Se você leu o título e está pensando que ainda é muito cedo para pensar na Black Friday de 2023, não se engane! Faltam apenas dois meses e você precisa começar a planejar suas estratégias de marketing digital antecipadamente para conseguir se diferenciar dos concorrentes, alcançar seu público e, claro, aumentar as suas vendas.
Segundo uma pesquisa encomendada pelo Google ao Instituto Ipsos, 7 em cada 10 brasileiros pretendem comprar na Black Friday 2023, um aumento de 16 pontos em relação ao ano passado. Ou seja, aproveitar essa temporada é uma excelente oportunidade para oferecer as melhores experiências aos seus clientes e fortalecer a conexão entre sua marca e eles.
Por isso, confira algumas dicas imprescindíveis para planejar suas estratégias de marketing digital e preparar a sua empresa para a Black Friday!
Prepare seu estoque
Na Black Friday, o volume de vendas aumenta e você precisa estar preparado para não esgotar os produtos e deixar seus clientes na mão. Para isso, analise os dados da Black Friday do ano passado para entender o que funcionou, qual o volume da procura e o número de vendas realizadas.
Atenção aos canais de comunicação!
Prepare os canais de vendas e comunicação com os clientes, como WhatsApp, e-mail marketing, telefone, entre outros, para conseguir tirar dúvidas, realizar campanhas e oferecer benefícios exclusivos.
Invista nas redes sociais
O Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome redes sociais, segundo um levantamento da Comscore. Sendo assim, não tem como falar em estratégias de marketing digital para a Black Friday sem incluir as redes sociais, concorda?
Comece a divulgação com antecedência, mas nada de bombardear o consumidor com anúncios e mais anúncios! Crie um relacionamento com seu público, faça conteúdos e stories, inclusive para entender o que ele espera para a Black Friday, quais itens gostariam de adquirir, etc.
Isso vai te ajudar na hora de elaborar as ofertas e entregar a melhor experiência para o consumidor.
Não esqueça do seu site!
Sua loja virtual precisa entrar no clima da Black Friday, tanto em relação à identidade visual quanto às técnicas de SEO.
Lembre-se de utilizar palavras-chaves relevantes, criar descrições dos produtos de forma completa e de fácil entendimento e cuide para que seu site seja responsivo para que não fique travando com a quantidade de acesso.
Aposte no e-mail marketing
O e-mail marketing é uma estratégia que, muitas vezes, é deixada de lado pelas empresas que acreditam que é uma ferramenta ultrapassada. Mas é completamente o contrário! Ele pode ser até 40 vezes mais efetivo que as redes sociais.
Então, não negligencie essa estratégia! Você pode criar conteúdos que possam ajudar seus clientes de alguma forma, pode começar desde já a oferecer um gostinho do que está por vir na Black Friday e até mesmo criar promoções e cupons exclusivos através do e-mail marketing.
Conte com uma equipe especializada
Fazer um planejamento das estratégias de marketing digital pode ser bem complexo, principalmente para quem não tem nenhuma experiência. Por isso, o ideal é que você contrate uma equipe especializada para te ajudar.
A Recriativi é uma agência de marketing digital em Atibaia há 15 anos e conta com uma equipe preparada para ajudar sua empresa a se tornar competitiva no mercado. Entre em contato conosco e venha conhecer nossas soluções!