Como aparecer na busca orgânica: 3 dicas simples!

Como aparecer na busca orgânica: 3 dicas simples!

Muitas empresas desejam saber como aparecer na busca orgânica, mas não sabem nem por onde começar.

Aparecer na primeira página de uma pesquisa é fundamental para que seu negócio consiga aumentar o tráfego do site e captar mais leads qualificados.

Para isso, deve-se seguir algumas dicas que são simples, mas quando combinadas, fazem toda a diferença para os seus resultados.

Continue lendo o nosso post e confira como aparecer na busca orgânica!

Como aparecer na busca orgânica?

Para você entender como aparecer na busca orgânica, é preciso compreender o funcionamento do Google.

Há muitos anos, quando o famoso buscador não existia, as ferramentas de pesquisas listavam os seus resultados a partir da repetição do termo procurado.

Quanto mais vezes a página exibia a mesma expressão, maiores eram as chances dela aparecer.

Mas, infelizmente, algumas pessoas aproveitavam esse fator para criar sites com propagandas e sem nenhum conteúdo, só com a palavra pesquisada repetida diversas vezes.

Então, em 1996, Larry Page e Sergey Brin criaram uma página que focava na experiência do usuário, utilizando algumas variáveis para classificar os melhores artigos.

Entre essas variáveis, havia a repetição da palavra, assim como links internos e externos. Ou seja, o Google avaliava a relevância que o conteúdo tinha para o leitor.

Atualmente, ainda é assim, mas foram acrescentados muitos outros fatores, com cerca de 200 no total! Esses fatores são chamados de SEO.

Então, a resposta para saber como aparecer na busca orgânica está diretamente ligada com investir em SEO, o que pode ser impulsionado através de 3 práticas simples. Confira!

Produzir conteúdo

O Google entende que um bom site é aquele que produz um conteúdo exclusivo e relevante para o leitor.

A melhor maneira de fazer isso é através de um blog que contenha postagens relevantes para o seu público. Nós, por exemplo, sempre criamos conteúdo de marketing.

Se você tem uma loja de colchão, pode criar conteúdo sobre dormir melhor. Se tem uma empresa de produtos naturais, citar receitas e os benefícios da mercadoria.

Uma boa ideia para se ter um norte é dar uma conferida nos sites dos concorrentes. Veja quais são os posts que eles fazem e como escrevem os mesmos. Mas faça isso apenas como fonte de inspiração e referência, nada de copiar o conteúdo alheio!

O importante é que você produza um conteúdo que seja único, relevante e de qualidade.

Tenha uma boa página

Para saber como aparecer na busca orgânica, não basta apenas produzir conteúdo, você precisa ter uma boa página.

Ela deve ter um bom carregamento, oferecer uma navegação simples para o leitor e, claro, estar atualizada.

Por isso, é importante que sua página seja estruturada de maneira intuitiva e tenha um bom design.

De acordo com uma pesquisa publicada na ACM Digital Library, 94% das primeiras impressões de um site estão relacionadas com o seu design.

Ou seja, ter um bom design é essencial para otimizar a experiência do cliente e, consequentemente, aumentar os resultados.

Invista em SEO

Esses fatores levantados acima são fundamentais para saber como aparecer na busca orgânica, mas não são suficientes.

Você deve focar em uma produção de conteúdo e estruturação do site que estejam seguindo os fatores que o Google considera.

A produção de conteúdo, por exemplo, deve-se atentar para:

  • uso de palavras-chave no título, meta description, em um subtítulo e URL,
  • repetição das palavras-chave durante o conteúdo,
  • conteúdo com profundidade,
  • posts com, no mínimo, 500 palavras,
  • sem erros de gramática ou grafia,
  • links internos e externos.

Assim, você conseguirá produzir ótimos conteúdos e oferecer uma boa experiência para o seu público.

Já a estruturação deve ter:

  • domínio confiável e seguro,
  • boa velocidade de carregamento,
  • páginas responsivas,
  • backlinks de qualidade,
  • proximidade da home page,
  • ausência ou minimização de erros de programação,
  • inserção de palavras-chave.

Para isso, deve-se contar com uma boa parceira para desenvolver o website, que realmente entenda de SEO e que busque otimizá-lo.

Conte com a Recriativi para tudo isso! Somos especializadas em marketing de conteúdo e no desenvolvimento de sites otimizados.

Entre em contato conosco, saiba mais sobre como aparecer na busca orgânica e vamos, juntos, traçar um plano para sua empresa!