O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias utilizadas para melhorar o alcance da empresa, aumentar sua autoridade no mercado e conquistar e fidelizar os consumidores, transformando-os em clientes fiéis.
Porém, sem um bom planejamento e com uma execução inadequada, toda sua campanha pode ir por água abaixo e, com isso, prejudicar o alcance dos resultados desejados. Saiba quais são os principais erros cometidos nas estratégias de marketing de conteúdo e confira nossas dicas para evitá-los!
Não saber com quem se fala
Boa parte das empresas não sabe quem é seu público-alvo e acredita que falar com todo mundo é a estratégia ideal. Mas lembre-se: quem fala com todo mundo, não fala com ninguém!
Por isso, entenda quem é a sua audiência, o que ela espera da sua empresa e quais assuntos ela gostaria de consumir. Tenha o máximo de informações do seu público, como faixa etária, gênero, situação econômica, gostos e prioridades, entre outras.
Dessa forma você conseguirá direcionar melhor os seus conteúdos e fazer campanhas mais assertivas, com maiores chances de conversão.
Focar apenas no seu produto
Você não deve oferecer o seu produto ou serviço a todo momento. É necessário entender que as pessoas estão interessadas na solução que você tem para o problema que elas estão enfrentando.
Sendo assim, direcione seus conteúdos de forma a apresentar as soluções que você tem para determinados problemas e foque em entender o seu público e ser útil para ele. Isso vai te ajudar a conquistar a confiança dos consumidores e criar uma relação verdadeira com eles.
Ignorar a qualidade do site
Sabemos que as redes sociais são ferramentas muito poderosas para melhorar os resultados das empresas. Porém, você não deve ter uma estratégia focada somente nelas.
Ter um site otimizado, responsivo e com conteúdos utilizando as técnicas SEO é imprescindível para que suas estratégias de marketing de conteúdo tenham sucesso. Invista na qualidade do seu site e aproveite para produzir materiais relevantes para seu público.
Não ter um calendário editorial
Ignorar a importância de um calendário editorial impacta diretamente nos seus resultados e faz com que você precise contar com a sorte para ser bem sucedido em suas ações. Não ter um planejamento traz sérios problemas, como falta de periodicidade nas publicações, conteúdos genéricos e irrelevantes para o público e uso de palavras-chaves inadequadas.
Por isso, tenha um calendário editorial como aliado da sua estratégia de marketing de conteúdo e defina informações como cronograma de postagens, sua persona, os objetivos da estratégia, etc.
Não ter paciência
O que mais vemos são empresas que logo desistem do marketing de conteúdo porque não conseguem resultados em curto prazo. É importante lembrar de que essa é uma estratégia que não traz resultados de um dia para o outro!
Tenha paciência, foque na qualidade e relevância do seu trabalho e faça os ajustes necessários para garantir uma estratégia mais assertiva.
Não contar com ajuda profissional
Muitas empresas ainda pensam que investir em marketing é dinheiro jogado fora e que qualquer pessoa pode fazer o trabalho. Mas não é bem assim! Às vezes o barato sai caro!
Uma agência de marketing conta com profissionais especializados e experientes no assunto. Ou seja, as chances de sucesso e de alcançar melhores resultados são muito maiores!
Já cometeu ou tem cometido algum desses erros na sua estratégia de marketing de conteúdo? Entre em contato conosco que nós podemos te ajudar!