Você já está cansado de saber que é extremamente importante que sua empresa esteja presente nas redes sociais, não é mesmo? Mas muitas pessoas ainda acham que para começar nas redes sociais basta postar um monte de fotos dos seus produtos ou serviços, sem pensar em conteúdos, sem interagir com o público, etc.
Informamos que é fundamental ter um planejamento para chamar a atenção e conquistar o seu público. Por isso, hoje resolvemos te ajudar e dar dicas práticas de como começar nas redes sociais ainda hoje!
Planejamento estratégico para começar nas redes sociais
Definição do público-alvo
O primeiro passo que você precisa dar é entender quem é o seu público e definir onde ele se encontra, pois não adianta nada criar um perfil em uma rede social que seu possível cliente não acompanhe o seu trabalho. Com o seu público definido, além de saber quais são as melhores redes sociais para o seu negócio, você também conseguirá definir o tom de comunicação, a frequência e horário das publicações, etc.
Criação da Bio
Caso você não saiba, bio é o nome dado para aquele espaço que as redes sociais têm para você descrever o seu trabalho. Ela é o seu cartão de visitas e deve ser muito bem pensada, pois é a primeira informação que o público saberá sobre você. Então, seja objetivo na descrição, não utilize palavras difíceis demais e coloque links para o seu perfil em outras redes sociais.
Identidade visual
Outro ponto importante é caprichar na identidade visual das suas redes sociais. O design é a primeira impressão que o público tem da sua marca e precisa despertar atenção para que as pessoas tenham vontade de ler suas legendas, o que, consequentemente, gera mais curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos.
Desenvolvimento de conteúdos
Pense em como o seu produto ou serviço poderá ajudar as pessoas e desenvolva conteúdos sobre isso. Aposte em diferentes formas de apresentar o seu conteúdo, como imagens, vídeos, stories, reels e outras opções que as redes sociais fornecem. Fique sempre de olho nas novidades e use as novas ferramentas disponibilizadas, pois as redes sociais exigem isso de nós para manter o nosso engajamento sempre em alta. Com isso, você poderá avaliar quais conteúdos seu público mais gosta e em quais formatos ele mais interage com o seu perfil.
Cronograma de postagens
É importante que, após avaliar o seu público e desenvolver os conteúdos, você crie um cronograma de postagens e realize as publicações com recorrência. Aqui na Recriativi sempre dizemos aos nossos clientes como é essencial ser constante nas redes sociais para alcançar melhores resultados.
Como funciona o planejamento das redes sociais com a Recriativi?
O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing é a coleta do briefing com o cliente, onde é enviado um questionário com diversas perguntas sobre a sua empresa e sobre você também, assim deixamos a sua rede social mais humanizada possível. Também pesquisamos sobre a empresa, conversamos sobre suas expectativas e coletamos informações importantes para a criação dos conteúdos.
Com as informações coletadas, partimos para a produção dos conteúdos, legendas dos posts e criação das artes. Ah, sempre trabalhamos com planejamento mensal por aqui!
Após essas etapas concluídas, repassamos tudo para aprovação do cliente para que as informações sejam revisadas e conferidas para que estejam de acordo com o perfil da empresa. Conteúdos e artes aprovados, realizamos os agendamentos das postagens do mês e continuamos sempre em contato com o cliente para entender tudo o que está acontecendo na empresa e o que é importante passarmos para o público.
Esse é um resumo de como trabalhamos na Recriativi, mas é importante que saiba que cada um pode montar o cronograma da forma que achar melhor. Aqui compartilhamos um pouco do que fazemos, pois essa é a estratégia que funciona pra nós e pode funcionar pra você também (por isso estamos compartilhando).
Lembre-se: é importante manter uma recorrência nas redes sociais e sempre compartilhar conteúdos de valor e que agreguem algo na vida das pessoas. Você precisa resolver a dor dos seus clientes, combinado? Desejamos sucesso e boa sorte nos negócios!