Vender serviços online: o que fazer para conquistar mais clientes

Vender serviços online

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Como vender serviços pela internet? Se você é um prestador de serviços, e seu negócio não tem a ver com venda de produtos, pode ser que você já tenha se feito essa pergunta.

Quando se fala em vendas online, é comum que as pessoas pensem em produtos digitais ou físicos em uma loja virtual, por exemplo.

Há quem pense que a internet é um bom lugar para divulgar serviços, mas que é impossível usar os recursos disponíveis na rede para oferecer e vender serviços.

E também há muita gente que já sabe que vender serviços na internet é um processo bem parecido com a venda de produtos online.

Você se encaixa em qual perfil?

Seja qual for o seu nível de conhecimento e área de atuação, vale a pena conferir alguns detalhes fundamentais para conquistar mais clientes online. Vem com a gente saber mais.

Você sabe o que você vende?

Não importa se você é contador, arquiteto ou advogado, se o seu negócio é prestação de serviços, você vende seu tempo, sua experiência, seu conhecimento.

Quando um cliente te procura, ele não quer apenas que você faça a contabilidade da empresa, o projeto de uma casa ou que o represente em uma audiência.

O que o cliente quer realmente é: não ter dor de cabeça com o governo, realizar um sonho e se livrar de qualquer problema com a Justiça.

Assim, o que você precisa oferecer para as pessoas não são serviços simplesmente. É preciso vender soluções para seus problemas. E a internet pode ser um ótimo canal para fazer isso acontecer.

Como oferecer serviços na internet?

Você pode até começar usando somente as redes sociais, como Instagram, Facebook e LinkedIn, mas para transmitir mais credibilidade, talvez seja interessante criar um site.

É pelo site que as pessoas vão saber quem você é, quais são suas competências, sua experiência na área e principalmente quais são os problemas que você se propõe a resolver.

Para tanto, é essencial conhecer a fundo as necessidades dos seus clientes e mostrar os benefícios que os seus serviços podem trazer para a vida deles.

O site pode ser simples, mas precisa ser um site responsivo, e é essencial que o conteúdo seja elaborado para demonstrar sua autoridade na área.

Uma boa estratégia é mostrar resultados: número de serviços prestados, depoimentos de clientes, portfólio, entre outros dados que convençam o cliente a escolher você, e não um concorrente.

Exemplo disso é o nosso artigo Como funciona o marketing digital na Recriativi, no qual mostramos exatamente o que fazemos para que nossos clientes apareçam na primeira página do Google.

Além disso, você deve estar presente nas redes sociais, oferecendo conteúdo de qualidade para sua audiência e investindo na construção de um relacionamento com as pessoas.

Ter um blog vinculado ao site é uma excelente ferramenta para construir autoridade na internet. Também vale fazer lives, postar vídeos, fotos, mas sempre entregar valor para as pessoas.

Mesmo que a pessoa não compre seu serviço de imediato, é importante que ela sinta que aprende com você, que seu conteúdo traz algum valor para a vida dela.

À medida que este relacionamento vai se estreitando, a confiança vai aumentando e, na primeira oportunidade de comprar o serviço que você oferece, você será o escolhido.

É possível transformar o serviço em produto?

Se o que você vende é conhecimento, que tal transformá-lo em um curso online ou um livro? Essas são apenas duas das formas que você tem de “empacotar” os seus serviços.

Vamos supor que você seja um professor particular de qualquer disciplina. Você pode gravar videoaulas com os temas mais difíceis para os estudantes e vender um curso com 12 aulas por exemplo.

Nesse caso, o valor cobrado deve ser menor do que o preço do serviço prestado individualmente, pois o número de pessoas atingidas é maior.

A entrega do produto (curso) é feita em uma plataforma específica, mediante a liberação de acesso com login e senha, e o pagamento também é efetuado online.

Nem todo mundo se sente à vontade para gravar vídeos. Se este é o seu caso, você pode optar pelo livro, que pode ser digital ou físico.

Não vamos entrar em detalhes de quais etapas seguir para publicar um livro, pois nosso foco aqui é apenas mostrar as possibilidades de transformar serviços em produtos, ok?

Dica de ouro: não espere pelo mundo ideal

Não importa se você está começando a trabalhar com prestação de serviços ou se já está no mercado e ainda não pensou em vender serviços na internet: a hora é agora.

Mesmo que ainda não tenha um site e um perfil ideal nas redes sociais, conte para todos os amigos, parentes, conhecidos e contatos o que você está fazendo.

Nessa hora, não tem porque guardar segredo. Mostre para todo mundo quais problemas você já consegue resolver, ao mesmo tempo em que cria um site de qualidade e começa a produzir conteúdo relevante.

É importante fazer tudo ao mesmo tempo para que quando seu site estiver no ar, as pessoas já conheçam seu trabalho e comecem a recomendar seus serviços.

Tudo acontece na internet

Se até consulta médica, as pessoas fazem com o Dr. Google, você ainda tem dúvidas de que vender serviços pela internet dá resultado?

Brincadeiras à parte, talvez uma boa estratégia para tomar a decisão de começar a oferecer seus serviços online seja fazer uma busca no Google e ver como seus concorrentes estão agindo.

Depois de decidir, lembre-se: na internet ou no mundo real, o cliente busca qualidade, segurança, credibilidade e bom atendimento.

Se você oferece tudo isso, com certeza já pode começar a pensar num bom plano de marketing e investir no mundo digital.

Agora, queremos saber qual é o seu perfil: já vende serviços online ou está pensando nisso? Comente com a gente. Quem sabe podemos te ajudar 🙂

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