Estar nas primeiras posições de um resultado no maior buscador do mundo, o Google, é um dos maiores objetivos das marcas, afinal, contribui para a consolidação da marca, aumenta o tráfego orgânico e o potencial de vendas.
Mas, com tantas mudanças que acontecem no mecanismo de busca, agora mais do que o primeiro lugar, a disputa é ainda maior para alcançar a posição zero, também chamada de featured snippet.
Neste artigo vamos te explicar o que é featured snippet, quais são suas características e como alcançar o tão sonhado destaque no Google. Continue a leitura!
O que é featured snippet?
Sabe quando você faz uma pesquisa no Google e o primeiro resultado que aparece é um trecho de algum site? Esse trecho extraído do conteúdo de uma página é o featured snippet.
E um detalhe importante: mesmo que a página apareça na oitava posição, por exemplo, é possível que uma parte do seu conteúdo apareça na posição zero!
O featured snippet tem como objetivo apresentar respostas mais diretas e rápidas para as pesquisas e melhorar a experiência dos usuários. Geralmente, esses conteúdos são exibidos como parágrafos pequenos, tabelas ou listas, que variam conforme o tipo de pesquisa feita.
Por que é importante alcançar a posição zero do Google?
Alcançar a featured snippet é obter ainda mais benefícios para a sua marca, como:
- Aumento do tráfego orgânico;
- Melhora da autoridade e credibilidade da marca;
- Mais cliques em sua página e, consequentemente, maiores chances de conversão;
- Maior destaque em relação aos concorrentes;
- Aumento da satisfação dos usuários.
Como fazer meu conteúdo aparecer no featured snippet?
Aposto que você chegou até aqui cheio de curiosidade para saber como fazer com que seus conteúdos apareçam no featured snippet, certo?
Conquistar esse lugar não é uma tarefa fácil e precisa de muita estratégia. Confira algumas dicas que podem te ajudar nessa missão:
Conheça o seu público
É, sei que parece bem óbvio, mas não existe boa estratégia sem conhecer as necessidades da sua audiência.
Assim, você saberá como são suas pesquisas e conseguirá adaptar seus conteúdos em favor dela.
Tamanho dos parágrafos
Em geral, os parágrafos que aparecem no featured snippet contêm cerca de 40 a 50 palavras. Então, tente manter essa média para que aumentem as suas chances de emplacar um conteúdo na posição zero do Google.
Foque em responder perguntas
O featured snippet sempre aparece como resposta a alguma dúvida do usuário e, por isso, aposte em um conteúdo que responda ao máximo as questões do seu público-alvo. Além disso, utilize expressões como:
- Como fazer…?
- O que é…?
- Por que…?
- Como funciona…?
- Qual…?
Dessa forma, o algoritmo do Google poderá reconhecer seu conteúdo como relevante e apresentá-lo na posição zero.
Recurso “As pessoas também perguntam”
Aproveite o recurso do Google “As pessoas também perguntam” (People Also Ask) para procurar ideias de temas importantes e palavras-chaves em alta e criar conteúdos relevantes para o público.
Lembre-se: não existe uma receita de bolo que te garanta alcançar a posição zero do Google porque os conteúdos precisam ser realmente úteis e de qualidade para agradar os usuários e, claro, aliados às estratégias de SEO para que aumentem as chances de o Google reconhecer sua página.
Agora que você entendeu melhor o que é featured snippet, aproveite todas essas dicas nos seus conteúdos e esperamos que tragam muitos resultados positivos para sua empresa!