo com relação a uma organização”.

Traduzindo: é tudo aquilo que a empresa faz para conquistar a credibilidade do seu público-alvo. Mas o que isso tem a ver com marketing digital mesmo?

Sabemos que uma das formas de conseguir e fidelizar clientes no ambiente digital é estabelecendo um relacionamento sólido com as pessoas por meio de ações nas redes sociais, e-mails marketing, produção de conteúdos que atendam às expectativas do público, entre outras importantes estratégias de marketing digital.

Com isso, muita gente acaba negligenciando o marketing institucional, que ao contrário do que pensam alguns, continua sendo fundamental para o fortalecimento e a valorização das marcas. Assim, é importante cuidar da imagem de sua empresa junto ao público para que as estratégias de marketing digital tragam bons resultados para o seu negócio.

Hoje os consumidores não buscam apenas uma empresa que ofereça os produtos e serviços que eles desejam. Grande parte das pessoas procura marcas que possuam valores alinhados com os seus, que transmitam confiança e estejam preocupadas em apresentar um diferencial a seus clientes.

Dessa forma, você já deve ter percebido que é fundamental usar os recursos do marketing digital para se posicionar bem no mercado e se relacionar cada vez melhor com seu público-alvo. Em se tratando de ambiente digital, a melhor maneira de fazer isso é investindo em um site institucional elaborado a partir de estratégias bem definidas de SEO.

Se ainda não se convenceu de que seu site contribui de forma indiscutível para a promoção da sua marca, listamos aqui 4 estratégias de marketing institucional que vão ajudar seu plano de marketing digital trazer os melhores resultados para o seu negócio:

1. Não economize informações
O site institucional deve conter informações detalhadas a respeito da cultura, dos valores e da história de sua empresa. É assim que as pessoas ficam sabendo se a instituição é socialmente responsável, se apoia ações em defesa do meio ambiente, entre outros aspectos relevantes do nosso dia a dia.

Lembra que as pessoas estão buscando, cada vez mais, identificação com as marcas? Portanto, quanto mais informação, melhor. Foi-se o tempo em que o site só precisava ter nome da empresa e telefone de contato.

2. Invista em vídeos que comuniquem sua proposta de valor
Quem nunca ouviu aquela história de que não compramos produtos, mas sim benefícios? Proposta de valor nada mais é do que o motivo pelo qual alguém decide adquirir o produto ou o serviço que você oferece.

Para que seu público conheça sua proposta de valor, você pode e deve apostar em vídeos que transmitam a essência do seu negócio. E isso inclui desde peças publicitárias elaboradas até depoimentos de clientes que atestem o verdadeiro valor de sua marca.

Todos os vídeos utilizados em seu site, juntamente com as informações referentes à cultura e aos valores de sua empresa, devem ser amplamente divulgados em suas redes sociais, lembrando que este é um formato que gera uma quantidade de tráfego relevante nas mídias sociais.

3. Estude sua concorrência
Não custa nada dar uma olhadinha no que seus concorrentes estão fazendo, não é mesmo? Assim é possível identificar o que está agradando os consumidores e quais estratégias inovadoras você poderia adotar para atingir mais pessoas.

Já falamos aqui sobre a importância de conhecer a estratégia de conteúdo dos seus concorrentes, e o mesmo vale para a otimização do site como estratégia de marketing institucional. Estudar a concorrência vai ajudar a identificar possibilidades de apostar em ações de marketing digital específicas para promover sua imagem junto ao público.

4. Crie um blog dentro do site
Muita gente ainda pensa no site institucional como algo estático, que uma vez criado, não precisa de atualizações ou ações específicas de marketing, mas não é bem assim.

Uma importante estratégia de marketing digital aliada ao marketing institucional é criar um blog dentro do site de sua empresa, oferecendo conteúdo de qualidade para seu público e estreitando os laços com seus clientes.

Um blog ajuda a fortalecer a imagem de sua empresa junto ao público e a criar engajamento com sua marca à medida que as pessoas vão criando o hábito de interagir com suas publicações.

O conteúdo publicado no blog do seu site institucional pode e deve ser promovido em suas redes sociais, sendo esta uma estratégia de marketing digital indispensável para quem quer se destacar da concorrência.

E então? Concorda que marketing institucional tem tudo a ver com marketing digital? Se tiver dúvidas, comentários ou mais informações, compartilhe com a gente!

[/tm_pb_text][/tm_pb_column][/tm_pb_row][/tm_pb_section][tm_pb_section admin_label=”section” transparent_background=”on” allow_player_pause=”off” inner_shadow=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” padding_mobile=”off” disabled=”off” disabled_on=”off||on” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” make_equal=”off” use_custom_gutter=”off”][tm_pb_row admin_label=”row” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” use_grid_padding=”on” width_unit=”on” padding_mobile=”off” custom_margin=”|||90px” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” column_padding_mobile=”on”][tm_pb_column type=”4_4″][tm_pb_text admin_label=”Text” text_orientation=”justified” max_width=”80%” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Por Larissa Poma

Se você acha que o marketing institucional não tem nada a ver com o seu plano de marketing digital, está na hora de refletir um pouco mais sobre esse assunto.

Antes de falar como as estratégias de marketing digital se relacionam com posicionamento de marca, vamos à definição de Philip Kotler – o papa do marketing. Segundo ele, o marketing institucional “consiste em atividades empreendidas para criar, manter ou modificar as atitudes e os comportamentos do público-alvo com relação a uma organização”.

Traduzindo: é tudo aquilo que a empresa faz para conquistar a credibilidade do seu público-alvo. Mas o que isso tem a ver com marketing digital mesmo?

Sabemos que uma das formas de conseguir e fidelizar clientes no ambiente digital é estabelecendo um relacionamento sólido com as pessoas por meio de ações nas redes sociais, e-mails marketing, produção de conteúdos que atendam às expectativas do público, entre outras importantes estratégias de marketing digital.

Com isso, muita gente acaba negligenciando o marketing institucional, que ao contrário do que pensam alguns, continua sendo fundamental para o fortalecimento e a valorização das marcas. Assim, é importante cuidar da imagem de sua empresa junto ao público para que as estratégias de marketing digital tragam bons resultados para o seu negócio.

Hoje os consumidores não buscam apenas uma empresa que ofereça os produtos e serviços que eles desejam. Grande parte das pessoas procura marcas que possuam valores alinhados com os seus, que transmitam confiança e estejam preocupadas em apresentar um diferencial a seus clientes.

Dessa forma, você já deve ter percebido que é fundamental usar os recursos do marketing digital para se posicionar bem no mercado e se relacionar cada vez melhor com seu público-alvo. Em se tratando de ambiente digital, a melhor maneira de fazer isso é investindo em um site institucional elaborado a partir de estratégias bem definidas de SEO.

Se ainda não se convenceu de que seu site contribui de forma indiscutível para a promoção da sua marca, listamos aqui 4 estratégias de marketing institucional que vão ajudar seu plano de marketing digital trazer os melhores resultados para o seu negócio:

1. Não economize informações
O site institucional deve conter informações detalhadas a respeito da cultura, dos valores e da história de sua empresa. É assim que as pessoas ficam sabendo se a instituição é socialmente responsável, se apoia ações em defesa do meio ambiente, entre outros aspectos relevantes do nosso dia a dia.

Lembra que as pessoas estão buscando, cada vez mais, identificação com as marcas? Portanto, quanto mais informação, melhor. Foi-se o tempo em que o site só precisava ter nome da empresa e telefone de contato.

2. Invista em vídeos que comuniquem sua proposta de valor
Quem nunca ouviu aquela história de que não compramos produtos, mas sim benefícios? Proposta de valor nada mais é do que o motivo pelo qual alguém decide adquirir o produto ou o serviço que você oferece.

Para que seu público conheça sua proposta de valor, você pode e deve apostar em vídeos que transmitam a essência do seu negócio. E isso inclui desde peças publicitárias elaboradas até depoimentos de clientes que atestem o verdadeiro valor de sua marca.

Todos os vídeos utilizados em seu site, juntamente com as informações referentes à cultura e aos valores de sua empresa, devem ser amplamente divulgados em suas redes sociais, lembrando que este é um formato que gera uma quantidade de tráfego relevante nas mídias sociais.

3. Estude sua concorrência
Não custa nada dar uma olhadinha no que seus concorrentes estão fazendo, não é mesmo? Assim é possível identificar o que está agradando os consumidores e quais estratégias inovadoras você poderia adotar para atingir mais pessoas.

Já falamos aqui sobre a importância de conhecer a estratégia de conteúdo dos seus concorrentes, e o mesmo vale para a otimização do site como estratégia de marketing institucional. Estudar a concorrência vai ajudar a identificar possibilidades de apostar em ações de marketing digital específicas para promover sua imagem junto ao público.

4. Crie um blog dentro do site
Muita gente ainda pensa no site institucional como algo estático, que uma vez criado, não precisa de atualizações ou ações específicas de marketing, mas não é bem assim.

Uma importante estratégia de marketing digital aliada ao marketing institucional é criar um blog dentro do site de sua empresa, oferecendo conteúdo de qualidade para seu público e estreitando os laços com seus clientes.

Um blog ajuda a fortalecer a imagem de sua empresa junto ao público e a criar engajamento com sua marca à medida que as pessoas vão criando o hábito de interagir com suas publicações.

O conteúdo publicado no blog do seu site institucional pode e deve ser promovido em suas redes sociais, sendo esta uma estratégia de marketing digital indispensável para quem quer se destacar da concorrência.

E então? Concorda que marketing institucional tem tudo a ver com marketing digital? Se tiver dúvidas, comentários ou mais informações, compartilhe com a gente!

[/tm_pb_text][/tm_pb_column][/tm_pb_row][/tm_pb_section]

Open chat
Olá, podemos te ajudar?