Se tem um assunto que tem sido frequente em todo o mundo é a utilização da inteligência artificial. Há quem diga que ela está roubando o espaço dos humanos, mas não é bem assim, afinal, a inteligência artificial pode – e deve – ser aproveitada para otimizar as estratégias de marketing digital e atingir melhores resultados para as marcas.
Mas sabemos bem que esse assunto ainda assusta muitas pessoas e, para te ajudar nesse entendimento, continue a leitura deste artigo para conferir os impactos da inteligência artificial no marketing de conteúdo e como você pode utilizá-la em favor da sua empresa.
O que é a inteligência artificial (IA)?
Antes de tudo, precisamos te explicar um pouco sobre o que é a inteligência artificial. Se você é daqueles que ama um filme de ficção, já cansou de ver cenas de máquinas e muitas tecnologias dominando o mundo. Tudo parecia bem distante da nossa realidade, não é mesmo?
Mas o futuro chegou e a inteligência artificial está aí para nos ajudar em nossa rotina, em nosso trabalho e até mesmo no marketing digital. De maneira geral, a inteligência artificial utiliza softwares capazes de simular as habilidades humanas, como raciocinar, aprender e solucionar problemas.
Inteligência artificial no marketing de conteúdo
A inteligência artificial pode ser utilizada nas mais diversas áreas, como assistentes virtuais, sistemas de segurança, recomendações de produtos, em veículos autônomos e até mesmo na área médica.
Já no marketing de conteúdo, a IA pode auxiliar na procura de assuntos com maior rapidez, pode sugerir correções e títulos, transformar textos em áudios e vice e versa e criar rascunhos de textos mais genéricos. Mas é aqui que mora o perigo!
Não pense você que vai colocar a IA para fazer todos os seus conteúdos e ficará livre para o resto da vida. Não é bem assim! Apesar de muito inteligentes, as IAs são treinadas com informações já existentes e que, muitas vezes, são protegidas por direitos autorais.
Com isso, podem ocorrer problemas relacionados à ética, como plágio, além da falta de profundidade nos textos, tornando-os genéricos. Portanto, é mais do que necessário ter a presença de uma pessoa qualificada para criação de um conteúdo. Não adianta querer fugir disso!
Então, como utilizar a inteligência artificial no marketing de conteúdo?
É claro que devemos utilizar as tecnologias ao nosso favor, afinal, elas estão aí para tornar nossas atividades mais práticas e eficientes. Uma das formas de aproveitar a inteligência artificial é para fazer o mapeamento dos assuntos em alta e que merecem destaque nos seus canais.
Também é possível utilizar a IA em chatbots para atender os consumidores de forma prática e rápida, melhorando a qualidade do atendimento, e na análise dos resultados dos seus conteúdos, te ajudando a construir uma estratégia mais eficiente.
Mas, com os consumidores cada vez mais exigentes, ao utilizar a inteligência artificial no marketing de conteúdo, lembre-se do quão importante é a humanização das estratégias e o atendimento personalizado para garantir a fidelização e satisfação dos clientes.
E você, o que você tem achado de as empresas utilizarem as IAs em suas estratégias digitais?