Final de ano chegou e é hora de ficar atento às tendências de 2024 para começar a planejar as estratégias de marketing da sua empresa. Para alcançar bons resultados e continuar crescendo no mercado, mantendo a sua competitividade, estar atualizado é essencial!
Por isso, neste artigo reunimos as principais novidades que irão impactar o mercado no próximo ano para você incorporar nas suas estratégias e alcançar um bom diferencial competitivo. Continue a leitura!
Uso e tratamento de dados
Coletar, analisar e aplicar os dados nas estratégias de marketing é fundamental para compreender o público-alvo, direcionar melhor as campanhas e identificar oportunidades no mercado, antecipando as necessidades dos consumidores.
Humanização e criação de comunidades
Apesar de a Inteligência Artificial (IA) ter vindo para facilitar a rotina das empresas e auxiliar na coleta de dados, cada dia mais os consumidores estão em busca de um atendimento humano e personalizado.
A humanização é essencial para que as marcas criem uma conexão real e construam relacionamentos duradouros com o seu público. Por isso, as comunidades, como as do WhatsApp e Instagram, estão sendo importantes aliadas das marcas para entenderem melhor seus consumidores e elaborar estratégias de marketing mais eficazes.
Branding como foco
O branding não diz respeito apenas à imagem visual, como cores, letras, formas, etc., mas também formas de criar uma marca forte e proporcionar experiências diferenciadas para os consumidores, despertando sensações e memórias que farão com que eles estabeleçam uma conexão com a marca.
Dessa forma, além da qualidade, os consumidores irão escolher os produtos ou serviços da marca pela afinidade que desenvolveram com ela.
Conteúdos originais e descontraídos
Com tanta correria e estresse no dia a dia das pessoas, elas estão em busca de algo leve e descontraído na internet.
Por isso, optar por conteúdos originais e com aquela pitada de humor pode ajudar a sua marca a se conectar ainda mais com o seu público. Mas lembre-se de que você precisa entender o que as pessoas esperam da sua marca para não causar o efeito contrário.
Influencers reais
Nos últimos tempos vimos grande parte das marcas investindo nos influenciadores digitais para divulgação de seus produtos, afinal, eles possuem uma comunicação capaz de atrair e influenciar o seu público.
Porém, as pessoas querem ver feedbacks de clientes reais, que passam por experiências parecidas com as suas, para entender como o produto resolve sua dor e como pode impactar positivamente em sua vida.
Canais digitais
Este não teria como ficar de fora, concorda? Hoje em dia é impossível uma empresa sobreviver no mercado sem estar nos canais digitais, afinal, estamos em um mundo cada vez mais conectado e onde buscamos tudo sobre produtos e serviços pela internet.
Portanto, sua empresa precisa ser onipresente e estar nos mais variados canais digitais, como redes sociais, WhatsApp, e-mail marketing, site, Google Meu Negócio (GMN) e Reclame Aqui. Dessa forma, você conseguirá atingir o seu público e se destacará no mercado.
E aí, sua empresa já está preparada para essas tendências para 2024? Você já tem planejado as estratégias de marketing para a sua marca?
Entre em contato conosco e conte com a nossa ajuda para criar estratégias diferenciadas e realmente eficientes para a sua empresa!