Já estamos em dezembro e chegou o momento de você começar a elaborar as estratégias de marketing digital para a sua empresa para o próximo ano. Sabemos bem que o mundo digital muda rapidamente, novas ferramentas são disponibilizadas, novos formatos de conteúdo chegam com tudo e o comportamento dos consumidores também passa por frequentes mudanças.
Exatamente por isso é importante ficar atento às tendências para criar o seu planejamento e conseguir alcançar os objetivos com a sua marca. Para tornar essa missão mais fácil, trouxemos neste artigo as principais tendências de marketing digital que irão bombar em 2023. Continue a leitura!
1- Marketing de influência
Os influenciadores já existem nas redes sociais há algum tempo, mas cada vez mais as empresas estão percebendo a importância de investir nesses “garotos propaganda” para sua marca. E a tendência é que essa forma de apresentar a marca para o público aumente ainda mais em 2023, principalmente através dos micro influenciadores.
2- Conteúdos gerados pelo usuário
Provavelmente você já sabe sobre a importância de construir uma conexão forte com o seu público para que ele se torne fiel à marca. Isso se tornará ainda mais importante em 2023 e uma estratégia de marketing digital que virá forte são os conteúdos gerados pelo próprio público.
Ou seja, essa estratégia diz respeito ao compartilhamento de fotos e vídeos postados pelo usuário utilizando ou dando sua opinião sobre os produtos, criação de hashtags e desafios para o público participar e interagir com sua marca, podendo ganhar até prêmios.
3- Marketing Data-Driven
O Marketing Data-Driven nada mais é do que ações de marketing baseada em dados reais, sem “achismos”, para que as estratégias utilizadas pelas marcas sejam mais assertivas. Esses dados se tratam de informações dos consumidores, do público-alvo, dos concorrentes e, é claro, da própria empresa.
4- E-mail marketing: tendência que não sai de moda!
Apesar de ser uma das estratégias de marketing mais antigas, muitas empresas ainda não entendem a sua relevância. O e-mail marketing é uma forma prática, com um custo mais baixo e que transmite a mensagem da sua marca diretamente ao seu público, podendo ser seu alcance até mesmo maior que o das redes sociais, que privilegiam os anúncios pagos e limitam o alcance orgânico.
Então, não abra mão do e-mail marketing, pois ele ainda é e continuará sendo uma estratégia super eficiente para criação de relacionamento com seu público.
5- Personalização
Através da geração de dados, inclusive pelo Marketing Data-Driven, as estratégias podem ser cada vez mais personalizadas, oferecendo uma experiência diferenciada aos consumidores e superando suas expectativas.
Com a personalização, principalmente no atendimento, que precisa ser humanizado, sua marca conseguirá atrair, encantar e fazer com que seu público se torne fiel à sua marca.
Mas lembre-se de que nada adianta saber todas as estratégias de marketing digital que irão bombar em 2023 sem entender quais são as necessidades da sua empresa e do seu público. Atirar para todos os lados, além de não ser uma boa tática, ainda faz você perder tempo e dinheiro!
Quer garantir as melhores estratégias para sua empresa e fazer com que ela decole em 2023? Conte com a Recriativi, sua agência de marketing digital em São Paulo! Vamos juntos tornar sua marca referência no mercado e alcançar os resultados desejados!