5 Dicas de livros para empreendedores de sucesso

5 Dicas de livros para empreendedores de sucesso

Como ser um empreendedor de sucesso?

Seria ótimo se tivéssemos a resposta para esta pergunta, um livro de ouro do empreendedorismo ou um manual que nos mostrasse quais são as habilidades mais importantes para empreender.

Mas só sabemos que a jornada empreendedora passa por um caminho tortuoso, arriscado e repleto de surpresas. O segredo é saber aonde se quer chegar, persistir, definir planos consistentes e trabalhar com coragem e determinação.

Fato é que empreendedores não são apenas aquelas pessoas que têm uma ideia totalmente nova e mudam o mercado de uma hora para outra. Não é preciso ser nenhum Steve Jobs para empreender.

Você, que um dia sonhou ter uma loja de roupas, uma padaria ou uma agência de marketing como nós, passou por altos e baixos, e continua buscando inovações para manter o seu negócio competitivo, é um empreendedor de sucesso.

E para que seu negócio se mantenha sólido e continue crescendo, você precisa investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional. E nem precisa gastar milhões para desenvolver habilidades que fazem a diferença no seu dia a dia.

Há muitos livros que trazem conhecimentos valiosos a respeito das competências que você precisa desenvolver ou potencializar para garantir o sucesso do seu negócio. Quer ver como os livros podem te ajudar?

Preparamos uma lista com 5 livros que todo empreendedor devia ler para melhorar sua performance e conquistar excelentes resultados nos negócios.

1. Resiliência: como superar pressões e adversidades no trabalho

Como dissemos no início deste texto, a jornada do empreendedor é cheia de desafios, e uma das competências mais importantes para vencer os obstáculos do caminho é a resiliência.

Neste livro, Ricardo Piovan nos mostra que resiliência é a capacidade de passar por situações de grande estresse sem se destruir emocionalmente, transformando sofrimento em competência.

A leitura desta obra nos ensina que resiliência é uma habilidade, e não um dom, portanto, pode ser aprendida e desenvolvida por qualquer pessoa. O autor dá exemplos de comportamentos de pessoas resilientes e exercícios para descobrir o seu nível de resiliência.

2. O gestor eficaz

É impossível empreender sem estar preparado para fazer a gestão do seu negócio, e isso envolve tomada de decisão, liderança de equipes e projetos, entre outras atividades.

Neste livro, Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, nos ensina que eficácia também pode ser aprendida. A boa notícia é que todo gestor pode ser eficaz.

Com esta leitura, você vai aprender o que é, de fato, um gestor; quais são as quatro realidades que o levam à ineficácia; qual é a pergunta mais importante que um gestor deve fazer; e como desenvolver as cinco principais habilidades para se tornar um gestor eficaz.

3. As armas da persuasão: como influenciar e não se deixar influenciar

Não importa qual seja sua área de atuação, se você vende alguma coisa, este livro de Robert Cialdini é leitura obrigatória. Nele você vai conhecer os seis princípios psicológicos básicos que governam o comportamento humano ao tomar uma decisão.

Cada princípio é discutido em termos de sua função na sociedade e de como um profissional da persuasão usa seu poder para conquistar o “sim” das pessoas com quem se relaciona pessoal e profissionalmente.

Ficou curioso para saber quais são os seis princípios? Vamos lá: reciprocidade, compromisso e coerência, aprovação social, afeição, autoridade e escassez. Mas para entender cada um deles, só lendo o livro.

4. A coragem de ser imperfeito

Se você acha que empreender é um ato de coragem, não pode deixar de ler este livro, em que Brené Brown demonstra, com base em muitas pesquisas, que a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem.

A moral da história é que as pessoas que têm medo de correr riscos e de fracassar acabam não experimentando nada novo e, com isso, perdem a chance de realizar os seus sonhos.

Quem é empreendedor sabe que é preciso ter muita coragem e ousadia para errar quantas vezes forem necessárias até alcançar o resultado esperado.

5. Garra: o poder da paixão e da perseverança

Não tem outro jeito. Sem paixão e perseverança, ninguém consegue ir muito longe na jornada empreendedora. À mistura dessas duas características, Angela Duckworth dá o nome de “garra” – a capacidade de perseverar e produzir resultados além do puro talento, da sorte ou das eventuais derrotas.

Neste livro, Duckworth desmistifica a ideia de que é preciso ser dotado de uma certa “genialidade” para alcançar o sucesso. Para ela, o segredo do sucesso é a garra.

Habilidades dos empreendedores de sucesso

Todos esses livros falam de características fundamentais para qualquer pessoa que queira colocar ideias em prática, realizar sonhos e concretizar planos em todas as áreas da vida.

Afinal, resiliência, eficácia, persuasão, coragem e perseverança são características de quem está preparado para vencer os desafios da vida, que são bem parecidos com os que encontramos no mundo dos negócios.

Além de desenvolver essas habilidades emocionais, é preciso contar com as competências técnicas de cada área de atuação e com aquelas que são comuns a todos os segmentos.

Não vamos nos estender nesse assunto aqui, porque você, que acompanha nossas publicações, já sabe que qualquer negócio atualmente precisa estar bem posicionado no ambiente digital, por exemplo.

Também sabe que estratégias de marketing bem definidas são fundamentais para melhorar vendas, o que inclui ter um site bem desenvolvido e estar presente nas redes sociais.

Dicas para ajudar o seu negócio a se destacar no ambiente digital, você encontra em muitos artigos do nosso blog.

Ao trazer essas dicas de livros, queremos reforçar a importância do desenvolvimento pessoal para o crescimento do seu negócio e deixar claro que não existem fórmulas mágicas para alcançar o sucesso.

Aqui, na Recriativi, acreditamos que tudo depende de muito trabalho, persistência e aperfeiçoamento contínuo. E achamos que você também. Por isso, deixamos uma dica valiosa para o final.

Se o seu problema é tempo para ler tudo o que gostaria, ouvir o resumo do livro pode ajudar. E já existe um podcast exclusivo e gratuito para isso. É o ResumoCast, que traz resumos de livros de desenvolvimento pessoal com comentários relevantes e, em alguns casos, até entrevistas com os autores.

Agora, a pergunta que não quer calar: para você, qual é a fórmula do sucesso? Conte pra gente nos comentários 😉