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Se você acompanha as tendências de marketing digital, já deve ter ouvido falar em marketing de conteúdo. Mais do que isso, já deve ter lido, visto ou ouvido, várias vezes, que gerar conteúdo de valor é fundamental para engajar sua audiência e posicionar bem sua marca.
Pelo visto, as pessoas e o Google continuam gostando de conteúdo de qualidade. Se ele vem em forma de texto ou vídeo, em post ou blog, no Instagram ou no Facebook, não faz muita diferença. Afinal, o que todo mundo quer é consumir conteúdo que agregue valor a sua vida e ao seu negócio.
Mesmo assim, não custa ficar de olho no que está convertendo mais, ou seja, qual tipo de conteúdo está agradando mais a audiência. Uma pesquisa da Wyzowl descobriu que 79% das pessoas preferem ver um vídeo sobre um produto a ler sobre ele.
Essa informação é de 2017, mas o comportamento nas redes sociais confirma que esse cenário não vai mudar tão cedo. Isso porque as pessoas gostam de ver não só o que os produtores de conteúdo têm a dizer, mas também de que forma eles transmitem suas mensagens.
E existe uma explicação lógica para isso. As expressões faciais e gestuais dizem muito a respeito de quem fala. É assim que verificamos se a pessoa que transmite uma mensagem tem credibilidade, autoridade para falar sobre aquilo.
Então, se você quer que o seu público acredite no seu produto e nos benefícios que ele pode oferecer, você precisa demonstrar autoridade, e isso só se conquista com autenticidade. Isso é fácil de perceber em conversas pessoais e, no ambiente digital, em vídeos.
Já que falamos da importância de se produzir conteúdo de qualidade, você deve estar se perguntando: como eu faço para construir autoridade e engajar minha audiência para conquistar resultados relevantes no meu negócio?
A resposta é direta: criando um bom relacionamento com seu público a partir da produção de conteúdos relevantes.
Por que é importante criar um relacionamento com a audiência na Internet?
Quem não se lembra daquela clássica frase “não fale com estranhos”? Pois bem, você compraria alguma coisa de alguém que você nunca viu e de quem nunca ouviu falar? Suspeitamos que sua resposta seja negativa, certo?
Manter contato com a audiência é mais do que apenas uma boa estratégia de marketing. É uma atitude que permite a você abrir caminhos para chegar aonde você quer: vender. E nós garantimos que você não precisa enganar ninguém nessa caminhada.
Basta colocar à disposição do público o que você tem de melhor: produto, serviço, conteúdo, conhecimento etc.
Como fazer para conquistar mais clientes com conteúdo de valor?
O segredo está na palavra mágica: valor. Quando uma pessoa se depara com um conteúdo muito bom na timeline do Facebook ou do Instagram, a tendência é que ela compartilhe. Quanto mais compartilhamentos maior o alcance da sua mensagem, e mais longe sua marca vai chegar.
Qual a quantidade ideal de conteúdo a ser publicado?
Essa também é uma pergunta típica quando o assunto é marketing de conteúdo. E a resposta tem muito a ver com a criação de relacionamento com o público. Grande parte dos profissionais de marketing digital recomenda a postagem diária de conteúdo.
A recomendação se baseia no fato de que Instagram e Facebook não distribuem conteúdo antigo para seus usuários. Ou seja, se você pegar seu celular agora e entrar em uma dessas redes, elas vão te mostrar as postagens mais recentes.
Conteúdo raiz X conteúdo nutella
Esses foram os apelidos que o Érico Rocha, especialista de marketing digital para pequenos negócios online, deu para dois tipos de conteúdo: raiz e nutella.
Segundo ele, no conteúdo raiz, você aprofunda mais o tema. São conteúdos mais longos e mais detalhados, trazem mais informações. Normalmente são vídeos ou podcasts com mais de 30 minutos. Com esse tipo de conteúdo, seu relacionamento com a audiência tende a ficar mais profundo.
Já o conteúdo nutella são recortes dos conteúdos maiores (raiz), preparados para rodar em cerca de 1 minuto e meio no Instagram, com títulos que chamam a atenção do público e atraem a audiência para buscar o conteúdo raiz.
A vantagem desse tipo de conteúdo é que você dedica mais tempo na produção de um conteúdo maior e profundo, mas que pode se dividir em conteúdos menores. A parte mais trabalhosa é feita de uma só vez.
Como ter ideias para produção de conteúdo diário?
Vamos combinar que ter uma ideia nova para produzir conteúdo diariamente é um desafio para muita gente, mas a dica básica é tentar chegar mais perto do que você acha que seu público gostaria de saber e, claro, produzir conteúdo relacionado ao seu negócio.
Se você é nutricionista, não vai publicar conteúdo sobre animais de estimação, mas talvez informações sobre alimentação saudável e dicas de como balancear o cardápio sejam muito atraentes para seu público.
Outra forma de pensar em temas para criar conteúdo é perguntar diretamente às pessoas de quais assuntos gostariam que você tratasse nas próximas publicações. Essa estratégia desperta interesse da audiência e, de quebra, as pessoas ainda se sentem importantes por contribuir.
Armadilhas da produção de conteúdo
Assim como na vida, nem tudo são flores em marketing de conteúdo. Por isso, vale a pena ficar atento para não cometer 2 erros comuns na estratégia de conteúdo do seu negócio:
#1 – Postar todos os dias mesmo que o conteúdo não seja de qualidade: ninguém constrói autoridade sem agregar valor.
#2 – Não ter consistência: deixar de publicar por muito tempo pode fazer com que as pessoas simplesmente se esqueçam de você. Não se deve postar conteúdo ruim, mas também não vale sumir dar redes.
Perceberam que o assunto é vasto, não é mesmo? E nossa intenção não é esgotá-lo neste artigo, mas esperamos que esse conteúdo possa agregar valor ao seu negócio e a sua estratégia de produção de conteúdo.
E se tiver alguma dúvida, ficaremos muito felizes em colaborar com os resultados do seu negócio. Conte com a gente 😉
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