Segundo dados da CampaignMonitor, utilizar o e-mail marketing como estratégia de marketing é até 40 vezes mais efetivo para aquisição de novos clientes quando comparado às redes sociais. Ou seja, se você é daquelas pessoas que pensam que investir em e-mail marketing não vale mais a pena, você está muito enganado!
E não para por aí! De acordo com uma projeção da Statista, uma plataforma especializada em dados de mercado e consumidores, a estimativa é que até o fim de 2023, 4,3 bilhões de pessoas devem utilizar o e-mail diariamente.
Sendo assim, você precisa investir em estratégias de e-mail marketing para atrair e fidelizar seu público e potencializar seus resultados. Continue a leitura deste artigo e confira as nossas dicas!
Por que utilizar o e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma estratégia utilizada para construir e nutrir um relacionamento mais próximo com sua base de contatos e, quando feito da forma correta, pode aumentar a fidelização e retenção de clientes e proporcionar melhores resultados para sua marca.
Uma empresa de consultoria de mídia digital, a Convince and Convert, mostrou que investir em boas estratégias de e-mail marketing podem aumentar em 138% as vendas, ou seja, se você ainda não utiliza essa ferramenta na sua empresa, está perdendo inúmeras oportunidades.
Vantagens de criar estratégias de e-mail marketing
Investir em campanhas de e-mail marketing para a sua marca pode proporcionar diversas vantagens, como:
- Conteúdos relevantes para o seu público e mensagens personalizadas e segmentadas;
- Reforço do posicionamento da sua marca;
- Maior alcance, uma vez que há mais de 4 bilhões de usuários de e-mail no mundo, e sem interferência de algoritmos, ao contrário das redes sociais;
- Aumenta o tráfego do seu site;
- Alto retorno do investimento;
- Dados para mensuração dos resultados.
Como elaborar estratégias de e-mail marketing?
Agora que você já entendeu a importância do e-mail marketing, confira as nossas dicas para criar campanhas assertivas para sua marca:
Tenha uma base de contatos
Utilize formulários em seu site, landing pages ou ofereça materiais ricos para coletar e-mails e criar a sua lista de contatos.
Jamais compre listas de e-mail! Enviar e-mails sem autorização dos usuários, além de ser extremamente desagradável para quem recebe, vai contra os termos da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.
Conheça sua persona
Você precisa entender quem é o seu público para conseguir alinhar o seu conteúdo e a linguagem que será utilizada.
Preocupe-se em oferecer soluções de valor e que possam ajudar o seu público de alguma forma. Nada de ficar enviando ofertas atrás de ofertas!
Tenha um cronograma de envios
Para ter bons resultados e ter mais chances de fidelizar seus clientes, não os bombardeie de e-mails!
Seja preciso, tenha um bom planejamento e crie um cronograma para disparar os e-mails.
Esteja disposto a tentar
Você precisa estar disposto a testar os horários para envio e até mesmo a frequência de e-mail e analisar os resultados para encontrar a quantidade e horário que funciona com o seu público.
Somente através dos testes e da mensuração dos dados é que você irá criar mais oportunidades para fazer negócios.
Depois de ler tudo isso, você deve estar pensando em como irá criar estratégias de e-mail marketing sozinho, não é mesmo? Mas a gente pode te ajudar!
Somos uma agência de marketing em São Paulo com soluções completas para te ajudar a alcançar seus objetivos e crescer sua marca no mercado. Entre em contato conosco!