Nem todas as redes sociais existentes são adequadas para divulgar sua empresa. Saiba mais!
Por: Luciana Almeida
Os sites de relacionamento tem se tornado um dos principais canais de comunicação com clientes. Neles, é possível mostrar os produtos, serviços oferecidos e interagir com todos, pois é lá que as pessoas estão conectadas. De acordo com dados da Strategy Analytics, de 2015, mais de dois bilhões de pessoas, ou 31 dos habitantes do planeta estão conectados por redes sociais.
Fazer uso das redes sociais para o seu negócio não é apenas criar um perfil em determinado canal. Nem todas as redes possuem o mesmo público e nem sempre estar em todas elas faz com que você ganhe novos consumidores. É preciso saber identificar qual a melhor para sua empresa, planejar conteúdo, montar estratégias e analisar dados.
De acordo com Adriano Campos, consultor de marketing do Sebrae-SP, os empresários devem fazer um estudo de quais redes sociais realmente podem aumentar a relevância do negócio no meio digital e ressalta que não há necessidade de estar presente em todas. “É um erro comum pensar que quantidade traz relevância.” (Fonte: SEBRAE)
Abaixo, listamos algumas das mídias sociais mais utilizadas pelas empresas:
FACEBOOK – De acordo com o balanço de 2016 divulgado pelo CEO do Facebook, Mark Zuckeberg, a rede social conta com mais de 1,5 bilhões de usuários por mês, no mundo todo. Para se ter uma vaga ideia, essa quantia é maior que a população estimada da China, país mais populoso do mundo. A rede é referência quando se trata de social media e seus usuários, tanto no profissional quanto no pessoal. Assim, é possível dizer que praticamente todo tipo de conteúdo digital se encaixa perfeitamente ao Facebook.
YOUTUBE – O que era apenas uma plataforma de upload de vídeos em meados dos anos 2000 (quando foi criado), tornou-se a principal fonte de entretenimento e informação da internet. Cerca de 4 bilhões de vídeos são vistos diariamente no site, que conta com mais de um bilhão de usuários. No YouTube, encontra-se praticamente de tudo: vídeo aulas, vídeos de gatos, culinária, dicas de beleza, coberturas de eventos, música, trailers, e muito mais.
Por que sua empresa não pode estar no meio disso? Os clássicos anúncios estão migrando progressivamente das TVs para a web e o YouTube é o grande responsável por isso. O site oferece ferramentas para mensurar as visualizações e o alcance da publicidade, algo que é bem limitado na televisão, além de oferecer mais interatividade e permitir que anúncios de interesse sejam exibidos para os usuários.
INSTAGRAM – Rede social favorita dos blogueiros, artistas e influenciadores digitais, o Instagram é uma verdadeira tendência para seus usuários. A rede social de compartilhamento de fotos, que começou em 2010, já é a segunda em número de internautas no mundo e não para de incorporar novidades à sua plataforma. Segundo a Content Trends 2016, a rede social que apresentou maior crescimento em adesão pelas empresas foi o Instagram, passando de 42% de adoção para 47,9% e se tornando a segunda colocada em preferência pelas marcas no Brasil.
GOOGLE + – O Google + é a rede social da gigante da internet. Em um primeiro momento, foi visto como uma opção frente ao Facebook e, apesar de não ser tão movimentado quanto, ainda assim é uma das redes sociais mais utilizadas por empresas. Isso se dá, principalmente, pelo potencial de indexação que a rede oferece. Basicamente tudo o que você posta em uma página do Google + for Business será imediatamente incorporado às pesquisas do Google. Significa mais chances do conteúdo criado pela sua empresa ficar bem ranqueado nas pesquisas. Então o grande trunfo de usar o Google+ é o benefício que ele traz para sua estratégia de SEO. Cada página da rede social é tratada como uma página comum pelo Google e, consequentemente, pela ferramenta de pesquisa. Isso significa que ela servirá como um fator importante para o ranqueamento das suas páginas na web. Lançada em junho de 2011, essa rede social tem hoje uma média de 6% dos usuários totais sendo brasileiros. Apesar do número parecer pequeno, ele fica atrás apenas dos indianos (18% dos usuários) e dos estadunidenses (55%).
TWITTER – Um dos sites mais populares do mundo, o Twitter é também uma das redes sociais mais utilizadas por empresas. Não só pela quantidade de usuários, mas pelo dinamismo da rede, afinal, o Twitter é uma rede de diálogo em que tudo é instantâneo. Criado em 2006, o Twitter até hoje mantém a sua essência: postagens curtas, rápidas e de fácil leitura. Por meio de uma navegada pela rede social, é possível entender o que está acontecendo e sendo discutido no país e no mundo. Por meio desse canal, é possível compartilhar conteúdo de forma prática e, a partir disso, criar uma discussão. Se os usuários gostarem do que for publicado no seu perfil, é grande a chance de que o conteúdo seja retuitado, aumentando ainda mais o alcance da sua postagem. A rede social para microblogs está em 5º lugar, com 40% de adesão, segundo a Content Trends 2016.
LINKEDIN – Provavelmente, a primeira ideia que vem à mente quando se pensa em redes sociais mais usadas por empresas é o LinkedIn. Não é para menos: devido ao seu foco estritamente profissional, a rede conta com mais de 450 milhões de usuários. Apesar de ter um perfil mais interno, o LinkedIn pode ajudar muito a sua empresa a conquistar reconhecimento de mercado, seja por profissionais ou outras instituições. Para isso, é importante investir no diálogo com profissionais influentes na área de atuação da empresa. O LinkedIn permite que você faça contato direto com pessoas e corporações que você deseja criar ou estreitar relações de forma inteligente, com conteúdo relevante e direcionado. Outra possibilidade interessante a se explorar no LinkedIn é a pesquisa direcionada de profissionais e empresas, que permite uma busca específica por área de atuação, especialidades, experiência na área ou localização.
PINTEREST – Fundada em 2010, o Pinterest é uma rede social usada para o compartilhamento de imagens de qualquer tipo. O usuário pode favoritar o conteúdo e criar pastas compartilháveis que, hoje em dia, são muitíssimo populares nos segmentos de moda, maquiagem, artesanato e decoração. A rede tem mais de 70 milhões de usuários cadastrados, com cerca de 80% de mulheres como usuárias ativas. No Brasil, temos apenas 8% da população utilizando essa rede social, 2% a mais que no ano passado. Mas, não se desanime! Com a adição de novos recursos para compra e uso promocional da rede, é bem possível que ela continue a crescer no país. (Fonte: blog.ingagedigital.com.br)
Hoje em dia as redes sociais tem sido uma grande aliada na hora de você divulgar sua marca e manter um relacionamento com seus consumidores. Mas para estar conectado no lugar correto você precisa de um gerenciamento de redes sociais estratégico. A agência Recriativi pode analisar o perfil do seu negócio e direcioná-lo para a rede social mais adequada, além de gerenciar cada uma com a linguagem correta para atrair seu público e obter resultados relevantes. Com mais de 8 anos de experiência no mercado, a agência é especializada em Marketing Digital e certificada pela Comschool (empresa de Negócios Digitais). Entre em contato e saiba mais.
WhatsApp: 99520-1108
Tels: (11) 2384-1445 / 1446
E-mail: agencia@34.95.206.133
Site: www.recriativi.com.br
Nem todas as redes sociais existentes são adequadas para divulgar sua empresa. Saiba mais!
Por: Luciana Almeida
Os sites de relacionamento tem se tornado um dos principais canais de comunicação com clientes. Neles, é possível mostrar os produtos, serviços oferecidos e interagir com todos, pois é lá que as pessoas estão conectadas. De acordo com dados da Strategy Analytics, de 2015, mais de dois bilhões de pessoas, ou 31 dos habitantes do planeta estão conectados por redes sociais.
Fazer uso das redes sociais para o seu negócio não é apenas criar um perfil em determinado canal. Nem todas as redes possuem o mesmo público e nem sempre estar em todas elas faz com que você ganhe novos consumidores. É preciso saber identificar qual a melhor para sua empresa, planejar conteúdo, montar estratégias e analisar dados.
De acordo com Adriano Campos, consultor de marketing do Sebrae-SP, os empresários devem fazer um estudo de quais redes sociais realmente podem aumentar a relevância do negócio no meio digital e ressalta que não há necessidade de estar presente em todas. “É um erro comum pensar que quantidade traz relevância.” (Fonte: SEBRAE)
Abaixo, listamos algumas das mídias sociais mais utilizadas pelas empresas:
FACEBOOK – De acordo com o balanço de 2016 divulgado pelo CEO do Facebook, Mark Zuckeberg, a rede social conta com mais de 1,5 bilhões de usuários por mês, no mundo todo. Para se ter uma vaga ideia, essa quantia é maior que a população estimada da China, país mais populoso do mundo. A rede é referência quando se trata de social media e seus usuários, tanto no profissional quanto no pessoal. Assim, é possível dizer que praticamente todo tipo de conteúdo digital se encaixa perfeitamente ao Facebook.
YOUTUBE – O que era apenas uma plataforma de upload de vídeos em meados dos anos 2000 (quando foi criado), tornou-se a principal fonte de entretenimento e informação da internet. Cerca de 4 bilhões de vídeos são vistos diariamente no site, que conta com mais de um bilhão de usuários. No YouTube, encontra-se praticamente de tudo: vídeo aulas, vídeos de gatos, culinária, dicas de beleza, coberturas de eventos, música, trailers, e muito mais.
Por que sua empresa não pode estar no meio disso? Os clássicos anúncios estão migrando progressivamente das TVs para a web e o YouTube é o grande responsável por isso. O site oferece ferramentas para mensurar as visualizações e o alcance da publicidade, algo que é bem limitado na televisão, além de oferecer mais interatividade e permitir que anúncios de interesse sejam exibidos para os usuários.
INSTAGRAM – Rede social favorita dos blogueiros, artistas e influenciadores digitais, o Instagram é uma verdadeira tendência para seus usuários. A rede social de compartilhamento de fotos, que começou em 2010, já é a segunda em número de internautas no mundo e não para de incorporar novidades à sua plataforma. Segundo a Content Trends 2016, a rede social que apresentou maior crescimento em adesão pelas empresas foi o Instagram, passando de 42% de adoção para 47,9% e se tornando a segunda colocada em preferência pelas marcas no Brasil.
GOOGLE + – O Google + é a rede social da gigante da internet. Em um primeiro momento, foi visto como uma opção frente ao Facebook e, apesar de não ser tão movimentado quanto, ainda assim é uma das redes sociais mais utilizadas por empresas. Isso se dá, principalmente, pelo potencial de indexação que a rede oferece. Basicamente tudo o que você posta em uma página do Google + for Business será imediatamente incorporado às pesquisas do Google. Significa mais chances do conteúdo criado pela sua empresa ficar bem ranqueado nas pesquisas. Então o grande trunfo de usar o Google+ é o benefício que ele traz para sua estratégia de SEO. Cada página da rede social é tratada como uma página comum pelo Google e, consequentemente, pela ferramenta de pesquisa. Isso significa que ela servirá como um fator importante para o ranqueamento das suas páginas na web. Lançada em junho de 2011, essa rede social tem hoje uma média de 6% dos usuários totais sendo brasileiros. Apesar do número parecer pequeno, ele fica atrás apenas dos indianos (18% dos usuários) e dos estadunidenses (55%).
TWITTER – Um dos sites mais populares do mundo, o Twitter é também uma das redes sociais mais utilizadas por empresas. Não só pela quantidade de usuários, mas pelo dinamismo da rede, afinal, o Twitter é uma rede de diálogo em que tudo é instantâneo. Criado em 2006, o Twitter até hoje mantém a sua essência: postagens curtas, rápidas e de fácil leitura. Por meio de uma navegada pela rede social, é possível entender o que está acontecendo e sendo discutido no país e no mundo. Por meio desse canal, é possível compartilhar conteúdo de forma prática e, a partir disso, criar uma discussão. Se os usuários gostarem do que for publicado no seu perfil, é grande a chance de que o conteúdo seja retuitado, aumentando ainda mais o alcance da sua postagem. A rede social para microblogs está em 5º lugar, com 40% de adesão, segundo a Content Trends 2016.
LINKEDIN – Provavelmente, a primeira ideia que vem à mente quando se pensa em redes sociais mais usadas por empresas é o LinkedIn. Não é para menos: devido ao seu foco estritamente profissional, a rede conta com mais de 450 milhões de usuários. Apesar de ter um perfil mais interno, o LinkedIn pode ajudar muito a sua empresa a conquistar reconhecimento de mercado, seja por profissionais ou outras instituições. Para isso, é importante investir no diálogo com profissionais influentes na área de atuação da empresa. O LinkedIn permite que você faça contato direto com pessoas e corporações que você deseja criar ou estreitar relações de forma inteligente, com conteúdo relevante e direcionado. Outra possibilidade interessante a se explorar no LinkedIn é a pesquisa direcionada de profissionais e empresas, que permite uma busca específica por área de atuação, especialidades, experiência na área ou localização.
PINTEREST – Fundada em 2010, o Pinterest é uma rede social usada para o compartilhamento de imagens de qualquer tipo. O usuário pode favoritar o conteúdo e criar pastas compartilháveis que, hoje em dia, são muitíssimo populares nos segmentos de moda, maquiagem, artesanato e decoração. A rede tem mais de 70 milhões de usuários cadastrados, com cerca de 80% de mulheres como usuárias ativas. No Brasil, temos apenas 8% da população utilizando essa rede social, 2% a mais que no ano passado. Mas, não se desanime! Com a adição de novos recursos para compra e uso promocional da rede, é bem possível que ela continue a crescer no país. (Fonte: blog.ingagedigital.com.br)
Hoje em dia as redes sociais tem sido uma grande aliada na hora de você divulgar sua marca e manter um relacionamento com seus consumidores. Mas para estar conectado no lugar correto você precisa de um gerenciamento de redes sociais estratégico. A agência Recriativi pode analisar o perfil do seu negócio e direcioná-lo para a rede social mais adequada, além de gerenciar cada uma com a linguagem correta para atrair seu público e obter resultados relevantes. Com mais de 8 anos de experiência no mercado, a agência é especializada em Marketing Digital e certificada pela Comschool (empresa de Negócios Digitais). Entre em contato e saiba mais.
WhatsApp: 99520-1108
Tels: (11) 2384-1445 / 1446
E-mail: agencia@34.95.206.133
Site: www.recriativi.com.br