Pesquisa por voz no Google: como otimizar seus conteúdos para esse recurso?

A pesquisa por voz no Google é um recurso inovador que surgiu para facilitar e aprimorar a experiência do usuário, tornando as pesquisas muito mais rápidas e práticas e nos ajudando até naqueles dias mais corridos ou que estamos no trânsito, afinal, basta dizer um “Ok, Google” para acionar o comando de voz para buscar a informação que desejamos.

Segundo o presidente do Google Américas, Allan Thygesen, “estamos vivendo a era da assistência” e, por isso, as tecnologias vêm cada dia mais para facilitar nossas vidas. Mas você pode estar se perguntando: e como ficam as estratégias de SEO nas pesquisas por voz? Continue a leitura deste artigo e confira nossas dicas para adaptar o seu negócio a essas mudanças e sair na frente dos concorrentes!

Como funciona a pesquisa por voz no Google?

O Google Chrome, navegador do próprio Google, conta com a ferramenta de pesquisa por voz, onde os usuários selecionam o ícone do microfone e fazem a busca que desejam.

Por exemplo, digamos que você está em busca de uma agência de marketing na zona norte de São Paulo. Então, basta você selecionar a ferramenta de pesquisa por voz, fazer a pergunta e a pesquisa do Google retornará com os resultados.

Como otimizar seus conteúdos para pesquisa por voz no Google?

Sua marca precisa se adaptar aos novos tempos para conseguir mais tráfego, ter mais conversões e, com isso, aumentar o seu faturamento. Quem não se adapta às mudanças, acaba ficando para trás no mercado. Aposto que não é isso que você quer, não é?

Confira nossas dicas:

Palavras-chaves de cauda longa

As palavras-chaves de cauda longa são aquelas que contam com três ou mais palavras, facilitando a pesquisa e melhorando o posicionamento da sua marca. Exemplo: aqui na Recriativi, em vez de apenas “agência de marketing”, utilizamos o termo “agência de marketing na zona norte de São Paulo” em nossos conteúdos.

Ou seja, é uma pesquisa muito mais específica e que facilita o ranqueamento da nossa página.

Conteúdos em formato de perguntas e escrita natural

Seus conteúdos precisam ter uma linguagem o mais natural possível e com uso de perguntas para melhorar a experiência do usuário. É importante que você se coloque no lugar do usuário para conseguir resolver o seu problema.

Sendo assim, em vez de escrever somente “estratégias de SEO”, aposte em algo como “como utilizar as estratégias de SEO?”.

Site otimizado

Invista em um site com boa velocidade de carregamento, leve e fácil de ser acessado por dispositivos móveis. Isso facilita e melhora o posicionamento da sua página no Google.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta importante para qualquer empresa, pois facilita que ela seja encontrada em pesquisas do Google e também no Google Maps.

Esse recurso aumentará as suas chances de aparecer nas primeiras páginas do Google quando os usuários realizarem pesquisas de produtos e serviços próximos à sua localidade.

Featured snippet

O featured snippet nada mais é que aquelas respostas diretas que aparecem no topo dos resultados. E para alcançar essa posição, esforce-se para responder às dúvidas dos usuários de forma rápida e assertiva, sem enrolação.

Aposte nessas dicas para garantir um bom ranqueamento na pesquisa por voz no Google e fazer sua marca crescer no digital! Se precisar de ajuda, conte com a Recriativi!

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