Falando um pouco sobre tecnologia e o surgimento dos chatbots, a Inteligência Artificial (IA) está dominando o mundo todo e, para concorrer nesse mercado e competir com o ChatGPT, uma plataforma desenvolvida pela empresa norte-americana OpenAI que conquistou milhões de usuários em todo o mundo, o Google anunciou o lançamento do Bard, o seu chatbot inteligente.
Essas tecnologias facilitam e dão agilidade às buscas dos usuários, trazendo respostas mais parecidas possível com a escrita humana, e têm gerado muita discussão sobre como podem afetar o mercado de trabalho e a sociedade como um todo.
Um dos motivos para o crescente papel das IAs são as diversas oportunidades que elas proporcionam. Por isso, continue a leitura deste artigo para entender um pouco mais sobre os chatbots e conhecer o Bard, a nova ferramenta de inteligência artificial do Google.
O que é o Bard?
O Bard é a nova inteligência artificial do Google baseada no modelo de linguagem para aplicativos de diálogo – LaMDA (em inglês, Language Model for Dialogue Applications) e será capaz de responder até às dúvidas mais complexas feitas pelos usuários na caixa de busca.
Segundo o próprio Google, o Bard terá uma versão mais leve e acessível, fazendo com que “dar um Google” seja uma experiência ainda mais completa e satisfatória aos usuários.
Como vai funcionar?
Com a nova ferramenta de inteligência artificial do Google, as pesquisas serão muito mais interativas e inteligentes, afinal os usuários estão fazendo perguntas mais complexas, como, por exemplo, em vez de pesquisarem “contratar uma agência de marketing na zona norte de São Paulo”, estão pesquisando algo como “é melhor contratar uma agência de marketing ou ter um marketing interno?”.
Ou seja, as empresas que utilizam as estratégias de SEO em seus sites terão que se adaptar para atender ao novo estilo de busca dos usuários.
Objetivos do Bard
Segundo o CEO da Alphabet e do Google, Sundar Pichai, o Bard é uma ferramenta de conversação considerada como a mais profunda forma de tecnologia que o Google trabalha hoje. Ele promete dar sequência a uma nova fase da internet e tem o objetivo fornecer respostas para aquelas perguntas que, não necessariamente, têm respostas corretas.
Como o Bard poderá beneficiar a sua empresa?
Essa nova ferramenta de inteligência artificial do Google é bastante avançada e permite que as empresas ofereçam um melhor atendimento e possam criar assistentes virtuais mais realistas e humanizados.
Com o Google Bard, vai ficar ainda mais fácil para as empresas buscarem o que seus potenciais clientes estão pesquisando e, consequentemente, oferecer a eles conteúdos mais objetivos. Dessa forma, será possível atrair ainda mais consumidores interessados nos seus serviços.
Mas é importante destacar que essas ferramentas não são perfeitas, podendo apresentar falhas, e, por isso, sua utilização deve ser feita sempre com supervisão humana, já que ela tem a intenção de auxiliar os profissionais, não de substituí-los.
E aí, o que você acha dessa nova ferramenta de inteligência artificial do Google? Este é só o primeiro passo de um futuro impactante de ferramentas de pesquisas e de assistentes de IA que prometem transformar todo o mercado!