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Marketing digital é um conceito que parece estar muito claro para empreendedores e profissionais de diferentes áreas, mas nossa experiência revela que ainda existem dúvidas sobre este tema.
Se você acha que marketing digital é uma forma de se relacionar com as pessoas, atrair clientes e promover uma empresa usando as mídias digitais, você está no caminho certo.
Para que esta nova forma de relacionamento se converta em retorno financeiro para o seu negócio, são utilizadas estratégias de marketing digital conhecidas como SEO e Marketing de Conteúdo.
E não se preocupe se você não souber o que esses termos significam. Nosso objetivo aqui é deixar esses conceitos bem claros antes de explicar como funciona o marketing digital na Recriativi.
Como já falamos detalhadamente sobre 12 termos de marketing digital em outro artigo de nosso blog, vamos explicar resumidamente aqui apenas 3 conceitos de marketing digital:
Marketing digital
Conjunto de estratégias pensadas para promover um produto ou marca com o objetivo de gerar resultados para empresas, marcas e pessoas no ambiente online.
Marketing de conteúdo
Estratégia de marketing digital que visa construir um relacionamento sólido com o público, fornecendo conteúdo útil e relevante por meio de blog, e-mail marketing e das redes sociais.
SEO – Search Engine Optimization
SEO é um conjunto de práticas e técnicas que tem como objetivo melhorar o posicionamento de um site em buscadores como o Google.
Como funciona o marketing digital na Recriativi
Antes de desenvolver uma boa estratégia de marketing digital para sua empresa, é fundamental que você faça um planejamento para definir quais resultados deseja alcançar com as ações de marketing digital mais adequadas para o seu negócio.
Aqui na Recriativi, nós buscamos desenvolver planos de marketing que ajudem os clientes a obter os resultados desejados, empregando todas as estratégias de marketing digital.
Para que isso aconteça de forma satisfatória, nosso trabalho se desenvolve em 4 etapas:
1. Avaliar a situação atual
Esta etapa consiste em entender se o cliente já investe em ações de marketing na sua empresa, de que forma esse trabalho está sendo conduzido e quais são suas principais necessidades e expectativas em relação ao marketing digital.
Este é o momento de ouvir o cliente e fazer as perguntas certas para que ele consiga nos explicar, da melhor forma possível, o que ele espera da nossa empresa e aonde ele pretende chegar ao definir uma estratégia de marketing digital em parceria conosco.
2. Elaborar proposta de trabalho
Depois de receber as informações do cliente e esclarecer todas as nossas dúvidas, é hora de pensar de que forma podemos ajudar a empresa a alcançar os resultados que ela deseja.
É nesta etapa que verificamos quais são as estratégias de marketing digital mais adequadas para cada tipo de negócio e elaboramos nossa proposta, que normalmente inclui:
– Desenvolvimento de um site novo, que seja responsivo e otimizado em SEO;
– Gestão das redes sociais, com a publicação de conteúdos regularmente;
– Gestão de marketing de conteúdo, com a criação de conteúdo relevante para abastecer as redes e o blog da empresa cliente.
Vale lembrar que a melhor estratégia será traçada em conjunto com o cliente, que vai optar pela contratação de todos esses serviços ou de apenas um deles, ou seja, não é um pacote pronto. Trabalhamos sempre de acordo com as necessidades e metas de nossos clientes, e também de acordo com o perfil do público-alvo a ser alcançado.
3. Desenvolver os trabalhos acordados entre agência e cliente
Nesta etapa, nós definimos as melhores estratégias de marketing digital a partir do estudo da área de atuação da empresa e da análise das ações dos concorrentes, buscando garantir os resultados esperados pelo cliente.
É aqui que nós colocamos a mão na massa e implementamos todas as atividades apresentadas em nossa proposta: desenvolvimento de site, gerenciamento de mídias sociais, criação/divulgação de conteúdo, entre outros.
4. Acompanhar resultados
Depois de implementadas as ações de marketing digital, nós monitoramos os resultados de cada uma das estratégias para verificar o que deve ser modificado, mantido ou melhorado.
Essa é aquela hora em que vibramos junto com o cliente quando sua empresa aparece na primeira página de busca do Google sem que ele precise gastar um único centavo em anúncios patrocinados.
É o que acontece com a Interactive Mobiliário Comercial e Corporativo (cliente Recriativi), que está sempre na primeira página do Google, graças à estratégia de SEO que adotamos por aqui. Confira:
Se quiser conferir por aí, abra uma aba anônima no seu browser e digite “mobiliário comercial e corporativo” no campo de busca do Google, que você vai ver a Interactive logo na primeira página de resultados.
A mesma coisa acontece se você pesquisar por “esquadrias de alumínio”: nosso cliente, PWJ, vai aparecer na primeira página.
Para que você não tenha dúvidas, digite “balas de licor” para ver a Hobby Doces na primeira página, também sem pagar anúncio.
Como divulgar sua empresa no Google sem pagar anúncio
Todos esses resultados são parte do que chamamos, em marketing digital, de busca orgânica, ou seja, é o Google que seleciona os resultados de acordo com a relevância do conteúdo do site em relação ao termo digitado na barra de pesquisa.
Por isso é tão importante integrar ferramentas de SEO, marketing de conteúdo e divulgação nas redes sociais na hora de definir a estratégia de marketing digital de sua empresa.
Para garantir que essas estratégias sejam implementadas da maneira mais adequada para o seu negócio, vale a pena investir no trabalho de profissionais especializados e entender por que contratar uma agência de marketing digital.
Aqui na Recriativi, estamos sempre antenadas ao que está gerando mais resultado no ambiente online para melhorar a estratégia de marketing digital de nossos clientes.
Quer conhecer melhor nosso trabalho?
Esperamos ter conseguido explicar como funciona o marketing digital na Recriativi, mas se você tiver qualquer dúvida, deixe sua pergunta que responderemos o mais breve possível.
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