Se você tem uma empresa e quer que ela se destaque no mercado e alcance mais pessoas, uma das estratégias de marketing que você não pode deixar de usar são as palavras-chaves. Com um bom uso das palavras-chaves, é possível que você melhore o posicionamento da sua página nas pesquisas do Google, de forma orgânica, e alcance os resultados que você espera.
O uso dessa técnica precisa ser bem planejado para que o Google entenda a relevância da sua página para os usuários e possa te colocar nos primeiros resultados de uma busca. Mas como fazer isso? Como escolher as palavras-chaves ideais para o seu negócio? Vamos te ajudar!
Afinal, o que são palavras-chaves?
Antes de tudo, precisamos explicar o que são as tão faladas palavras-chaves. Elas fazem parte das técnicas de SEO – otimização para motores de busca – e são termos que os usuários utilizam para fazer uma pesquisa no Google, ou em outros motores de busca, podendo ser compostas de uma ou mais palavras.
As palavras-chaves são super importantes durante um planejamento demarketing de conteúdo para que mais pessoas possam conhecer sobre a sua empresa e tenham acesso aos seus produtos ou serviços. Mas ainda mais importante que usar, é saber escolher as palavras-chaves certas de acordo com o seu negócio.
Como escolher as palavras-chaves para a minha empresa?
O primeiro passo para escolher as palavras-chaves ideais é selecionar as que têm relevância para o seu nicho e também que estejam de acordo com o assunto do texto que será publicado no seu site. Além disso, confira outros pontos que você deve observar antes de escolher:
Defina sua persona
Não tem como falar de estratégias de marketing sem destacar a importância de definir uma persona. É essencial que você saiba o perfil das pessoas que você quer alcançar para que você consiga produzir um conteúdorealmente valioso e com a linguagem adequada para o seu público.
Analise a concorrência
Outro ponto importante é analisar seus concorrentes para saber o que eles têm feito. Dessa forma, você poderá identificar suas forças e fraquezas e criar oportunidades para que você consiga oferecer as melhores informações para solucionar as dúvidas do seu público.
Trace seus objetivos
Você precisa ter em mente quais são seus objetivos com a estratégia e quais os pontos que gostaria de reforçar sobre a sua empresa. Eles servirão como um guia de ações que você precisa tomar para alcançar seu público e farão com que você seja mais assertivo nas estratégias.
Aproveite as ferramentas disponíveis
Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a encontrar palavras-chaves relevantes e que tenham a ver com a sua empresa, como:
Google Keyword Planner: essa ferramenta possui um planejador de palavras-chaves gratuito e te mostra os dados referentes a elas, como número de pesquisa mensal e concorrência.
UberSuggest: ferramenta bastante parecida com a anterior, também gratuita, e que mostra diversas opções de palavras-chaves relacionadas à sua pesquisa.
Google Trends: por aqui você consegue ver os tópicos pesquisados pelos usuários no momento e com todos os dados sobre os termos, como quantidade de pesquisas.
As palavras-chaves devem ser incluídas ao longo do texto, sem exageros, para que você garanta a fluidez do seu conteúdo e ofereça a melhor experiência para os usuários durante a leitura.
Se precisar de ajuda para elaborar as melhores estratégias de marketing e escolher as palavras-chaves certas para o seu negócio, estamos à disposição. Entre em contato conosco!