Qualquer empresa que invista em um blog no seu site deseja que ele seja visto pelo maior número de pessoas e que apareça nos resultados de pesquisa do Google. Mas e quando isso não acontece? E quando você pesquisa e não encontra seu blog nos resultados de busca?
Fazer com que seu blog apareça nos resultados de pesquisa envolve muito trabalho e muita estratégia, afinal são inúmeras empresas que desejam ter maior destaque com os conteúdos publicados. Confira agora os principais motivos que podem estar fazendo com que seu blog não apareça no topo das pesquisas.
Blog recente
Se você criou seu blog recentemente, esse pode ser o motivo para que ele ainda não tenha um bom ranqueamento no Google. As estratégias de marketing de conteúdo produzem resultados em médio e longo prazos e, por isso, é normal que, se seu blog foi criado há pouco tempo, ele demore um tempo para aparecer nos resultados de pesquisa.
Relevância do conteúdo
Se o seu blog não foi criado recentemente, um outro motivo que pode estar prejudicando seus resultados nas pesquisas é por não ter um conteúdo de qualidade ou relevante para o seu público-alvo.
Um conteúdo de qualidade, além, é claro, de fazer um bom uso da língua portuguesa, deve ser original, precisa responder de forma clara e acessível as dúvidas e dores do público sobre a área de atuação da sua empresa.
Erro ao usar palavras-chaves
Um outro motivo que pode estar fazendo com que seu blog não apareça na pesquisa do Google é utilizar as palavras-chaves erradas. Por isso, antes de publicar conteúdos, é importante fazer pesquisas para entender quais palavras-chaves são relevantes para o seu negócio e quais atraem mais visitantes para o seu site.
Site não responsivo
Ter um site responsivo, ou seja, que permite uma boa resolução e melhorexperiência para o usuário independentemente do dispositivo que ele estiver usando, é fundamental para um bom posicionamento nas pesquisas.
Então, verifique se seu site está garantindo uma navegação satisfatória aos usuários, sem imagens pesadas e lentidão no carregamento, e corrija as falhas para obter melhores resultados.
Cópias de conteúdos
Como já dissemos aqui, o conteúdo do seu blog, além de ser relevante para o seu público, precisa ser original. Caso você tenha violado algum direito autoral, esse pode ser o motivo de você não estar alcançando bons resultados no Google.
Além disso, a cópia de conteúdos é vista negativamente pelos usuários e isso pode atrapalhar a sua credibilidade nos ranqueamentos.
Então, para resumir, as principais dicas para que seu site apareça na pesquisa do Google, são:
- Capriche na produção de conteúdo;
- Tenha um site responsivo;
- Aproveite as vantagens das técnicas SEO;
- Utilize palavras-chaves relevantes para o seu negócio;
- De forma alguma copie conteúdos;
- Aposte na divulgação do seu blog nas redes sociais.
Lembre-se de que a experiência do usuário conta muito para que o Google perceba a relevância do seu blog. É dessa forma que sua empresa melhora sua autoridade no mercado e conquista ainda mais seu público!