Conheça alguns termos técnicos utilizados no desenvolvimento de um site

desenvolvimento de sites

[tm_pb_section admin_label=”section”][tm_pb_row admin_label=”row” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” use_grid_padding=”on” width_unit=”on” padding_mobile=”off” custom_margin=”|||90px” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” column_padding_mobile=”on”][tm_pb_column type=”4_4″][tm_pb_text admin_label=”Text” text_orientation=”justified” max_width=”80%” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Se você decidiu investir na criação, atualização ou desenvolvimento de um site para a sua empresa, mas tem dúvidas em relação a alguns termos técnicos, esse glossário produzido pela equipe da Recriativi pode te ajudar.

1. O que é hospedagem de um site? A Recriativi recomenda alguma hospedagem?
A hospedagem cuida do armazenamento de todas as informações necessárias para manter um site no ar. Recomendamos que você pesquise os planos dos servidores de hospedagem mais conhecidos e escolha o que melhor se adeque às necessidades da sua empresa.

2. O que é backup? Como fazer backup do meu site?
O backup é uma cópia de segurança de todo o conteúdo e estrutura do seu site. Para realizá-lo é necessário entrar em contato diretamente com o servidor de hospedagem, que é o responsável por todos os arquivos do site.

3. O meu site está com lentidão ou fora do ar, como proceder?
O servidor de hospedagem também é o responsável pela navegabilidade do site, ou seja, a forma como ele carrega em cada dispositivo pelo qual é acessado. A Recriativi não tem relação com essas questões técnicas, sendo responsável apenas pelo desenvolvimento do site.

4. O que é registro de domínio? Se eu não tenho um, como devo proceder?
O primeiro passo para criar um site é escolher qual será o “nome” dele, que neste caso chamamos de “domínio”. Há diversos sites que oferecem o serviço de registro de domínio, confira.

5. Como armazenar de maneira segura os dados do registro e hospedagem do meu site?
É importantíssimo que você tenha sempre à mão todos os dados de acesso ao Painel de Controle tanto do site em que registrou o domínio como do servidor de hospedagem. Por isso, sugerimos que os anote no bloco de notas do computador e salve em uma pasta segura, envie por e-mail ou marque no celular em uma área que somente você acessa.

6. O que é FTP?
A sigla FTP se refere ao File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos). Trata-se de um meio de transferir arquivos do site para o servidor de hospedagem e deve ser criado junto com a hospedagem.

7. O que é SEO?
A sigla SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) e trata-se de uma técnica que utiliza palavras-chave no desenvolvimento do site para que ele seja encontrado pelas ferramentas de busca. Acesse os 12 termos de marketing digital indispensáveis para você entender mais sobre esse assunto.

8. O que é palavra-chave?
São os termos pelos quais os produtos ou serviços da sua empresa são pesquisados com maior frequência nas ferramentas de busca. Sabendo-se a incidência desses termos, é possível ajudar o site a ser encontrado com mais facilidade pelos clientes. Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o artigo sobre estratégias de marketing fundamentais para aumentar as suas vendas.

9. O que é Google Ads?
O Google Ads é uma ferramenta que permite que o site da empresa apareça como anúncio para os clientes quando eles pesquisarem por termos pré-definidos na pesquisa do Google e no Google Maps.

10. A Recriativi trabalha com Google Ads?
Não, mas caso o cliente queira desenvolver anúncios via Google Ads temos um parceiro que executa o serviço e podemos trabalhar em conjunto para elaboração da campanha através de estratégias de marketing bem elaboradas.

11. O que é Google Analytics?
Trata-se de uma ferramenta disponibilizada pelo Google em que é possível ter contato com os dados de acesso do site. Para criação de um perfil, após o registro do domínio do seu site, é necessário ter uma conta cadastrada no Google com acesso a um e-mail do Gmail e esses dados precisam ser encaminhados para a Recriativi para instalação do código no site. A Recriativi não faz medição de acessos.

12. Quero criar uma conta de e-mail corporativo com a extensão do meu domínio, como faço?
A criação de e-mails com o domínio registrado é um serviço oferecido pela maior parte dos servidores de hospedagem, mas é preciso checar se não haverá custos extras. A Recriativi recomenda que a criação das contas de e-mail seja feita por profissionais de TI especializados no assunto.

13. O que é certificado SSL?
A sigla SSL significa Secure Sockets Layer e refere-se a um certificado de segurança digital que permite a comunicação criptografada entre um site e um navegador.

A Recriativi não se responsabiliza por esse serviço e recomenda que o SSL seja contratado e instalado antes do desenvolvimento do site para evitar problemas junto à hospedagem. Em caso de contratação após o desenvolvimento do site, não será de responsabilidade da Recriativi, caso o site sofra alguma intercorrência de acesso, lentidão, entre outros.

14. O que é plataforma WordPress?
O WordPress é um sistema livre e aberto de gestão de conteúdo para internet e é a plataforma utilizada pela Recriativi para o desenvolvimento de todos os sites.

15. Vou poder atualizar meu site quando quiser?
A plataforma WordPress concede acesso à área para administradores, conhecida como ADMIN, que é utilizada para acessar e fazer a manutenção do site. No entanto, a Recriativi não se responsabiliza por alterações realizadas na estrutura do site, caso o cliente opte por atualizar seus próprios arquivos.

Se o cliente não tem conhecimento, é melhor deixar para profissionais realizarem as alterações. O valor do desenvolvimento do site não contempla tutoriais ou explicações de como atualizar a estrutura.

Continue a navegação em nosso Blog da Recriativi para ler outros artigos relacionados ao desenvolvimento de sites outros assuntos que poderão agregar diversas informações úteis para o seu negócio.

[/tm_pb_text][/tm_pb_column][/tm_pb_row][/tm_pb_section]

Open chat
Olá, podemos te ajudar?