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Por: Priscila Avelar – Prisence Consultoria de Imagem Pessoal e Corporativa
Como estão suas relações profissionais? Você sabia que a forma pela qual você se relaciona com as pessoas faz parte do seu marketing pessoal?
Tenho observado a falta das pequenas gentilezas e das cordialidades do dia a dia. Palavras simples, porém de grande importância, como “bom dia”, “por favor” e “obrigada” estão cada vez mais desaparecendo, seja em comunicações online (email, redes sociais, whatsapp…) ou em interações pessoalmente.
Um dia desses estive em uma feira de negócios e a equipe da recepção não me cumprimentou, não sorriu e, enquanto eu fazia alguns questionamentos sobre o meu cadastro de entrada, sua linguagem verbal, forma de me olhar e de responder demonstrava que eu estava incomodando com tantas perguntas.
“Um rosto alegre e vivaz é mais fácil de ser lembrado, já que normalmente gostamos de nos recordar de pessoas que são simpáticas conosco e com todos ao nosso redor. Isso pode fazer muita diferença na hora de uma promoção ou oportunidade de trabalho.” Trecho do livro – O corpo fala nos negócios.
Devido à pressa, o foco, as prioridades, esquecemos que lidamos com seres humanos que possuem sentimentos. A correria do trabalho e da vida pessoal, o excesso de informações que recebemos o tempo todo, por email, celular, nas redes sociais e, a necessidade de ter agilidade para conseguir realizar todas as tarefas que temos, está nos fazendo esquecer o cuidado com as relações.
Seja no ambiente corporativo ou de empreendedorismo, é fundamental que tenhamos total atenção às relações interpessoais. A forma pela qual lidamos com os clientes, funcionários, fornecedores, parceiros, rede de networking, fará total diferença no sucesso dos negócios e do desenvolvimento de carreira.
Ao sermos abordados, queremos atenção e um tratamento personalizado, não apenas ser mais um na multidão de nomes em uma base de dados, quando em um contato online e, presencialmente, nos sentirmos importantes e ouvidos.
Devemos lançar mão do marketing one to one (um a um) cada vez mais, pois diante de um mercado tão competitivo, as estratégias personalizadas de relacionamento pessoal fazem toda diferença para que tenhamos uma personal branding de destaque.
O livro “Como fazer amigos & influenciar pessoas”, do autor Dale Carnegie, é um clássico e um dos mais importantes no tema sobre relacionamento interpessoal.
“As pessoas não estão interessadas em você nem estão interessadas em mim. Elas estão interessadas nelas mesmas…” – “…todos nós gostamos de pessoas que nos admiram.” Dale Carnegie
Abaixo estão importantes dicas para que você desenvolva seu marketing pessoal através de comportamentos adequados e dessa forma manter e / ou aumentar sua rede de relacionamentos:
– Torne-se verdadeiramente interessado na outra pessoa*;
– Sorria*;
– Lembre-se que o nome de uma pessoa é para ela o som mais doce e importante que existe em qualquer idioma*;
– Seja um bom ouvinte. Incentive as pessoas a falarem sobre elas mesmas*;
– Fale de coisas que interessem à outra pessoa*;
– Faça a outra pessoa sentir-se importante e faça-o com sinceridade*;
– Escreva o nome da pessoa em um contato por email, Whatsapp e em redes sociais;
– Seja pontual em seus compromissos;
– Ouça o outro com atenção quando estiver em uma conversa;
– Esqueça o celular e os acontecimentos a sua volta em um almoço de negócios;
– Tenha empatia e seja aberto a ouvir as ideias e perspectivas;
– Procure ser uma pessoa positiva e não reclamar de tudo e de todos.
Espero que este artigo possa te ajudar a refletir sobre sua marca pessoal no que diz respeito a relacionamentos profissionais e sobre quais são os pontos que você tem a desenvolver e já desempenha em seu dia a dia.
( * ) Princípios do livro – “Como fazer amigos & influenciar pessoas” – Dale Carnegie
Livro: “O corpo fala nos negócios” – Adrian Furham e Evgeniya Petrova
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Por: Priscila Avelar – Prisence Consultoria de Imagem Pessoal e Corporativa
Como estão suas relações profissionais? Você sabia que a forma pela qual você se relaciona com as pessoas faz parte do seu marketing pessoal?
Tenho observado a falta das pequenas gentilezas e das cordialidades do dia a dia. Palavras simples, porém de grande importância, como “bom dia”, “por favor” e “obrigada” estão cada vez mais desaparecendo, seja em comunicações online (email, redes sociais, whatsapp…) ou em interações pessoalmente.
Um dia desses estive em uma feira de negócios e a equipe da recepção não me cumprimentou, não sorriu e, enquanto eu fazia alguns questionamentos sobre o meu cadastro de entrada, sua linguagem verbal, forma de me olhar e de responder demonstrava que eu estava incomodando com tantas perguntas.
“Um rosto alegre e vivaz é mais fácil de ser lembrado, já que normalmente gostamos de nos recordar de pessoas que são simpáticas conosco e com todos ao nosso redor. Isso pode fazer muita diferença na hora de uma promoção ou oportunidade de trabalho.” Trecho do livro – O corpo fala nos negócios.
Devido à pressa, o foco, as prioridades, esquecemos que lidamos com seres humanos que possuem sentimentos. A correria do trabalho e da vida pessoal, o excesso de informações que recebemos o tempo todo, por email, celular, nas redes sociais e, a necessidade de ter agilidade para conseguir realizar todas as tarefas que temos, está nos fazendo esquecer o cuidado com as relações.
Seja no ambiente corporativo ou de empreendedorismo, é fundamental que tenhamos total atenção às relações interpessoais. A forma pela qual lidamos com os clientes, funcionários, fornecedores, parceiros, rede de networking, fará total diferença no sucesso dos negócios e do desenvolvimento de carreira.
Ao sermos abordados, queremos atenção e um tratamento personalizado, não apenas ser mais um na multidão de nomes em uma base de dados, quando em um contato online e, presencialmente, nos sentirmos importantes e ouvidos.
Devemos lançar mão do marketing one to one (um a um) cada vez mais, pois diante de um mercado tão competitivo, as estratégias personalizadas de relacionamento pessoal fazem toda diferença para que tenhamos uma personal branding de destaque.
O livro “Como fazer amigos & influenciar pessoas”, do autor Dale Carnegie, é um clássico e um dos mais importantes no tema sobre relacionamento interpessoal.
“As pessoas não estão interessadas em você nem estão interessadas em mim. Elas estão interessadas nelas mesmas…” – “…todos nós gostamos de pessoas que nos admiram.” Dale Carnegie
Abaixo estão importantes dicas para que você desenvolva seu marketing pessoal através de comportamentos adequados e dessa forma manter e / ou aumentar sua rede de relacionamentos:
– Torne-se verdadeiramente interessado na outra pessoa*;
– Sorria*;
– Lembre-se que o nome de uma pessoa é para ela o som mais doce e importante que existe em qualquer idioma*;
– Seja um bom ouvinte. Incentive as pessoas a falarem sobre elas mesmas*;
– Fale de coisas que interessem à outra pessoa*;
– Faça a outra pessoa sentir-se importante e faça-o com sinceridade*;
– Escreva o nome da pessoa em um contato por email, Whatsapp e em redes sociais;
– Seja pontual em seus compromissos;
– Ouça o outro com atenção quando estiver em uma conversa;
– Esqueça o celular e os acontecimentos a sua volta em um almoço de negócios;
– Tenha empatia e seja aberto a ouvir as ideias e perspectivas;
– Procure ser uma pessoa positiva e não reclamar de tudo e de todos.
Espero que este artigo possa te ajudar a refletir sobre sua marca pessoal no que diz respeito a relacionamentos profissionais e sobre quais são os pontos que você tem a desenvolver e já desempenha em seu dia a dia.
( * ) Princípios do livro – “Como fazer amigos & influenciar pessoas” – Dale Carnegie
Livro: “O corpo fala nos negócios” – Adrian Furham e Evgeniya Petrova
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