Saiba como utilizar os gatilhos mentais na sua estratégia de Marketing

Saiba como utilizar os gatilhos mentais na sua estratégia de Marketing

Os gatilhos mentais são técnicas que devem ser utilizadas para mostrar ao seu público que você tem a solução que eles querem e precisam. Conhecer essas técnicas é uma arma poderosa para gerar mais resultados para a sua empresa.

É importante que você entenda que gatilhos mentais não são táticas manipuladoras ou mentirosas, eles fazem parte da psicologia e levam em consideração os estímulos certos para facilitar as nossas decisões.

Eles precisam proporcionar ao público uma sensação positiva, como alegria e motivação, e não devem ser relacionados a sensações ruins ou experiências traumáticas. Confira agora os principais exemplos de gatilhos mentais utilizados no Marketing Digital:

1- Princípio da reciprocidade

Quem não gosta de retribuir algum favor que recebe? Os gatilhos mentais de reciprocidade se referem a oferecer algum benefício de valor ao público e com isso ele sente que precisa aproximar da sua marca e até comprar o seu produto como forma de retribuir o que você ofereceu.

Um dos exemplos mais conhecidos do gatilho de reciprocidade é a produção de conteúdo relevante e gratuito para o seu público. Porém, o resultado desse princípio é observado a longo prazo.

2- Princípio da escassez e urgência

Este é um dos gatilhos mentais mais importantes do Marketing Digital, pois é capaz de fazer com que a pessoa sinta que está perdendo uma oportunidade única. A melhor forma de utilizar esse princípio é informar que o seu produto ou serviço possui quantidade e preço limitados, o que faz o cliente pensar que precisa comprar logo, senão perderá a chance.

3- Princípio da autoridade

O gatilho mental de autoridade é utilizado para demonstrar que o seu produto ou serviço é líder de mercado e, para isso, você deve trabalhar para conquistar a confiança do público. Uma das melhores formas de mostrar que você realmente entende e possui autoridade no assunto é por meio do Marketing de Conteúdo.

4- Princípio da prova social

Somos muito influenciados pela opinião dos outros e isso faz com que aumente nosso interesse por coisas que outras pessoas estejam usando, fazendo ou falando. Nos gatilhos mentais de prova social você deve informar ao seu público os produtos ou serviços mais populares e mostrar porque eles são tão desejados pelas pessoas.

5- Princípio da novidade

Tendemos a despertar interesse por coisas que são novidades no mercado e que nos geram aquela sensação empolgante de conhecer algo novo. Os gatilhos mentais de novidade podem ser utilizados em mensagens onde você anuncia um produto ou serviço novo, com novas funcionalidades, mais moderno e eficiente.

Para utilizar os gatilhos mentais, você precisa entender seu público, quais são suas dores e como você poderá ajudá-lo com o seu produto ou serviço. 

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