Marketing de influência: o que é e quais são as suas vantagens?

Marketing de influência: o que é e quais são as suas vantagens?

Você já ouviu falar em Marketing de influência? Ele diz respeito a uma série de estratégias com ações focadas em criadores de conteúdos independentes que tenham uma certa influência sobre seu público, ou seja, potenciais compradores.

Esses criadores de conteúdo conseguem se conectar com seus seguidores e abrir um diálogo com a marca, gerando uma maior visibilidade e autoridade e fortalecendo a sua imagem. Mas, caso você aplique essa estratégia de forma errada, pode gerar desperdício e até prejudicar a imagem da sua marca.

Quais as vantagens do marketing de influência para uma marca?

O marketing de influência é uma excelente estratégia para aumentar a visibilidade e o engajamento com a sua marca. Quando você consegue definir os influenciadores digitais que funcionam melhor para sua marca, você pode obter diversas vantagens, como:

Audiência qualificada

A sua marca alcançará pessoas que realmente se interessam pelo seu mercado de atuação, tornando a conversão de vendas muito mais fácil.

Aumenta a confiança dos clientes

As pessoas que acompanham os influenciadores se sentem próximas a eles, fazendo com que confiem nas suas informações sobre determinadas marcas. Sendo assim, os clientes passam a confiar e apostar nas marcas e produtos apresentados por esses influenciadores.

Fortalece a imagem da marca

Além de poder ter a chance de conquistar novos seguidores e clientes, o marketing de influência contribui para que você se aproxime ainda mais do seu público e potencialize a relevância da sua marca.

Como utilizar o marketing de influência na sua empresa?

Já percebemos o quanto os influenciadores digitais se tornaram poderosos nas redes sociais, mas é preciso seguir algumas dicas para que você realmente acerte na hora de utilizar o marketing de influência no seu negócio.

Conheça bem o seu público

É essencial em qualquer estratégia de marketing que você saiba exatamente quem é o seu público, quais tipos de conteúdos ele consome e seus hábitos. Com isso bem definido, você será muito mais assertivo na hora de contratar um influenciador digital para suas campanhas.

Encontre os influenciadores

Nesta etapa você precisa buscar influenciadores que possuem um público igual ou parecido com o seu. Não foque apenas no número de seguidores do influenciador, pois números não significam um engajamento realmente efetivo. Atente-se a forma como ele se comunica e se ele conseguiria passar a imagem que você quer sobre a sua marca.

Defina as estratégias de conteúdo e postagens

É importante que você alinhe com o influenciador suas expectativas e objetivos com a campanha, além de definir qual a mensagem que será transmitida. A produção de conteúdo é essencial para que o influenciador seja relevante e tenha a confiança do seu público.

Por isso, direcione os conteúdos em diferentes recursos das redes sociais, como stories, feed, reels, etc. e construa a campanha de forma autêntica e criativa, deixando o influenciador se expressar da forma com que já se comunica com seu público.

Então, considere utilizar o marketing de influência para os seus negócios, pois quando você identifica os influenciadores certos para a sua marca, é possível construir uma estratégia cada vez mais conectada com o seu público e, assim, poderá atingir seus objetivos.