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Fórmulas mágicas não existem. Para conseguir a resposta esperada das mídias digitais, o caminho é um só: planejamento estratégico de marketing. Confira neste artigo como fazê-lo da maneira correta.
Pode acreditar: um bom marketing digital não traz resultados da noite para o dia. E não dizemos isso da boca para fora: há quase onze anos atuando com consultoria em marketing para pequenas e médias empresas, nós da Recriativi sempre tivemos muita responsabilidade em esclarecer isso para nossos clientes.
Por isso, não adianta gastar fortunas com links patrocinados e anúncios, mandar um e-mail marketing por ano ou tentar empurrar seu produto/serviço goela abaixo dos consumidores com propagandas insistentes.
É importante que você saiba: o (bom) trabalho de marketing é recorrente. Sério, ele não para nunca. Para terem destaque e atenção do público, as empresas precisam estar sempre atentas ao que está acontecendo ao seu redor – o famoso “pensar fora da caixa”, divulgar seu negócio da maneira correta e, assim, prospectarem novos clientes ao mesmo tempo em que mantêm os antigos.
A ordem é: planejamento estratégico de marketing. E dizemos isso por experiência própria. Quando decidimos nos posicionar como agência de marketing da zona norte de São Paulo para tornarmo-nos referência e aparecer na primeira página do Google, os resultados não apareceram rápido.
O passo a passo do marketing digital
Ter uma presença digital constante, investir em criação de conteúdo relevante, com artigos que agreguem conhecimento aos leitores em nosso blog, marcar presença nas redes sociais, estar em contato constante com clientes –e engajá-los -, diversificar as estratégias, analisar minuciosamente os dados e providenciar ajustes devem ser tarefas obrigatórias e ininterruptas para empresas que procuram competitividade e um lugar ao sol no universo digital.
Vale salientar: o marketing é um “organismo” que só funciona se todas suas frentes estão em perfeita sintonia. Logo, é importante conhecer muito bem seu produto/serviço (destaque para os diferenciais deste), público-alvo, concorrentes e situação da empresa.
Não existem fórmulas mágicas, e justamente por não acreditarmos nelas, já recusamos contratos com clientes que pediam resultados imediatos. Infelizmente, a falta de informação sobre a área de marketing digital leva muitas empresas a tomarem decisões equivocadas e acreditarem que pagar para aparecer na internet é o suficiente para atrair resultados.
Os tempos, as pessoas, as estratégias e até os concorrentes mudaram. E é isso que as empresas precisam entender para não ficarem para trás.
Precisa de consultoria em marketing para pequenas e médias empresas? Fale conosco. E para tirar dúvidas, conheça como funciona o marketing digital na Recriativi.
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