IGTV: entenda o que é essa novidade do Instagram e como usá-la a favor do seu negócio

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Por: Larissa Poma

O IGTV, a plataforma de vídeos do Instagram, foi lançada há quase dois meses, mas muita gente ainda não sabe como explorar essa ferramenta em sua estratégia de marketing digital.

O novo recurso está disponível dentro do Instagram e num aplicativo independente. Com o IGTV, é possível publicar vídeos mais longos, com duração entre dez minutos e uma hora, dependendo do número de seguidores do perfil.  Embora não haja uma concorrência declarada, o IGTV surge como uma alternativa ao YouTube, a plataforma de vídeos mais usada no mundo inteiro.

Considerando que a maioria das pessoas usa o smartphone na vertical para acessar as redes sociais, o IGTV foi pensado para exibir vídeos verticalmente e proporcionar uma experiência diferente e mais agradável aos usuários.

No entanto, tudo o que é novo exige um certo período de adaptação e ainda há muitas reclamações a respeito da usabilidade da plataforma de vídeos do Instagram, principalmente em relação aos uploads.

Mas, afinal, o que o IGTV tem a ver com a estratégia de marketing digital do seu negócio?

Temos falado muito por aqui a respeito da importância do marketing de conteúdo para conquistar engajamento e gerar resultados para sua empresa.  Nesse cenário, o IGTV surge como mais um canal para publicação de conteúdo relevante para sua audiência.

Se você já identificou que seu público está no Instagram, vale a pena pensar em produzir conteúdos em formato de vídeos e explorar o IGTV para conseguir ainda mais engajamento para sua marca.

Mas lembre-se de que mais importante do que estar em todas as redes sociais, é saber exatamente onde está seu público-alvo, quais são suas preferências e necessidades para definir a melhor estratégia de marketing de conteúdo para o seu negócio. E por falar em plataforma de vídeo, pode ser que você esteja se perguntando se é melhor estar no IGTV ou no YouTube.

E não há resposta certa para essa pergunta, lembrando que é preciso pensar antes nas características do seu negócio e no perfil da sua audiência.

IGTV ou YOUTUBE: eis a questão!
Listamos abaixo as principais características de cada canal para você decidir qual é o melhor caminho a seguir em sua estratégia de marketing digital.

Por que o YouTube pode ser bom?
1. Quando se pensa em vídeos na Internet, é a primeira marca que vem à cabeça.
2. É a plataforma de vídeos com o maior número de usuários.
3. Tem vídeos de todos os tipos, incluindo shows, aulas, palestras, filmes etc.
4. Os criadores de conteúdo ganham dinheiro no YouTube.
5. Seu algoritmo oferece sugestões de acordo com os interesses dos usuários.
6. Permite anúncios publicitários.

Por que o IGTV pode ser bom?
1. Todo mundo adora novidade. Vale a pena aproveitar a curiosidade gerada pelo novo.
2. Pega carona na imagem positiva que o Instagram já tem junto ao público.
3. Os vídeos verticais oferecem uma experiência agradável para quem acessa a plataforma pelo smartphone.
4. Não permite anúncios publicitários – pelo menos, por enquanto.
5. As pessoas acessam o Instagram muitas vezes ao dia.
6. Está dentro de um aplicativo que permite publicação de conteúdo em imagem, texto e vídeo.

Por ser uma ferramenta nova, é importante testar o IGTV, dar uma olhada no que seus concorrentes estão fazendo (se é que já estão fazendo), para assim identificar se ela pode trazer bons resultados para o seu negócio.

Se você já tem um canal no YouTube, pode ser que fique mais fácil consolidar sua presença também na plataforma de vídeos do Instagram.

Vale lembrar que o IGTV é mais um indicativo de que o Instagram já não é mais um aplicativo de fotos, em que belas imagens são usadas para atrair audiência.

As pessoas estão consumindo conteúdo no Instagram em todos os formatos – fotos, textos e vídeos – e é preciso dar atenção a esse movimento do público.

Como sempre falamos por aqui, o importante é estudar sua audiência e planejar suas estratégias de marketing digital de forma a oferecer conteúdo de qualidade independentemente do canal que esteja utilizando.

Ainda tem dúvidas de qual canal explorar em sua estratégia de marketing de conteúdo? Comente, pergunte, contate-nos. É sempre uma alegria ajudar vocês!

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Por: Larissa Poma

O IGTV, a plataforma de vídeos do Instagram, foi lançada há quase dois meses, mas muita gente ainda não sabe como explorar essa ferramenta em sua estratégia de marketing digital.

O novo recurso está disponível dentro do Instagram e num aplicativo independente. Com o IGTV, é possível publicar vídeos mais longos, com duração entre dez minutos e uma hora, dependendo do número de seguidores do perfil.  Embora não haja uma concorrência declarada, o IGTV surge como uma alternativa ao YouTube, a plataforma de vídeos mais usada no mundo inteiro.

Considerando que a maioria das pessoas usa o smartphone na vertical para acessar as redes sociais, o IGTV foi pensado para exibir vídeos verticalmente e proporcionar uma experiência diferente e mais agradável aos usuários.

No entanto, tudo o que é novo exige um certo período de adaptação e ainda há muitas reclamações a respeito da usabilidade da plataforma de vídeos do Instagram, principalmente em relação aos uploads.

Mas, afinal, o que o IGTV tem a ver com a estratégia de marketing digital do seu negócio?

Temos falado muito por aqui a respeito da importância do marketing de conteúdo para conquistar engajamento e gerar resultados para sua empresa.  Nesse cenário, o IGTV surge como mais um canal para publicação de conteúdo relevante para sua audiência.

Se você já identificou que seu público está no Instagram, vale a pena pensar em produzir conteúdos em formato de vídeos e explorar o IGTV para conseguir ainda mais engajamento para sua marca.

Mas lembre-se de que mais importante do que estar em todas as redes sociais, é saber exatamente onde está seu público-alvo, quais são suas preferências e necessidades para definir a melhor estratégia de marketing de conteúdo para o seu negócio. E por falar em plataforma de vídeo, pode ser que você esteja se perguntando se é melhor estar no IGTV ou no YouTube.

E não há resposta certa para essa pergunta, lembrando que é preciso pensar antes nas características do seu negócio e no perfil da sua audiência.

IGTV ou YOUTUBE: eis a questão!
Listamos abaixo as principais características de cada canal para você decidir qual é o melhor caminho a seguir em sua estratégia de marketing digital.

Por que o YouTube pode ser bom?
1. Quando se pensa em vídeos na Internet, é a primeira marca que vem à cabeça.
2. É a plataforma de vídeos com o maior número de usuários.
3. Tem vídeos de todos os tipos, incluindo shows, aulas, palestras, filmes etc.
4. Os criadores de conteúdo ganham dinheiro no YouTube.
5. Seu algoritmo oferece sugestões de acordo com os interesses dos usuários.
6. Permite anúncios publicitários.

Por que o IGTV pode ser bom?
1. Todo mundo adora novidade. Vale a pena aproveitar a curiosidade gerada pelo novo.
2. Pega carona na imagem positiva que o Instagram já tem junto ao público.
3. Os vídeos verticais oferecem uma experiência agradável para quem acessa a plataforma pelo smartphone.
4. Não permite anúncios publicitários – pelo menos, por enquanto.
5. As pessoas acessam o Instagram muitas vezes ao dia.
6. Está dentro de um aplicativo que permite publicação de conteúdo em imagem, texto e vídeo.

Por ser uma ferramenta nova, é importante testar o IGTV, dar uma olhada no que seus concorrentes estão fazendo (se é que já estão fazendo), para assim identificar se ela pode trazer bons resultados para o seu negócio.

Se você já tem um canal no YouTube, pode ser que fique mais fácil consolidar sua presença também na plataforma de vídeos do Instagram.

Vale lembrar que o IGTV é mais um indicativo de que o Instagram já não é mais um aplicativo de fotos, em que belas imagens são usadas para atrair audiência.

As pessoas estão consumindo conteúdo no Instagram em todos os formatos – fotos, textos e vídeos – e é preciso dar atenção a esse movimento do público.

Como sempre falamos por aqui, o importante é estudar sua audiência e planejar suas estratégias de marketing digital de forma a oferecer conteúdo de qualidade independentemente do canal que esteja utilizando.

Ainda tem dúvidas de qual canal explorar em sua estratégia de marketing de conteúdo? Comente, pergunte, contate-nos. É sempre uma alegria ajudar vocês!

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