Memes: como usá-los no marketing digital?

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Febre na internet, os memes fazem parte do dia a dia de qualquer pessoa conectada e são certeiros na hora de chamar a atenção. Mas dá pra usá-los nas estratégias de marketing digital? Qualquer empresa pode lançar mão deles? Entenda no nosso post!

Os memes estão em todo lugar. Nas redes sociais, no WhatsApp e nas rodas de conversas – é só pensar em quantas vezes um deles foi assunto durante um bate-papo descontraído com os amigos.

Pois com o marketing digital não foi diferente. Os memes vieram para ficar e tornaram-se aliados poderosos na produção de conteúdo, inclusive para nós aqui na Recriativi.

A história do meme

E quem acha que o meme é criação recente, está enganado. Data da década de 1970 o primeiro uso da expressão, precisamente na obra O Gene Egoísta, do cientista Richard Dawkins.

Nela, o autor define o meme como uma ideia que se dissemina entre as pessoas, multiplicando-se cada vez mais, tal qual o gene na genética.

Meme x viral

Mas antes de nos debruçarmos sobre uso desta linguagem, você precisa saber da diferença fundamental entre um meme e um viral.

Apesar de ambos terem como característica comum atingir um grande número de pessoas, o viral não ‘se transforma’ quando repassado, diferente do meme, que ganha novas interpretações e contextos nesse processo. Um exemplo: “juntos e shallow now”. Originalmente vista na música da cantora Paula Fernandes, a frase tornou-se um meme ao ser aplicada em muitos outros sentidos.

E vale a pena usar memes no marketing digital na minha empresa?

A resposta: sim. Por ter fácil apelo junto ao público, quando usado de maneira inteligente e com bom senso, o meme cria uma interação divertida e simpática entre a empresa e o consumidor ou potencial consumidor. Ou seja, é mais uma prova de como a criação de conteúdo ajuda a criar um relacionamento com a audiência da internet.

Mas atenção: antes de sair adaptando memes de qualquer jeito e colocando nas suas redes sociais, é importante conhecer bem o perfil do seu público. O que eles gostam de ver nas mídias da sua empresa? O que rende mais compartilhamento? Com que finalidade interagem em cada uma das redes?

Também não são todos os ramos de negócio que abrem uma brecha para esse tipo de comunicação. Algumas empresas exercem atividades estritamente formais e sérias, como as ligadas à área do direito, e por precisarem seguir um modelo de marketing digital com orientações bem mais específicas dificilmente lançam mão de um meme em suas redes sociais.

Saber de tudo isso é fundamental para não cair em armadilhas.

O fator “timing”

Como tudo que diz respeito à produção de conteúdo, o timing é imprescindível na hora de trabalhar com o meme em sua estratégia de marketing digital.

É importante estar atento a tudo o que rola nas redes sociais diariamente e aproveitar o momento em que o meme “explode” para trabalhá-lo a favor da sua empresa. Mais ou menos como naquela história do surfista que não pode perder a onda perfeita, ou terá de esperar pela próxima.

Por serem muito dinâmicos e se disseminarem com extrema rapidez, os memes funcionam na internet como pequenas piadas que, se gastas ou velhas, perdem o efeito.

E aqui cabe outro aviso muito importante: não é só porque um meme aconteceu na internet que, obrigatoriamente, ele é adequado para a sua empresa ou deve ser usado. Deve-se atentar ao contexto para não errar o tom da brincadeira e colher reações contrárias às buscadas.

Por fim, vale destacar que os memes são apenas um elemento do marketing digital, e para que este seja realmente efetivo para a sua empresa, é importante ir além. Estar atento às principais tendências de marketing digital e investir em uma consultoria especializada para te auxiliar é fundamental.

Agora que você já sabe como usar os memes no marketing digital, conte para nós aí nos comentários se pretende trabalhar com eles. Ou, se já o fez, quais fizeram mais sucesso?

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