Mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho

Mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho

Você concorda com a frase que diz que as mulheres conquistarão o mundo? O que sabemos é que, concordando ou não, elas já estão conquistando o mundo. As mulheres no mercado de trabalho estão cada vez mais atuantes e conseguindo espaços que antes eram dominados apenas por homens. 

A necessidade de independência profissional e econômica juntamente com os propósitos pessoais têm levado muitas mulheres a procurarem empregos e conquistarem sua autonomia financeira.  

Hoje separamos alguns cargos que tinham essa característica de ser apenas masculinos e que nos dias atuais estão sendo ocupados por mulheres que enfrentam o preconceito para demonstrarem que podem ser iguais e exercerem muito bem a ocupação. 

Aliás, muitas empresas têm se rendido à capacidade feminina de executar com mais zelo, dedicação e delicadeza, serviços que antes eram vistos como “pesados”. Continue a leitura e fique por dentro de algumas profissões que elas estão se destacando:

Mulheres na NASA

Até 1969, 100% das turmas do curso de astronautas da Nasa eram formadas por homens. Esse índice caiu para 55% em 2017. Em 2019, uma americana bateu o recorde feminino de permanência na Estação Espacial Internacional (ISS – sigla em inglês), retornando após ficar 328 dias em órbita. 

Além disso, o Governo Americano criou o programa Artemis, onde promete mandar a primeira mulher à Lua até 2024.

Aeronáutica 

Este era um ambiente estritamente masculino até uns anos atrás. Atualmente a Aeronáutica é onde se vê o maior número de mulheres, porém a entrada delas nesse segmento foi autorizada somente em 1982 e a primeira turma de aviadoras foi criada bem recentemente, em 2003.

Oficinas mecânicas 

Esse era, com certeza, um dos nichos mais fechados para o ingresso de mulheres no mercado de trabalho e, apesar das oficinas ainda serem redutos bem masculinos, muitas mulheres estão mudando esse cenário. 

Elas têm cada vez mais procurado cursos de capacitação na área de mecânica e, mesmo os números dessa profissão ainda serem pequenos, é preciso levar em conta o crescimento do interesse delas pela profissão. Os cursos nesta área subiram de 1,2% em 2009 para 7,5% em 2015. 

Engenharia 

Segundo o Conselho de Engenharia e Agronomia- o CREA, houve um aumento significativo dos registros de mulheres na engenharia. Em 2015 as mulheres correspondiam a 30% dos alunos dos cursos de engenharia e apesar do domínio masculino nesta profissão, vale destacar a crescente participação feminina no setor.

Na Engenharia Elétrica, em subestações de energia, onde é exigido bastante esforço nos espaços de trabalho, elas têm se mostrado altamente capazes e habilidosas para cumprirem as exigências da rotina. 

Empreendedorismo 

O mundo dos negócios é exclusivo dos homens? Não! Não mesmo! O empreendedorismo feminino está em alta e tem transformado o mercado de trabalho com ideias criativas, inovadoras, inclusivas, quebrando paradigmas principalmente quanto à capacidade de liderança da mulher. 

Um relatório da MindMiners apontou que o empreendedorismo é ainda realizado em sua maioria por homens. Esses números aparecem em torno de 59% para os homens e 41% para as mulheres.    

Estes são alguns pequenos exemplos da força das mulheres no mercado de trabalho. Não há o que não seja possível conquistar quando elas realmente querem. 

Por isso, a todas as Marias, Anas, Reginas, Vitórias, Luizas, Helenas e demais mulheres prestamos essa sincera e orgulhosa homenagem. 

Muitas das conquistas das mulheres no mercado de trabalho se dão pelo seu maior nível de qualificação e graças aos seus próprios esforços, assim, hoje já não há espaços em que elas não possam atuar. 

Feliz Dia Internacional das Mulheres para todas nós que somos guerreiras, batalhadoras e persistentes na busca dos nossos ideais!