Consultoria em marketing para pequenas e médias empresas: por que investir?

Consultoria em marketing para pequenas e médias empresas: por que investir?

Para falar sobre como a consultoria em marketing pode ajudar pequenas e médias empresas a alavancarem seus negócios, precisamos explicar como funciona esse tipo de atividade e quais são seus principais objetivos.

Consultoria é um tipo de serviço prestado com o objetivo de identificar as necessidades do cliente por meio de diagnóstico e criar as condições adequadas para a elaboração de um planejamento estratégico que vise à busca de resultados esperados.

O papel do consultor é recomendar ações de melhoria para cada um dos pontos identificados na etapa de análise da situação atual. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a função da consultoria não é apontar defeitos na gestão da empresa.

Toda consultoria tem a finalidade de aprimorar as boas práticas, auxiliar nas decisões e buscar a melhoria dos processos junto com a empresa cliente. Esse serviço pode ser realizado em áreas como Recursos Humanos, Finanças, Governança Corporativa e outras, como o Marketing, que é o nosso foco aqui.

Para que serve uma consultoria em marketing?

 

A consultoria em marketing tem como principal objetivo melhorar a forma como a empresa se relaciona e se comunica com seus clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros. E isso engloba a identidade visual, o posicionamento da marca e os canais de divulgação.

Tudo começa com a identificação do público-alvo e com o levantamento de dificuldades e oportunidades do mercado. A fim de fazer um bom diagnóstico da situação, os profissionais contratados se reúnem com os representantes da empresa para entenderem suas reais necessidades.

Como funciona uma consultoria de marketing?

 

Já nesse primeiro encontro, os consultores conseguem sentir se a empresa está mesmo disposta a realizar as melhorias necessárias. A partir daí, o trabalho é desenvolvido em etapas, semelhantes às que detalhamos no artigo sobre nossos serviços de marketing digital.

Quando uma empresa está começando, é comum que ela não tenha expertise para fazer um plano de marketing que contemple todas as estratégias requeridas para estabelecer uma comunicação eficaz com seus públicos interno (colaboradores) e externo (clientes, fornecedores e parceiros).

Isso ocorre especialmente em pequenas e médias empresas que não possuem uma equipe de marketing estruturada para atender suas demandas. Nesse caso, a consultoria ajuda a empresa a definir estratégias de marketing coerentes com o tipo de negócio e posicionamento no mercado.

A consultoria de marketing também pode ser utilizada por empresas que desejam repaginar sua identidade visual, mudar a forma de relacionamento com clientes, se posicionar de maneira mais estratégica no seu mercado etc.

Como escolher os melhores consultores de marketing para o seu negócio?

 

Seja qual for o motivo, é fundamental contar com profissionais sérios, experientes e atualizados com as tendências de marketing, até porque uma das etapas mais importantes do serviço de consultoria é identificar os melhores canais de divulgação da marca.

E atualmente sabemos que uma das estratégias mais eficientes para dar visibilidade a qualquer negócio é o marketing digital. Estar bem posicionado nas redes sociais, produzindo conteúdo de qualidade é coisa do presente.

Além disso, é essencial ficar atento à proposta da consultoria de marketing. Alguns profissionais apenas sugerem melhorias, e a empresa fica encarregada de terceirizar ou executar o plano de marketing estabelecido junto com os consultores.

Entretanto, há empresas que oferecem um serviço de marketing integrado, no qual a consultoria em marketing é apenas a primeira etapa do processo de trabalho que ela mesma ajuda a implementar, executando parte das ações recomendadas.

Vale ressaltar que mesmo quando a execução do trabalho fica a cargo da empresa de marketing, é importantíssimo que o contratante participe ativamente de todas as atividades desenvolvidas. O objetivo de terceirizar o marketing deve ser justamente este: ter mais tempo para pensar na estratégia.

Faz parte da estratégia do negócio saber exatamente como sua empresa quer ser vista e reconhecida no mercado. Tendo esta informação clara, os profissionais de marketing ganham ferramentas para trabalhar com foco total nos resultados que você deseja alcançar para o seu negócio.

Nós acreditamos que a palavra-chave em qualquer serviço de consultoria é parceria. Consultor e gestor devem trabalhar juntos para atrair clientes, divulgar a marca e conquistar melhor posicionamento no mercado, garantindo retorno financeiro.

E para você? O que é mais importante em uma consultoria?

Esperamos ter conseguido deixar claros alguns aspectos da consultoria em marketing, mas ficaremos muito felizes de saber sua opinião e esclarecer quaisquer dúvidas que você ainda tenha 😉