Descubra como humanizar a sua marca nas mídias digitais

Descubra como humanizar a sua marca nas mídias digitais

Quem é que gosta de entrar nos canais digitais de uma marca e ficar conversando com robôs ou até com perfis com respostas padronizadas e automáticas? Grande parte das marcas já percebeu a importância de estarem presentes nas redes sociais e reconhecem que são novas oportunidades para fazerem negócios.

Porém, para alcançar melhores resultados, você precisa humanizar a sua marca criando uma relação de interação e confiança com seus consumidores e transmitir os valores da sua empresa através da comunicação.

O que é a humanização de marca?

A humanização de marca diz respeito à forma como sua empresa se comunica e interage nos meios digitais, proporcionando aos usuários uma identificação com o conteúdo que você compartilha.

Na humanização de marca há uma redução da automatização para captação e interação com o público, ou seja, menos bots e comportamentos robotizados, que, ao contrário do que se espera, só criam um distanciamento entre a empresa e o consumidor.

Portanto, é importante que a sua marca personalize a comunicação e converse no tom que seu público quer ouvir para que consiga atingi-lo de forma eficiente.

A importância do marketing de conteúdo como estratégia de humanização de marca

A utilização das redes sociais pelas marcas permite com que elas entendam seu público e produzam conteúdos que sejam realmente relevantes para ele e que também tragam possíveis soluções para os seus problemas.

Além disso, é importante que você entenda que alguns números não são fatores principais na estratégia das marcas e são considerados métricas de vaidade, como os likes nas redes sociais, por exemplo. Na humanização de marca, as empresas estão mais preocupadas com a experiência do usuário e em como podem agregar valor à sua vida.

Algumas formas de implantar a humanização de marca nas redes sociais são:

  • Produza conteúdos relevantes e que estejam de acordo com o seu público-alvo;
  • Responda a todos os comentários, sejam eles positivos e negativos, dúvidas, sugestões, etc.;
  • Não utilize respostas padronizadas e robotizadas. Aproveite para criar um relacionamento com o cliente;
  • Reconheça e peça desculpas quando cometer erros;
  • Mostre os bastidores da sua marca para que as pessoas criem uma afinidade com ela.

Também é interessante que você diversifique na forma de apresentação do conteúdo, seja em formato de lista, utilizando storytelling, perguntas e vídeos. Com isso, você conseguirá perceber quais os tipos de conteúdos que seu público mais gosta e quais geram um maior engajamento.

A humanização de marca é uma forma de mostrar para o seu público o quanto você se preocupa com ele e de gerar uma aproximação entre vocês.

Aqui na agência Recriativi sempre reforçamos a importância da humanização nas redes sociais para agregar valor ao seu negócio e não ser somente números por aí aleatórios.

Faça com que sua empresa se torne uma autoridade no mercado!