De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela empresa de pesquisas Opinion Box em parceria com o site de notícia Mobile Time e realizada pela Infobip, uma plataforma de comunicação omnichannel, 99% das pessoas têm o aplicativo do WhatsApp instalado em seus smartphones.
A pesquisa também aponta que 80% dos entrevistados utilizam o WhatsApp para se comunicar com as marcas. Ou seja, esses dados só mostram que utilizar o WhatsApp Business pode ser uma excelente forma de manter um relacionamento mais próximo com os consumidores.
Por isso, neste artigo trouxemos algumas dicas de como vender pelo WhatsApp Business e, consequentemente, aumentar o faturamento da sua marca. Continue a leitura!
Vantagens de utilizar o WhatsApp Business
Só por esses dados que trouxemos anteriormente já deu para perceber como é importante sua marca estar disponível no WhatsApp, concorda?
O aplicativo conta com a versão Business, que é direcionada para as empresas e que possui recursos que auxiliam nas estratégias e nas vendas, como o catálogo de produtos, mensagens automáticas e até mesmo pagamentos pela plataforma.
Por ele, também é possível mensurar o alcance das suas mensagens e saber quantas foram enviadas, entregues, recebidas e lidas, o que te permite analisar como anda sua comunicação e a buscar melhorias.
Como vender pelo WhatsApp Business?
Antes de qualquer coisa, você precisa instalar a versão do WhatsApp Business e criar o seu perfil profissional. É fundamental que você coloque os dados atualizados da sua empresa, como horário de funcionamento, localização, descrição do seu negócio, entre outros.
Com todas as informações incluídas, siga os seguintes passos para acelerar suas vendas:
Crie um catálogo de produtos
A função catálogo permite que os consumidores vejam os produtos que estão disponíveis em sua loja, tornando o processo de vendas muito mais dinâmico, simples e rápido.
Além das fotos dos produtos, você pode colocar títulos, descrições, valores e até mesmo links de pagamentos em cada um.
Aproveite o status do WhatsApp Business
O status é uma excelente ferramenta para você se comunicar com os seus clientes, compartilhar informações, mostrar os bastidores da sua empresa, falar sobre as novidades e fazer campanhas promocionais. Explore mais essa opção!
Compartilhe conteúdos interessantes
O WhatsApp Business também pode ser utilizado para o compartilhamento de conteúdos relevantes para o seu público e atrair sua atenção.
Mas é importante que você tenha bastante cuidado nessa etapa! Não envie muitas mensagens, pois isso pode ser bem desagradável para o cliente, e invista em conteúdos de valor, como dicas de como utilizar e conservar seus produtos, como lavar, etc.
Invista no atendimento
O atendimento é um dos fatores principais para uma boa experiência do cliente, então dedique um tempo para essa etapa, saiba escutar o seu cliente, entender suas necessidades e seja sempre objetivo nas suas mensagens.
Ser transparente, atencioso e estar à disposição para tirar as dúvidas dos clientes é fundamental para que eles tenham mais confiança na sua marca.
Dica extra
Todas essas dicas de como vender pelo WhatsApp Business são essenciais para que você consiga bons resultados e aumente o faturamento da sua marca.
Porém, não se esqueça de seguir todas as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), como não compartilhar dados sigilosos dos clientes, pedir autorização para guardar seus dados e também antes de enviar mensagens.
Conte com a nossa ajuda para elaborar as melhores estratégias para sua marca vender ainda mais utilizando o WhatsApp Business. Entre em contato conosco!