Se você é uma pessoa antenada e sabe a importância de estar presente no mundo digital, provavelmente sua empresa já possui redes sociais e site e está cadastrada no Google Meu Negócio (esperamos que sim!).
Mas sua empresa já tem cadastro no Reclame Aqui? Infelizmente, muitas empresas ainda têm um certo receio em se cadastrar no Reclame Aqui por ser uma ferramenta onde os consumidores podem deixar suas reclamações e opiniões sobre as empresas.
Porém, ao contrário do que muitos pensam, o Reclame Aqui pode trazer inúmeras vantagens tanto para os consumidores quanto para as empresas. Por isso, continue a leitura e descubra os benefícios de ter um cadastro no Reclame Aqui!
Como funciona o Reclame Aqui?
No Reclame Aqui, os consumidores podem publicar alguma reclamação ou opinião sobre determinada empresa e elas vão ganhando uma reputação que varia conforme o atendimento realizado e a solução dos problemas.
As principais métricas para determinar a reputação das empresas são:
- Índice de Resposta (IR): que nada mais é do que a porcentagem de reclamações respondidas pela empresa;
- Média de Avaliação dos Consumidores (MA): são consideradas apenas as reclamações finalizadas e avaliadas;
- Índice de Solução (IS): também consideram as reclamações finalizadas e avaliadas, porém, a porcentagem refere-se aos problemas que os consumidores avaliam como resolvidos;
- Índice de Novos Negócios (IN): no final das avaliações, os consumidores informam se eles voltariam a fazer negócios com a empresa.
Por que sua empresa deve estar presente no Reclame Aqui?
Temos a certeza de que você se dedica para oferecer os melhores produtos e um atendimento de excelência aos seus clientes, certo? Porém, é impossível agradar a todos e, por isso, temos que aprender a ouvir os feedbacks negativos e pensar em alguma forma de solucionar os problemas da melhor maneira.
E é aí que entra o Reclame Aqui: ele permite que você tenha um contato direto com os clientes que tiveram uma experiência ruim e possibilita mais uma chance para você conquistá-los.
As principais vantagens de ter um cadastro no Reclame Aqui para sua empresa são:
Credibilidade e confiança
Hoje em dia é comum os consumidores pesquisarem bem antes de adquirir algum produto ou contratarem um serviço.
Através da sua página no Reclame Aqui, eles terão acesso a depoimentos de pessoas que tiveram alguma experiência com a sua empresa, além de todos os dados da sua empresa, como CNPJ, informações de contato, etc., aumentando a sua credibilidade e confiança.
Melhora a sua reputação
Como dissemos, é impossível agradar a todos, mas a forma como sua empresa lida com os feedbacks negativos pode fazer total diferença na sua reputação.
Por isso, é muito importante que você dê atenção a cada reclamação e tente resolver da melhor forma possível, pois isso conta muito para a reputação da sua marca.
Pode gerar clientes leais
Mesmo após uma experiência negativa, ao prestar um atendimento de excelência, dando atenção e buscando uma solução para o problema relatado, é possível transformar um cliente insatisfeito em um cliente fiel, uma vez que ele perceberá seu esforço e cuidado para resolver a situação.
Entendeu a importância de ter um cadastro no Reclame Aqui para sua empresa? Conte com a nossa ajuda para deixar sua página ainda mais profissional e passar maior credibilidade aos consumidores!