Tendências de Marketing Digital para 2019

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Por Larissa Poma

Você também está com aquela sensação de que este ano voou?

Nesses trezentos e tantos dias, você se inscreveu para receber zilhões de newsletters que não consegue ler, viu Mark Zuckerberg ter de se explicar várias vezes por conta de vazamentos de informações do Facebook, começou a usar todos os novos recursos do Instagram e do Whatsapp, soube do lançamento do primeiro celular dobrável do mercado, e vamos parar por aqui, porque este não é um artigo de retrospectiva tecnológica de 2018.

A verdade é que no fim do ano, muita gente já quer saber no que apostar nos próximos trezentos e sessenta e cinco dias, e nós estamos aqui para isso: dizer quais são as principais tendências de marketing digital para 2019.

Estão dizendo por aí que o futuro do marketing digital é promissor e que a produção de conteúdo relevante continuará reinando absoluta entre todas as ações recomendadas para manter o público engajado e cada vez mais fiel a sua marca, e consumindo seus produtos e serviços.

Para que você possa se planejar de forma mais assertiva e pensar com carinho em tudo o que pode fazer para conseguir resultados positivos para o seu negócio no ano que vem, vamos listar as 5 tendências de marketing digital para 2019 mais citadas por especialistas no assunto.

1. Marketing de influência
Se tem uma coisa chata na Internet são aqueles anúncios que surgem do nada na sua tela no meio de uma pesquisa ou de uma simples leitura de notícia. Pois é, grande parte das pessoas já usa bloqueadores de anúncios, e embora eles tenham algum valor, muita gente prefere comprar serviços e produtos recomendados pelos chamados influenciadores digitais.

Quando falamos de influenciadores não nos referimos só a pessoas famosas em sua área de atuação, mas também a profissionais que se destacam em um nicho específico de mercado. Essa estratégia de marketing digital é muito eficiente por levar em conta algo que todo mundo preza em suas relações: a confiança.

Sendo assim, é muito mais fácil, por exemplo, você se matricular num curso recomendado por uma pessoa que você admira, comprar um produto orgânico de alguém que é referência neste mercado e assim por diante.

2. Conteúdo em vídeo
Quantas vezes você já ouviu falar que determinado vídeo viralizou na Internet? Sim. Já não é novidade para ninguém que muita gente prefere ver um vídeo a ler artigos em um blog ou posts nas redes sociais.

Pensando em atingir essa parte do público, o marketing de vídeo traz resultados, expressivos quando bem utilizado. Isso porque não adianta produzir vídeos que não tenham nada a ver com o que os consumidores querem. Ou seja, novamente o que conta é a relevância do conteúdo.

O poder do marketing de vídeo foi comprovado por uma pesquisa da HubSpot que garante: incluir um vídeo em um e-mail aumenta a taxa de cliques em até 300%, e colocar conteúdo nesse formato em uma landing page eleva a taxa de conversão em 80%.

A quantidade de tráfego gerada pelos vídeos também tem contribuído para que as pessoas apostem cada vez mais nas lives. Transmitir eventos ao vivo, fazer webinários com dia e horário marcados são importantes estratégias de marketing digital para manter o engajamento.

3. Pesquisas por voz
Ok, Google! Essa é uma frase que já faz parte do dia a dia de muitos usuários de smartphones. Afinal, acho que todos concordam que é mais rápido e fácil falar com o Google do que escrever.

A tendência é que, cada vez mais, as pessoas usem a voz para fazer suas pesquisas em sites de busca. Por isso, suas ações de marketing digital devem levar em consideração o que seus prováveis clientes falam ao fazer uma consulta.

Isso significa que seu site deve estar otimizado para captar a mensagem das pessoas que falam – e não digitam – quando procuram informações na Internet. É muito provável que em 2019 o uso da voz fique mais constante. Portanto, mais do que responder, seu site deve estar preparado para conversar com seus clientes.

4. Realidade virtual e aumentada
Quem pensa que realidade virtual (RV) e aumentada (AR) é coisa de videogames está muito enganado. Embora tenham ganhado destaque com os jogos digitais, elas vêm se tornando uma estratégia de marketing importantíssima para melhorar a experiência de compra dos consumidores.

As vantagens dessas tecnologias vão desde possibilitar que um cliente conheça todos os detalhes de um carro sem precisar ir à concessionária até escolher produtos em um e-commerce como se estivesse na loja.

Atualmente as pessoas estão em busca de experiências, e essas tecnologias são uma ótima estratégia para atender o cliente e engajá-lo com produtos e serviços oferecidos por grandes e pequenas empresas.

5. Big Data
Em 2019, o big data continua em alta. Isso porque analisar um grande volume de dados e extrair informações continua sendo muito importante para traçar as melhores estratégias de marketing e tomar as melhores decisões para o seu negócio.

A análise de dados é fundamental para definir perfil de cliente, administrar melhor o funil de vendas e personalizar ainda mais as soluções oferecidas para seu público, o que permite maior satisfação e experiências mais interessantes para os consumidores.

Vivendo num mundo em que informação vale ouro, conhecer essas tendências é essencial para acompanhar as mudanças que ocorrem de forma cada vez mais veloz e adaptar suas estratégias de marketing digital para 2019.

Agora, se você ainda nem começou a planejar o próximo ano, fica aqui um conselho: não deixe isso para amanhã. Na Recriativi, o ano não começa só depois do carnaval. Vamos juntos fazer 2019 um ano incrível para o seu negócio?

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Por Larissa Poma

Você também está com aquela sensação de que este ano voou?

Nesses trezentos e tantos dias, você se inscreveu para receber zilhões de newsletters que não consegue ler, viu Mark Zuckerberg ter de se explicar várias vezes por conta de vazamentos de informações do Facebook, começou a usar todos os novos recursos do Instagram e do Whatsapp, soube do lançamento do primeiro celular dobrável do mercado, e vamos parar por aqui, porque este não é um artigo de retrospectiva tecnológica de 2018.

A verdade é que no fim do ano, muita gente já quer saber no que apostar nos próximos trezentos e sessenta e cinco dias, e nós estamos aqui para isso: dizer quais são as principais tendências de marketing digital para 2019.

Estão dizendo por aí que o futuro do marketing digital é promissor e que a produção de conteúdo relevante continuará reinando absoluta entre todas as ações recomendadas para manter o público engajado e cada vez mais fiel a sua marca, e consumindo seus produtos e serviços.

Para que você possa se planejar de forma mais assertiva e pensar com carinho em tudo o que pode fazer para conseguir resultados positivos para o seu negócio no ano que vem, vamos listar as 5 tendências de marketing digital para 2019 mais citadas por especialistas no assunto.

1. Marketing de influência
Se tem uma coisa chata na Internet são aqueles anúncios que surgem do nada na sua tela no meio de uma pesquisa ou de uma simples leitura de notícia. Pois é, grande parte das pessoas já usa bloqueadores de anúncios, e embora eles tenham algum valor, muita gente prefere comprar serviços e produtos recomendados pelos chamados influenciadores digitais.

Quando falamos de influenciadores não nos referimos só a pessoas famosas em sua área de atuação, mas também a profissionais que se destacam em um nicho específico de mercado. Essa estratégia de marketing digital é muito eficiente por levar em conta algo que todo mundo preza em suas relações: a confiança.

Sendo assim, é muito mais fácil, por exemplo, você se matricular num curso recomendado por uma pessoa que você admira, comprar um produto orgânico de alguém que é referência neste mercado e assim por diante.

2. Conteúdo em vídeo
Quantas vezes você já ouviu falar que determinado vídeo viralizou na Internet? Sim. Já não é novidade para ninguém que muita gente prefere ver um vídeo a ler artigos em um blog ou posts nas redes sociais.

Pensando em atingir essa parte do público, o marketing de vídeo traz resultados, expressivos quando bem utilizado. Isso porque não adianta produzir vídeos que não tenham nada a ver com o que os consumidores querem. Ou seja, novamente o que conta é a relevância do conteúdo.

O poder do marketing de vídeo foi comprovado por uma pesquisa da HubSpot que garante: incluir um vídeo em um e-mail aumenta a taxa de cliques em até 300%, e colocar conteúdo nesse formato em uma landing page eleva a taxa de conversão em 80%.

A quantidade de tráfego gerada pelos vídeos também tem contribuído para que as pessoas apostem cada vez mais nas lives. Transmitir eventos ao vivo, fazer webinários com dia e horário marcados são importantes estratégias de marketing digital para manter o engajamento.

3. Pesquisas por voz
Ok, Google! Essa é uma frase que já faz parte do dia a dia de muitos usuários de smartphones. Afinal, acho que todos concordam que é mais rápido e fácil falar com o Google do que escrever.

A tendência é que, cada vez mais, as pessoas usem a voz para fazer suas pesquisas em sites de busca. Por isso, suas ações de marketing digital devem levar em consideração o que seus prováveis clientes falam ao fazer uma consulta.

Isso significa que seu site deve estar otimizado para captar a mensagem das pessoas que falam – e não digitam – quando procuram informações na Internet. É muito provável que em 2019 o uso da voz fique mais constante. Portanto, mais do que responder, seu site deve estar preparado para conversar com seus clientes.

4. Realidade virtual e aumentada
Quem pensa que realidade virtual (RV) e aumentada (AR) é coisa de videogames está muito enganado. Embora tenham ganhado destaque com os jogos digitais, elas vêm se tornando uma estratégia de marketing importantíssima para melhorar a experiência de compra dos consumidores.

As vantagens dessas tecnologias vão desde possibilitar que um cliente conheça todos os detalhes de um carro sem precisar ir à concessionária até escolher produtos em um e-commerce como se estivesse na loja.

Atualmente as pessoas estão em busca de experiências, e essas tecnologias são uma ótima estratégia para atender o cliente e engajá-lo com produtos e serviços oferecidos por grandes e pequenas empresas.

5. Big Data
Em 2019, o big data continua em alta. Isso porque analisar um grande volume de dados e extrair informações continua sendo muito importante para traçar as melhores estratégias de marketing e tomar as melhores decisões para o seu negócio.

A análise de dados é fundamental para definir perfil de cliente, administrar melhor o funil de vendas e personalizar ainda mais as soluções oferecidas para seu público, o que permite maior satisfação e experiências mais interessantes para os consumidores.

Vivendo num mundo em que informação vale ouro, conhecer essas tendências é essencial para acompanhar as mudanças que ocorrem de forma cada vez mais veloz e adaptar suas estratégias de marketing digital para 2019.

Agora, se você ainda nem começou a planejar o próximo ano, fica aqui um conselho: não deixe isso para amanhã. Na Recriativi, o ano não começa só depois do carnaval. Vamos juntos fazer 2019 um ano incrível para o seu negócio?

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