Como o marketing de conteúdo pode contribuir para o sucesso do seu negócio?

Como o marketing de conteúdo pode contribuir para o sucesso do seu negócio?

Por que será que temos falado tanto em marketing de conteúdo?

Você já deve ter reparado que grande parte dos conteúdos que produzimos, sejam posts ou artigos, têm como objetivo chamar sua atenção para a importância da produção de conteúdo como uma das principais estratégias de marketing digital do seu negócio.

Talvez você já tenha seguido nossos conselhos, testado nossas dicas, mas pode ser que você ainda não tenha conseguido perceber o quanto é importante produzir conteúdo relevante para sua audiência, e não importa se você faz isso em texto, vídeo, podcast e em tantos formatos disponíveis na internet.

Mas precisamos ser honestas com você. Se falamos tanto em marketing de conteúdo é porque sabemos que funciona. Graças a essa estratégia, muitos de nossos clientes têm conseguido aparecer na primeira página do Google e, com isso, alcançar resultados significativos para seus negócios.

E conteúdo bom não é importante somente para chamar a atenção dos robôs do Google. Embora seja essencial construir autoridade na internet com produção de conteúdo, essa é a melhor estratégia para mostrar para seu público que você se importa com ele e sabe como agregar valor à sua vida.

Assim, os resultados vêm de forma natural e integrada. Você oferece conteúdo de qualidade para as pessoas, estabelece um relacionamento de confiança com elas, ganha credibilidade, e tanto o Google quanto Facebook, Instagram, YouTube e outros “percebem” esse comportamento e atribuem relevância à sua marca.

Preciso pagar para conquistar clientes na Internet?

Essa possibilidade existe sim. Você pode trabalhar com anúncios pagos no Google e nas redes sociais, mas o conteúdo vai te ajudar a alcançar mais pessoas de forma orgânica, ou seja, sem investir um centavo para ganhar mais visibilidade na Internet.

Mas para que isso aconteça, você não pode esquecer a palavra de ordem: regularidade. Muita gente usa o termo consistência também. O que importa é você saber que precisa produzir conteúdo com certa periodicidade, e não existe fórmula mágica para isso.

Para saber quantas vezes por semana você deve publicar, qual o melhor horário para suas postagens, o segredo é conhecer bem o seu público. Fique de olho nas métricas que cada rede social apresenta, e entregue o conteúdo de acordo com as preferências dos seus potenciais clientes.

E lembre-se: na sua audiência, há quem já conhece seu produto ou serviço, mas existem também pessoas que nunca ouviram falar do que você está oferecendo. Eugene Schwartz, um dos grandes nomes do copywriting, segmentava o público de acordo com seu nível de consciência.

Pensar em qual nível de consciência estão as pessoas que você quer atingir pode ser uma ótima maneira de decidir que tipo de conteúdo produzir. E vamos mostrar que não é nada complicado fazer essa classificação.

Conheça os níveis de consciência do seu público-alvo

Existem pessoas que não fazem a menor ideia de como seu produto ou serviço podem ajudá-las. No nosso caso, seriam aquelas pessoas que têm um negócio, mas nem sabem que é possível usar a internet para conquistar clientes e posicionar sua marca.

Outras gostariam de usar a internet para alavancar suas vendas, mas não sabem muito bem por onde começar. São pessoas que talvez tenham uma vaga ideia do que seja marketing digital, mas dificilmente encontrariam a Recriativi e outras agências.

Há ainda aquelas que querem divulgar seus produtos e serviços na internet, mas não sabem que nós podemos ajudá-las nessa tarefa. Provavelmente não conhecem nenhum profissional e nenhuma agência de marketing como a Recriativi.

Em todos esses casos, teríamos que produzir conteúdos focados em ensinar como a internet funciona, o que é marketing digital, de que forma nós trabalhamos, entre outras informações básicas a respeito do nosso negócio.

Para as pessoas que estão num nível de consciência mais elevado a respeito do nosso negócio, vamos produzir conteúdo que demonstre nossa autoridade no assunto, ou seja, se elas já sabem o que fazemos, mas não têm certeza de que esse tipo de trabalho pode ajudá-las, nossos conteúdos vão fazer com que elas fiquem certas dos benefícios gerados pelos nossos serviços.

Agora, para aquela parte da audiência que já decidiu fechar negócio conosco, que conhece e gosta dos nossos serviços, que já é fiel à nossa marca, nós vamos produzir conteúdos com muito valor agregado para que esses clientes alcancem cada vez melhores resultados para seus negócios.

Defina o público-alvo ideal para receber seus conteúdos

Pode ser que você esteja se perguntando: para quem eu devo direcionar meu conteúdo? E nós entendemos sua angústia. Ao mesmo tempo em que é difícil falar com todo mundo ao mesmo tempo, também não é fácil tomar essa decisão.

Nesse caso, cabe uma análise detalhada da estratégia do seu negócio, pois isso vai depender de muitos fatores. Um deles é o tempo. É importante saber em quanto tempo você espera obter resultado com produção de conteúdo.

Sabemos que milagres não existem. E é provável que você precise de mais tempo para conquistar clientes entre as pessoas que nem sabem que você existe do que para atingir aquelas que já sabem que você tem soluções para seus problemas, certo?

Além disso, é necessário avaliar sua própria disponibilidade para produzir conteúdo sobre o seu negócio e estar presente na Internet. Talvez você chegue à conclusão de que precisa de mais gente para te ajudar ou até mesmo decida terceirizar o marketing digital da sua empresa.

Mas se aceitar a opinião e a ajuda de quem tem acompanhado os resultados obtidos com a produção de conteúdo de qualidade, inclua essa estratégia em seu plano de marketing. Você pode começar dando uma olhada nos artigos de nosso blog.

E se tiver qualquer dúvida sobre como começar a criar conteúdo de qualidade e posicionar digitalmente sua marca, entre em contato com a gente 😉