Afinal, o que é SEO?
Uma boa estratégia de SEO, sigla de Search Engine Optimization, permite com que seu site apareça nas primeiras posições de uma busca orgânica no Google. Quer entender o que é e qual a importância do SEO na criação de um conteúdo? Continue a leitura do artigo!
SEO é a sigla de Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para Mecanismos de buscas. É uma estratégia utilizada como forma de aumentar os acessos de um site, fazendo com que os motores de buscas deem preferência por essas páginas no topo dos seus resultados.
Quem não quer que seu site apareça nas primeiras posições do Google de uma busca orgânica? Uma boa estratégia de SEO te permite isso! Por isso, neste artigo vamos te mostrar algumas dicas fundamentais para você chegar ao topo do Google e aumentar suas chances de conversão. Confira!
O que o Google leva em consideração em um site?
O Google utiliza três processos para identificar a relevância de um site. São eles:
- Rastreamento: os robôs do Google, chamados de Googlebot, rastreiam os conteúdos, seguindo os caminhos que os links apontam para enviar novas páginas e atualizações;
- Indexação: as páginas rastreadas são indexadas, ou seja, elas são processadas pelos Googlebot que as incluem no índice do buscador, onde ficam organizadas conforme cada informação coletada na etapa do rastreamento;
- Rankeamento: toda vez que um usuário faz uma pesquisa no Google, ele exibe os resultados mais relevantes para responder a dúvida daquele usuário.
O que é SEO e qual a sua importância?
SEO é um conjunto de estratégias que influenciam os algoritmos do Google, fazendo com que o seu site, blog ou loja virtual seja otimizado e apareça nos resultados de buscas realizadas na internet.
É uma das principais estratégias do Marketing Digital e é muito importante, pois permite que sua página ganhe autoridade no mercado e receba mais visitantes, aumentando, assim, suas chances de conversões.
Como utilizar a estratégia de SEO?
Você precisa definir seus objetivos ao otimizar seu site, seja para aumentar o tráfego orgânico, para gerar mais leads, educar o mercado e outros, e é imprescindível que o seu conteúdo seja relevante para o seu público.
Além disso, é necessária uma ferramenta básica de SEO, como o Google Analytics ou o Google Search Console, para te ajudar no diagnóstico da situação atual, fazer as primeiras otimizações e começar o acompanhamento dos efeitos de cada ação.
Uma estratégia de SEO, normalmente, gera resultados no médio e longo prazo, mas é um retorno mais sustentável ao longo do tempo.
A utilização de palavras-chaves é uma das principais ferramentas de SEO e Marketing de Conteúdo, pois permite a identificação de oportunidades e a definição de prioridades durante a produção de conteúdo.
As palavras-chaves devem ser relacionadas à sua área de atuação, devem representar o conteúdo do artigo e você pode utilizar as ferramentas de SEO para obter ideias. O tamanho do conteúdo, o volume de postagem e a escaneabilidade da página também impactam no rankeamento do algoritmo.
Agora que você já sabe o que é e qual a importância do SEO, entre em contato conosco que podemos ajudá-lo no sucesso do seu negócio. Estamos à disposição!